Alertamos sobre a importância em seguir a sequência cronológica correta para envio dos dados ao eSocial. Alguns exemplos:


Atestados:


Os atestados devem ser enviados individualmente e na ordem cronológica correta. Se houver 5 atestados para enviar ao eSocial, o processo correto é: digitar e enviar o primeiro atestado com sucesso, para depois realizar o mesmo processo com os demais atestados, na ordem cronológica correta. Esse procedimento no seu processo de trabalho, evitará retrabalho.


Quitações


No caso das quitações a sequência de envio é ainda mais delicada, visto que após gerar uma quitação o eSocial não recebe mais nenhum outro evento.

Dessa forma, todos os registros do funcionário (alterações cadastrais e contratuais, atestados, férias e afastamentos) devem ser gerados e enviados antes da data de desligamento.



Gerenciador do eSocial


Com a implementação do eSocial, o menu “Gerenciador do eSocial” passa a fazer parte da rotina diária de trabalho dos profissionais da área.

Através do uso desse recurso que os dados são enviados ao eSocial. Dessa forma, recomendamos que seja consultado a cada processamento de rotinas que enviam ao eSocial.


Parâmetros do eSocial


Com a entrada da 3a. fase do eSocial, o envio das informações de Folha de Pagamento passa a ser feito automaticamente.

Acesse o menu “Parâmetros eSocial” e marque para que as tabelas S1200, S1210, S1280, S1298, S1299, S1295,  S1300  e todas as S5000 façam o envio automático.