Para a  geração de Folha de Pagamento de 13o. Salário deverá  ser utilizada a rotina normal, conforme manual em anexo. Porém para o envio ao eSocial há a diferenciação entre as situações abaixo:


  • Pagamento do 13o. Salário em duas parcelas;
  • Pagamento do 13o. Salário antecipado em uma única parcela. 


A rotina de geração não muda, somente na hora de enviar ao eSocial é que há diferenças das informações prestadas, conforme segue:


PAGAMENTO EM DUAS PARCELAS: Neste caso haverá a 1a. parcela, paga normalmente até o dia 30/nov e a 2a. parcela paga até o dia 20/dez.


A 1a. parcela será enviada ao eSocial na rotina de Encerramento Mensal (eSocial), juntamente com a Folha de Pagamento da competência em que foi gerada, ou seja seguirá dentro do mesmo xml de S1200 da folha da competência. 


Já para a 2a. parcela, também será utilizada a rotina de Encerramento Mensal (eSocial), porém está deve ser enviada até o dia 20/Dez.



PAGAMENTOS EM PARCELA ÚNICA:  Normalmente neste caso trata-se do pagamento total do 13o. Salário, onde deverá ser gerada a rotina de pagamento do 13o. Salário. Para enviar ao eSocial também deverá ser utilizada  a mesma rotina de Encerramento Mensal (eSocial) na competência de geração, porém este procedimento deverá obrigatoriamente ser feito na competência de geração e também novamente com a competência de 20/12/2018 no mês de Dezembro.



--> As informações na competência de geração seguirão ao eSocial como adiantamento (conforme manual eSocial) e   

       seguirão novamente em dezembro como fechamento anual.


Importante: para que seja possível que o sistema reconheça as informações nos dois envios, será necessário uma parametrização dos eventos de Adiantamento utilizando as incidências e rubricas referentes ao Adiantamento eSocial, conforme tabela 3  para os eventos internos 252, 300, 301 e 306. 


Veja a nota técnica em https://portal.esocial.gov.br/manuais/nota-orientativa-010-2018-adiantamento-integral-13o.pdf


O envio da S1200 de 13o Salário é feito da rotina de Encerramento Mensal eSocial, marcando a opção "Fechamento Anual", conforme exemplo.




O envio da S1210:  Como a S1210 envia os pagamentos do mês, não há uma S1210 da competência 20/Dez, pois todos os pagamentos feitos em dezembro seguiram dentro da S1210 da competência 31/dez, ou seja no mês de dezembro teremos sempre uma única S1210, que será enviada somente após os envios de todas as folhas (13o. salário e mensal). 



DESONERAÇÃO - S1280


Há uma S1280 específica a ser enviada para a Folha de  13o. Salário. Então somente nesta competência devem ser enviadas duas S1280, uma mensal (correspondente a Folha Mensal de dezembro) e outra anual (correspondente Folha anual de 13o. Salário).  


A S1280 é enviada da rotina de geração de GPS, nesse momento ela será gerada e aparecerá no Gerenciador eSocial.



FECHAMENTO - S1299


 Será necessário gerar uma S1299 de fechamento e totalização da Folha de 13o Salário também na rotina de Enceramento Mensal (eSocial), marcando a opção "Fechamento Anual" conforme exemplo:



Caso não sejam possível enviar a S1299 até o dia 20/dez, deve ser enviada uma S1295 para totalização, porém  a S1299 deve ser enviada posteriormente assim que possível.



Confira no anexo as informações de geração e envio do 13o. Salário ao eSocial.


Não perca nosso vídeo abaixo do 13º Salário e suas parametrizações:

https://youtu.be/rv94fPS-ykc



Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link http://portaldocliente.praxio.com.br para que possamos esclarecê-la.