Informações gerais

 

Objetivo: 

 

Apresentar as informações de parametrizações e instalação do certificado digital.


Detalhes:


  • Módulo: Folha de Pagamento
  • Caminho de acesso: 


Informações adicionais:


Instalação do Certificado Digital


O certificado digital é fundamental para enviar ao eSocial, pois todos os envios são feitos via webservice através de um certificado.  A correta instalação é necessária para que seja possível realizar a parametrização dos menus do eSocial, sem o qual as empresas/filiais não são visualizadas nas respectivas telas.


Será necessário ter um Certificado tipo A1  e instalar este no servidor webservice nos caminhos: C:/Windows/system32/inetsrv/schemas e também no caminho C:/Windows/syswow64/inetsrv/schemas, impreterivelmente nestas duas pastas. Após instalar o certificado nas pastas, faça a gravação por empresa e filial no módulo de Folha de Pagamento, no menu Certificados, conforme exemplo abaixo.


Ao inserir a senha do certificado, por favor, ticar as duas opções quando disponíveis:




  • Para o eSocial o certificado da matriz também deverá ser utilizado para todas as filiais, não havendo necessidade de ter um certificado para cada filial.


  • Prazo de validade: Fique atento ao prazo de validade do certificado campo "Expira em", pois novo certificado deve ser instado, conforme orientado acima, com antecedência para que os envios não sejam interrompidos.



          Como associar o Certificado após instalado

           Acesso ao Menu: Cadastros>Controle>Certificados 




É muito importante que o certificado esteja devidamente instalado no servidor de Webservice e na gravação por empresa/filial que será feita na tela acima, o nome do certificado deve corresponder exatamente com nome do arquivo salvo, inclusive com a extensão “.pfx”. Caso contrário não habilitará a empresa/filial nos telas do eSocial.


Cadeia de Certificados

É fundamental que instale a cadeia de certificados correspondente ao seu certificado também no servidor webservice na pasta C:\Cadeia de Certificados (deve criar uma pasta com esse nome no C do servidor). Essa cadeia não é comprada, ela é de domínio público e normalmente pode ser encontrada no site da sua certificadora. Verifiquei junto a sua certificadora.



Em caso de instalação de novo serviço eSocial do eSocial


No caso em que seja liberada nova versão do programa que faz os envios de geração e envio dos xml dos eSocial, se faz necessário que o certificado, seja reinstalado nas pastas C:/Windows/system32/inetsrv/schemas e também no caminho C:/Windows/syswow64/inetsrv/schemas.


 Também será necessário que ele seja gravado novamente, conforme mostramos na tela acima (por empresa/filial), paa regravação do serial.





Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento. 


Telefone: (11) 5018-2525.

Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/


#PodeContar

#IA