Trata-se de duas rotinas separadas, visto que nem sempre o usuário que está autorizada a liberar os envios, também está autorizado a efetuar a parametrização desses envios.



2. Tela: Liberação de Envio eSocial/Configuração de Envio Passo 1: No módulo Folha Rotinas Auxiliares> a sequência de menus:  Liberação Envio eSocial’, ou Configuração de Envio’.





CONFIGURAÇÃO DE ENVIOS


Neste menu é possível fazer a parametrização dos envios gerados e enviados por Empresa/Filial e por tabelas. Nela devem ser feitas as parametrização das tabelas que deseja enviar automaticamente ao eSocial e também para os casos de tabelas que ainda não estão na obrigatoriedade e que não devem ainda estar gerando/enviando registros. 


Desve-se sempre escolher o tipo de ambiente que deseja parametrizar. lembrando que para envios dentro da obrigatoriedade o ambiente de "produção" é o oficial.


Caso deseja realizar algum tipo de teste no envios das tabelas ao eSocial, deve-se utilizar o ambiente de produção restrita. 





Exemplo de Consulta:




--> Ao enviar um registro que o campo ‘Envio automático’ esteja desmarcado na tela de ‘Configuração de envio’, irá ficar como pendente na tela do Gerenciador eSocial, sendo necessário fazer a liberação pela tela de ‘Liberação de envio eSocial’.



Geração de XML Aqui deverá ser marcado as tabelas que devem gerar XML para envio ao eSocial. Neste caso devem estar desmarcadas as tabelas que ainda não estão na obrigatoriedade para enviar ao eSocial.


Este campo deve ser utilizado também para desmarcar as tabelas das EMPRESAS SEM MOVIMENTO, visto que para estas empresas era necessário enviar somente a S1000 da matriz e S1005 das filiais.


 

Atenção: Se uma tabela estiver desmarcada não gerará o arquivo para enviar ao eSocial, não podendo ser gerado posteriormente a não ser que a rotina seja regravada.


 

Envio Automático: Aqui deverá ser marcada as tabelas para envio automático ao eSocial, ou seja se estiver marcado será enviado diretamente ao processar uma rotina que envia, por exemplo fazendo um cadastro de funcionários ao gravar o registro (XML) aparecerá no Gerenciador eSocial para envio.


Atenção: Caso prefira controlar os envios de alguma tabela, poderá desmarcar a respectiva tabela para a empresa/filial desejada para que os próximos registros gerados NÃO SEJAM ENVIADOS para o eSocial. Neste caso o XML será gerado e ficará aguardando liberação para envio na aba “Informações e Enviar”.



LIBERAÇÃO DE ENVIOS


Neste menu serão demonstrados os registros que estão aguardando envio. Para enviar será necessário marcar o campo “Envio Automático” e gravar o menu. Após os envios deverão ser acompanhados no Gerenciador do eSocial.




Caminho Rotinas Auxiliares > Liberação de Envio Esocial





Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link http://portaldocliente.praxio.com.br para que possamos esclarecê-la.