Informações gerais
Objetivo: |
Integração Folha de Pagamento X CTB. |
Detalhes: |
|
Informações adicionais: |
Integração contábil (Folha). Acesse a tela "Cadastro> Evento> Agrupamento de evento" no campo tipo de agrupamento , informar o número "100 - Agrupamento para integração contábil FOLHA". Na tela do "agrupamento de eventos", validar os agrupamentos existentes. Ainda na tela do "agrupamento de eventos", validar os eventos e a fórmula de cálculo (se existir), que estão associados neste agrupamento. Acessar a tela "integração> Agrupa centro de custos", validar integração Contábil e os centros de custos que estão associados. Acesse a tela "Integração> Cadastro Integração Contábil (Folha)", validar o agrupamento contábil , o agrupamento de eventos , o centro de custos contábil , Conta e contrapartida . Realizar a "integração contábil folha", na tela de "Integração> Integração Contábil (Folha)": a) Informar o código da empresa , o tipo de folha e competência e validar com uma tecla enter; b) Nenhum campo Filial da Empresa , associar a filial de preferência; c) No campo Filial Destino , informar como deve ser integrado. d) No campo Integrar Somente , informar os tipos de funcionário para integrar. e) Marcar as opções: Imprimir, eventos e integrar. f) No campo lançamento , informar a data. g) Confirmar a seleção na opção "Confirmar". Não fique com dúvidas, a seguir iremos abordar cada passo á passo para parametrização.
Cadastro de Parâmetros Para iniciarmos a integração da folha com a contabilidade precisamos definir alguns parâmetros, que no caso da folha são apenas dois itens em destaque. Método de integração que pode ser:
Agrupamento de Eventos Para que a integração possa acontecer de forma efetiva, precisamos configurar os eventos com base no plano de contas da contabilidade, desta forma criamos código na tela de agrupamento de eventos e associamos os eventos da folha. Para que o resultado na integração fique de acordo com o esperado, devemos associamos os eventos clicando na opção “Somar na base” e se neste mesmo agrupamento entendermos que devemos subtrair alguns eventos então selecione estes eventos e clique na opção “Subtrair da base”. Entenda que este agrupamento deve ser criado e associado os eventos de acordo com o entendimento do contador seguindo e respeitando o plano de contas contábil.
Para facilitar os eventos já associados em outros agrupamentos ficam em destaque na cor vermelha, facilitando assim a visualização. Outra forma de identificar em qual agrupamento este evento encontra-se associado, clique com o botão direito do mouse em cima do evento.
Ao realizamos a associações dos eventos, para conferirmos se todos os eventos foram associados é possível gerar alguns relatórios que são emitidos na tela de agrupamentos de eventos. Agrupamento de Centro de Custo Agora que finalizamos os agrupamentos de eventos podemos iniciar a configuração do centro de custo contábil de acordo com o plano de contas.
No agrupamento de centro de custos podemos definir se a integração contábil será por Empresa, Filial, Área, Depto, Setor, Seção ou Divisão (Nesta opção são todas as quebras juntas). Cadastro de Contas, Contrapartidas e Históricos Após realizarmos a definição/parametrização do centro de custo, podemos então cadastrar as contas, contrapartidas e históricos de acordo com o Plano de contas e seus agrupamentos de eventos. Neste momento como já foi visto nos itens anteriores já definimos os agrupamentos contábeis e de eventos, nesta tela iremos informar o Centro de Custo Contábil, Conta, Contrapartida e históricos, tudo com base no Plano de Contas. É necessário realizar a parametrização para todos os agrupamentos contábeis. Todas as vezes que gravar um agrupamento será exibida esta pergunta: 'Deseja compartilhar esta alteração com as outras filiais do plano de contas?' Ela sempre virá com Default no Não, se entendimento for Sim então deverá altera-lo, pois dependendo da empresa poderá haver diferença de plano de contas entre as filiais. Cadastro de Contas, Contrapartidas e Histórico Agora para realizamos a integração da folha para contabilidade vamos acessar o menu correspondente e preencher as informações da tela. A integração pode ser para qualquer um dos tipos de folha destacada. É obrigatório informar a competência a ser integrada, para qual tipo de colaborador e data do lançamento, nesta tela é possível identificar o plano de contas utilizado. O relatório mais utilizado na folha de pagamento para conferência dos valores integrados é o Resumo gerencial, nele é possível verificar todos os eventos, bases e recolhimentos de encargos. Encerramento da Integração para Contabilidade Caso encontre alguma situação na conferência que requer uma nova integração para contabilidade, é necessário fazer a abertura da integração que foi encerrada no momento que houve a integração para contabilidade. Para abrir a competência encerrada dever revogar as filiais e confirmar. |
Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento.
Telefone: (11) 5018-2525.
Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/
#PodeContar
#IA
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo