Informações gerais

 

Objetivo: 

 

Múltiplos Vínculos


Detalhes:


  • Módulo: Folha de Pagamento
  • Caminho de acesso: 


Informações adicionais:


Múltiplos Vínculos       


Os Múltiplos Vínculos devem ser cadastrados sempre antes do cálculo da Folha de Pagamento e  envio ao eSocial, apenas para os casos em que os vínculos são de  bases Globus diferentes (outro banco de dados) ou quando for de empresas diferentes (outro CNPJ raiz).


Deve ser cadastrado em toda as empresas onde o trabalhador tem vinculo e será gerado o pagamento, pois o eSocial entende que o salário de contribuição do trabalhador é o total mensal que ele receberá, independentemente do CNPJ onde ele está vinculado.


Para os casos em que a duplicidade de vinculo ocorre entre filiais, não é necessário o preenchimento do menu "Múltiplos Vínculos" que vemos a seguir, pois as informações de todos os vínculos dentro da mesma empresa (CNPJ raiz igual) serão enviados ao eSocial dentro de um único XML.


  • Antes de processar a Folha de Pagamento, verifique se os parâmetros abaixo estão devidamente preenchidos, conforme sua situação.


Menu: Cadastros > Parâmetros Gerais: Aba Parâmetros Internos.


Nesse menu deverá ser preenchido com SIM ou Não:


Sim - Quando os outras folhas de pagamento são geradas por outras empresas, ou mesmo fora da mesma base (banco de dados).


Não - Quando todos os vínculos estiverem dentro do Globus ou dentro do mesmo banco de dados.




  • Será necessário efetuar o cadastro do menu abaixo todos os meses, visto que em determinado mês a situação do trabalhador poderá ter alterações.


Menu: Cadastros > Funcionários > Múltiplos Vínculos eSocial.


Nesse menu todos os campos são de preenchimento obrigatório.


Tipo de funcionário / Indicados de desconto da contribuição prev. do trabalho / Tipo da Inscrição CNPJ ou CPF / Número da Inscrição / Valor da remuneração / Categoria do trabalhador.





Opção de Múltiplos Veículos de acordo com o layout do eSocial:


1 - O declarante aplica a alíquota de desconto do segurado sobre a remuneração por ele informada ( o percentual da alíquota será obtido considerando a remuneração total do trabalhador).



 2 - O declarante aplica a alíquota de desconto do segurado sobre a diferença entre o limite máximo do salário de contribuição e a remuneração de outra(s) empresa(s) para as quais o trabalhador informou que houve o desconto.


3 - O declarante não realiza desconto do segurado, uma vez que houve desconto sobre o limite máximo de salário de contribuição em outra(s) empresa(s).




Opção 1: deve ser cadastrado na empresa que efetua o desconto sem considerar as demais empresas, ou seja a primeira empresa onde ele iniciou o vinculo. Exemplo: Iniciou na empresa X e está fará o desconto conforme sua base de salário contribuição e quando este trabalhador passar a possuir outro vínculo cadastrará M.V. na opção 1. A segunda empresa onde o mesmo trabalhador passou a atuar, fará  o desconto considerando os dados da empresa anterior, então se a empresa X desconto o teto do INSS a empresa Y não fara nenhum desconto e cadastrará o M.V. na opção .


Opção 2: utilizado quando há desconto de INSS na outra empresa e na atual também. Utilize a tela de parâmetros de múltiplos vínculos eSocial apresentada acima para que os valores calculados na outra empresa sejam considerados no calculo desta empresa, antes de gerar a rotina de cálculo de M.V.



Opção 3: Utilizado quando não haverá desconto de INSS na empresa, pois já foi descontado o teto em outra.



  • Associar corretamente as opções acima é fundamental para o fechamento mensal, pois caso associe o código errado o eSocial  apresentará diferença na retenção do INSS em relação ao valor descontado e ao que ele apurou.



Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento. 


Telefone: (11) 5018-2525.

Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/


#PodeContar