O procedimento a seguir cria no Módulo de Arrecadação, a parametrização necessária para permitir a importação dos arquivos de bilhetagem eletrônica da Prodata. 

 

Validação do layout do arquivo.

Atualmente, a Prodata exporta as informações da bilhetagem eletrônica em arquivo texto, com diversas variações de layout.

O primeiro passo do processo de parametrização, é validar o layout do arquivo junto a um analista da Praxio.

Definido isso, deverá ser feito o cadastro desse layout do arquivo no sistema.

     Menu: Guia>Importação de dados>importação de arquivo texto>nessa tela no menu Campos

 

Relacionamento das linhas.

A informação de linha operacional, que vem no arquivo da bilhetagem se refere ao código que foi utilizado no cadastro da respectiva linha no sistema da Prodata. Para que a importação reconheça esta linha, é necessário relacionar o código da linha do Globus, com o código da linha na Prodata.

Isto é feito no cadastro da linha, no módulo de Tráfego.

 

        Menu: Linhas>Linha>aba Inf. Adicionais

 


 

 

Relacionamento dos veículos.

A informação de veículo, que vem no arquivo da bilhetagem se refere ao código que foi utilizado no cadastro do respectivo veículo no sistema da Prodata. Para que a importação reconheça esta informação, é necessário relacionar o código do veículo do Globus, com o código do veículo da Prodata.

Isto é feito nos parâmetros para importação da bilhetagem eletrônica, no módulo de arrecadação.

 

 Menu: Guia>Importação de dados>importação de arquivo texto>nessa tela no menu Parâmetros> aba Veículos


 

 

Relacionamento dos funcionários.

A informação de funcionários, que vem no arquivo da bilhetagem se refere ao código que foi utilizado no cadastro do cartão de bordo no sistema da Prodata. Para que a importação reconheça esta informação, é necessário relacionar o código do cartão de bordo, com o código do funcionário do Globus que está de posse do cartão.

Isto é feito nos parâmetros para importação da bilhetagem eletrônica, no módulo de arrecadação.

 

Menu: Guia>Importação de dados>importação de arquivo texto>nessa tela no menu Parâmetros> aba Funcionários

 


 

 

Relacionamento dos tipos de pagamentos.

O relacionamento dos tipos de pagamento deve ser feito seguindo o seguinte critério:

Aplicação da Prodata à Tipo de pagamento do Globus

Seção Prodata à Seção do Globus

 

Exemplo: 

Aplicação 100 da Prodata se refere ao tipo de pagamento: Venda a Bordo.

Neste caso, relacionamentos o tipo de pagamento do Globus que se refere à venda a bordo, (909 – PV4 (100)) com a aplicação 100N da Prodata, onde o ‘N’ se refere a venda com valor integral.

 

Menu: Guia>Importação de dados>importação de arquivo texto>nessa tela no menu Parâmetros> aba Tipos de Pagamentos

 


 

 

Importação do arquivo.

Após realizar os relacionamentos descritos, entre na tela de importação, selecione a opção de importar, localize o local onde o arquivo da bilhetagem está armazenado e selecione a opção: ‘abrir’.

Se houver mais de um layout de arquivo cadastrado, o sistema vai solicitar a escolha do layout quando o usuário selecionar a opção de ‘importar’.

 

Menu: Guia>Importação de dados>importação de arquivo texto

 

A rotina é dividida em três etapas:

Leitura, onde o layout do arquivo é analisado. Se algum erro for apresentado nesta etapa, a estrutura do arquivo em relação ao layout configurado no sistema deve ser verificada.

Crítica, onde o sistema verifica se há uma correspondência para cada informação existente no arquivo. O sistema vai exibir uma crítica para cada informação do arquivo que não tiver uma correspondência no sistema, (veículo, linha, funcionários, tipos de pagamento).

Gravação, onde as informações do arquivo são agrupadas e gravadas no sistema como guias de viagem. Após a conclusão desta etapa, as guias de viagem estarão gravadas e prontas para conferência.