1. Informações Gerais


Objetivo:

 

Criar uma maneira segura e totalmente automatizada de envio de pagamentos e cobranças para os Bancos Correspondentes.

 

Detalhes:

 

  • SIM: 754497  
  • Módulos: CTR / CPG / CRC / FLP
  • Acesso: 

Módulo CTR à Parâmetros à Configurações

Módulo CPG à Procedimentos Diários à Pagamento Eletrônico à Van de EDI à Geração de Remessas

Módulo CRC à Procedimentos Diários à Cobrança Eletrônica à Van de EDI à Geração de Remessas

Módulo FLP à Rotinas Auxiliares à Geração de Arquivo de Pagamentos

 

Informações Adicionais:

 

  • O Cerificado digital somente é necessário quando o modo do webservice selecionado for “Modelo WS-Security”.

 


2. Módulo Controle

 

Adicionado nos parâmetros do controle opção para configuração de VAN de EDI, esta opção somente está disponível quando o sistema A43 estiver habilitado.



O Cerificado digital somente é necessário quando o modo do webservice selecionado for “Modelo WS-Security”.

A geração em contingência somente deve ser habilitada quando existir algum problema que impeça a transmissão dos dados pelo Globus, desta forma o envio dos arquivos criptografados será realizado manualmente pelo usuário.

 

Para configuração dos ambientes de produção e homologação, utilizar:  Homologação: https://flnws001qae.nexxera.com/nexxeraws/v2/SkylineWSv2?wsdl  

Produção: https://secure1.nexxera.com/nexxeraws/v2/SkylineWSv2?wsdl

 

 

3. Módulo – Contas a Pagar

 

A geração das remessas bancárias de pagamentos será realizada por tela específica somente habilitadas quando disponível o Sistema A43.

 

Passo 1: Geração de Remessas de Pagamento



A geração de remessas segue a mesma lógica da tela tradicional, mas ao invés de gerar arquivos físicos para envio, as remessas serão armazenadas criptografadas no banco de dados para transmissão via webservice.

 

Após a geração, as transmissões das remessas são realizadas automaticamente, caso ocorra algum erro na transmissão, esta poderá ser realizada pela tela de gestão de remessas.

 

 

4. Módulo Contas a Receber

 

A geração das remessas bancárias de Cobranças Bancárias será realizada por tela específica somente habilitadas quando disponível o Sistema A43.

 

Passo 1: Geração de Remessas de Cobranças Bancárias



A lógica aplicada para geração segue e mesma da tela convencional, entretanto, ao invés de gerar arquivos físicos para envio, as remessas serão armazenadas criptografadas no banco de dados para transmissão via webservice.

Após a geração, as transmissões das remessas são realizadas automaticamente, caso ocorra algum erro na transmissão, esta poderá ser realizada pela tela de gestão de remessas.

 

5. Módulo Folha de Pagamento

 

Passo 1: Criada a opção de VAN de EDI no menu “Rotinas Auxiliares” para acesso as telas geração de Remessas de Pagamentos e Gestão de Remessas e Pagamentos enviados ao Banco.



A geração dos pagamentos será realizada de acordo com os filtros selecionados, poderão ainda ser selecionados somente os documentos desejados para envio no arquivo de remessa, na aba Documentos.

 

Pelo fato de a remessa da folha ser uma remessa de pagamento que utiliza o mesmo layout do Contas a Pagar, ela seguirá seu número sequencial.

 

Caso a remessa da folha seja a primeira a ser gerada e não for possível identificar o sequencial será habilitado para o usuário informar este valor, não sendo necessário realizar este procedimento para as próximas remessas.


6. Todos os Módulos

 

Para todos os módulos, ao fim da geração dos dados que foram incluídos em suas respectivas remessas, será gerado um relatório contendo os documentos que nela foram incluídas, esta listagem é armazenada e poderá ser visualizada na tela de gestão de remessas.

 

Nesta tela será realizada toda a gestão de remessas enviadas/não enviadas [CPG/CRC/BCO], assim como visualizados os retornos disponíveis e o processamento deles [CPG/CRC/BCO/FLP].

 

Observações: 

1. Para o módulo Bancos não serão exibidas as Abas referentes envios, pois somente serão recepcionados arquivos para importação;

2. Para o módulo Folha não serão exibidos as Abas referentes retornos pois as remessas enviadas por este sistema não demandam processamento de baixa;

 

 Retorno Disponível – Serão exibidas as remessas que já possuem retornos disponíveis para processamento; [CPG/CRC/BCO/FLP]

 

Observações:

1. No módulo Folha esta aba possui o nome “Enviados”;

2. No módulo Bancos esta aba possui o nome de “Extratos Disponíveis”.

 

Aguardando Retorno – São exibidas as Remessas que foram enviadas, mas ainda não possuem retorno para processamento, nesta aba é necessário realizar a checagem e download de retorno disponibilizado no webservice da VAN configurada. [CPG/CRC]


Processados com Sucesso – As remessas com retornos processados sem críticas ou erros são exibidas nessa aba, nela poderão ser visualizados a listagem gerada no envio e pós processamento contendo os documentos processados. Retornos processados com sucesso não podem ser reprocessados; [CPG/CRC/BCO]

 

Processados com Críticas – Nesta aba são listadas as remessas onde seus retornos foram processados com críticas, estes podem ser reprocessados novamente e a listagem contendo os resultados do processamento pode ser visualizado; [CPG/CRC/BCO]

 

Não enviados – Remessas geradas, mas não transmitidas, devido alguma falha de comunicação, serão exibidas nesta opção e poderão ser excluídas, ou envidas ao servidor remoto. Quando selecionado a opção de exclusão ainda será possível optar por remover os documentos desta remessa deixando-os disponíveis para uma nova geração. [CPG/CRC/BCO/FLP]



Telas:

 

CPG - Procedimentos Diários > Pagamento Eletrônico > VAN de EDI > Gestão de Remessas e Retornos Bancários



CRC - Procedimentos Diários > Cobrança Eletrônica VAN de EDI > Gestão de Remessas e Retornos Bancários



BCO - Procedimentos Diários > Importação de Extrato > VAN de EDI

 


FLP: Rotinas Auxiliares > Van de EDI > Gestão de Remessa de Pagamentos



7. Processamento de Retornos Bancários

 

O processamento dos retornos e extratos bancários é realizado pela aba “Retorno Disponível”, sendo que, para cada módulo o processo é realizado utilizando a respectiva rotina de processamento:

 

CPG: A baixa é realizada utilizando a tela de pagamento de documentos.

 

CRC: A baixa é realizada utilizando a tela de recebimento de documentos.

 

BCO: A importação do extrato bancário é realizada utilizando a tela de Importação de depósitos.


Todo o processo é realizado em segundo plano, portanto, o usuário não verá a tela de processamento nem suas mensagens de validações ou inconsistências, estas serão apresentadas na listagem ao término do processo.


O relatório de processamento contendo as informações, sejam de críticas ou sucesso, poderá ser novamente visualizado a qualquer momento pelas abas “Processados com Sucesso” ou “Processados com Críticas”, sendo que os retornos que possuírem críticas poderão novamente ser reprocessados selecionando a opção “Reprocessar” no Popup menu do Grid.


Ao solicitar o processamento de um retorno, este ficará novamente disponível na aba "Retorno Disponível"