1. Informações Gerais

 

Objetivo:

 

Desenvolver estrutura para geração de minuta eletrônica e seu devido XML

 

Detalhes:

 

  • PSE: 41349  / PSE: 41580 

 

  • Módulo: Cargas (CGS)

 

  • Acessos Globus: 

 

Módulo Cargas (CGS) à Operacional à Serviços à Troca de Formulário 

 

Operacional à Serviços à Manutenção de Serviço

 

Operacional à Serviços à Serviço de Frete

 

Cadastros à Dados de Clientes à Clientes Correntistas

 

 

 

Informações Adicionais:

 

  • A Minuta Eletrônica é semelhante a Minuta padrão (Tipo de Documento 10), desta forma as atribuições deste tipo de documento são idênticas, por exemplo a impressão, que segue os mesmos layouts e os parâmetros. Suas diferenciações estão na estrutura de XML.

 



2. Habilitar Minuta Eletrônica

 

Para que seja possível emitir o tipo de documento 94 – Minuta Eletrônica é necessário que seja habilitado na troca de formulário. 

A imagem abaixo representa a tela Operacional à Serviços à Troca de Formulário, siga as devidas instruções:


Na tela acima selecione a opção “Tipos de Documentos” como indicado

 

Ao abri-la informe o código 94, e automaticamente apresentará as seguintes informações como padrão:


A alteração referente ao imposto fica a critério da empresa, mas caso não queira alterar basta clicar em “Gravar”

 

Feito a parametrização o documento fica livre para ser incluído na troca de formulário, sendo necessário clicar com o botão direito do mouse sobre o grid e apresentará as seguintes opções:



Ao clicar em “Incluir” insira as informações conforme preferência, se atentando ao campo “Série Ativa” que deve estar marcado:



Assim que finalizado clique no botão “+”, aperte a tecla F8 e clique em gravar:



3. Emissão

 

Após seguido as instruções anteriores o sistema já está configurado para emitir o devido documento, sendo possível sua emissão pelas telas Operacional à Serviços à Manutenção de Serviço:

                                     Ou pela Operacional à Serviços à Serviço de Frete:

Os layouts de impressão são os mesmos que a minuta padrão (tipo de documento 10), caso tenha informado algum na Troca de Formulário será possível a impressão do documento, assim como também foi disponibilizado a reimpressão destes na tela Operacional à Serviços à Reimpressão de Documentos:



Assim que gerado a minuta eletrônica será criado uma pasta com nome “Minuta” no diretório {..]\Globus\Sistemas\Cargas:



Onde armazenará todos os XML’s de minutas eletrônicas geradas no sistema.


 

4. Rotina de envio de e-mail (cliente tomador)


 No módulo   de Cargas, acesse a sequência de menus Cadastros à Dados de clientes à  Clientes correntistas à aba Contato. 

Para o envio de e-mail (arquivo XML) automaticamente ao gravar Minuta Eletrônica, para o cliente (tomador do serviço), deve-se obrigatoriamente incluir um nome do contato, endereço de e-mail, marcá-lo como ‘Ativo’ e sua respectiva autorização de envio. Pode-se inserir um ou mais contato de e-mail.



Após inserir os dados de nome do contato, endereço de e-mail e ao marcar a opção ‘Ativo’, os mesmos irão para o grid na tela.


           


No grid selecionado o contato, com botão direito do mouse, terá a opção ‘Autorizações’. Ao clicar neste menu visualizará a nova opção disponível para o envio e deve-se selecionar a ‘CGS – Minuta Eletrônica’  de Disponíveis para Selecionados, fechar o grid no botão ‘X’ e posteriormente clicar no botão gravar do cadastro.



Após estes passos o endereço de e-mail para o envio  do cliente (tomador) estará efetivado. Seguido as instruções anteriores citadas em Operacional à Serviços à Manutenção de Serviço, ao emitir(gravar) o documento Minuta Eletrônica automaticamente será disparado o e-mail contendo o arquivo xml.



Na caixa de e-mail, visualizará o e-mail enviado, com o anexo (arquivo XML).   


A descrição do assunto e conteúdo do e-mail são fixos.



O arquivo XML da Minuta é semelhante do CT-e, sem os dados de autorização.



Importante:


 

 

  • Somente enviará o e-mail para o cliente correntista (tomador) envolvido no documento.
  • É necessário que o  serviço de e-mail já tenha sido instalado, caso já utilize alguma outra rotina de envio e-mail do Globus, NÃO é necessário nova instalação deste serviço.
  • Para o envio de e-mail, o usuário logado no Globus deve estar devidamente com os dados de e-mail parametrizados por usuário ou por empresa ou pelo sistema no Módulo de Controle. Para certificar acesse Módulo de Controle (CTR) à Acesso à Usuário à Cadastro, aba E-mail e ou  Parâmetros à Configurações, aba Configuração e-mail Globus.
  • Caso necessite reenviar o e-mail da Minuta Eletrônica, bastar regravar a minuta e o e-mail será disparado.