Desoneração da Folha de Pagamento


Parâmetro da desoneração no módulo Folha de Pagamento

1- Cadastros>>Cadastros Auxiliares>>Parâmetros Gerais

Implementado na aba Parâmetros internos, grupo Outros, o parâmetro “INSS – Efetuar recolhimento Patronal conforme Lei 12.546/2011”, com default “Não”. Através deste parâmetro, serão visíveis as novas implementações e os cálculos de INSS na GPS, Resumo Gerencial, Resumo de INSS e o DARF serão realizados de acordo com a nova regra. Alterar este parâmetro para “Sim”.

2- Cadastros>>Cadastros Auxiliares>>Alíquota INSS Patronal – Lei 12.546/2011

Implementado cadastro para que seja informado, o código de atividade para cálculo do INSS Patronal, por empresa, filial e vigência. Foi incluído também o campo Código da Receita e o campo Variação. Estes dois campos são lidos do cadastro de Grupos de Impostos Federais do módulo Contas a Pagar, Este código será utilizado para emissão do DARF.

3- Relatórios>>Relatórios Legais>>Guia de INSS

Emissão da GPS e a DARF com a desoneração

Ao clicar no botão Calcular, será exibida a tela que trará os valores referentes as Receitas operacionais e não operacionais. Esta busca será feita a partir da definição das contas operacionais e não operacionais no módulo Contabilidade. 

Após o cálculo da GPS, deverá ser realizado o cálculo do INSS Patronal, e impressão do DARF. 

O item de menu encontra-se na tela da GPS, e será visível apenas para quem definir em parâmetro que efetuará o cálculo do INSS Patronal.

Nesta tela, foi incluído atalho para a tela de Consulta valores Desoneração Folha.

Após, o DARF deverá ser calculado e impresso; a opção está disponível na própria tela da GPS, item de menu DARF - INSS Patronal.


Não fique com dúvidas, temos um manual em anexo com todas as telas e parametrizações necessárias para realizar a parametrização da Desoneração da Folha de Pagamento.


Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link http://portaldocliente.praxio.com.br para que esclarecê-la.