Copia/ Move/ Transfere - Funcionários


Acesse a tela "Rotinas Auxiliares > Copia/ Move/ Transfere> Funcionários".


O intuito deste material é facilitar o dia a dia do cliente para auxiliar quando for necessário Copiar, Mover ou transferir um ou mais funcionários entre empresa ou filiais.


Copiar É muito importante deixar claro quando utilizar esta opção, entenda que o fato de copiar um funcionário de uma empresa para outra ou entre filiais, não implicará no desligamento dele na empresa origem, o cuidado que deve ter é de nunca utilizar a opção SOBREGRAVAR, pois uma vez utilizando desta opção na empresa/filial destino o sistema irá apagar todo o histórico do registro com o mesmo número não sendo possível recupera-lo. Nesta tela você irá definir quais informações deseja copiar, se serão apenas algumas informações ou todas, em destaque as opções mínimas que precisam ser copiadas. 


Mover: O funcionário foi cadastrado em local errado e precisa ser movido ou desistiu da vaga por algum motivo não irá entrar para trabahar.


Na opção  MOVE, iremos informar apenas o código das Empresas e Filiais e clicar em OK, será aberto a tela de classificação para informar o código do funcionário a ser movido. 

Alteração de Registro Funcionário registro na Empresa 1 / Filial 1, porem o registro foi informado errado, então nesta tela MOVE, iremos informar o mesmo código de empresa e filial na origem e destino (que deve ser a empresa fake, pois por conta do eSocial o cadastro não pode ser movido para uma outra empresa/filial ativa), será liberado o campo de Registro, onde deverá informar o código errado e o código correto, sempre com 6 caracteres preenchendo com zero a esquerda, clicar em OK, será alterado o registro no cadastro de funcionários. 



Importante: Cadastros digitados errados, devem ser movidos para empresa fake (normalmente a 999) e um novo cadastro deverá ser feito na empresa ou filial correta, NÂO pode ser movido, pois haverá problemas no eSocial. Essa rotina gera uma S3000 para excluir do eSocial a S2200 enviada anteriormente. Verifique seu gerenciador.



Transferência Nesta tela é possível transferir um funcionário de uma empresa/filial para outra empresa ou filial, é muito importante entender que uma vez transferido somente é possível desfazer se cancelar a quitação que é gerada na empresa origem e mover o funcionário no destino para uma empresa extraoficial, exemplo empresa 999, não existe a possibilidade de exclusão na empresa destino. 

Então fiquem atentos quando for transferir se as informações estão totalmente corretas, pois estas informações vão para o eSocial. Precisa preencher todos os campos em desta para que a transferência seja realizada. Lembrado que existem duas formas de transferência: 


TRANSFERÊNCIA DO EMPREGADO COM ÔNUS PARA CEDENTE: neste tipo de transferência, a empresa ou cedente do funcionário, arcará com o pagamento das verbas rescisórias do funcionário. 


TRANSFERÊNCIA DO EMPREGADO SEM ÔNUS PARA CEDENTE: neste tipo de transferência, a empresa ou cedente do funcionário, não arcará com o pagamento das verbas rescisórias do funcionário, ou seja, não haverá cálculo de rescisão.