Inclusão de Campo

 

 

  1. Informações Gerais

 

Objetivo:

 

Para melhorar o desempenho da impressão no worditor de documentos com 1 ou várias páginas, foi implementada a opção confirmar impressão por documento, bem como o campo Segundos (mínimo de 5 e máximo de 99 segundos)

 

 

Detalhes: 

 

 

  • SIM: 80267 e 80593

 

  • Módulo: FLP

 

  • Acessos: 

 

Relatórios     à Worditor

           

 

 

Informações Adicionais:  Para identificar o tempo médio para preenchimento das fórmulas de todas as páginas do relatório, o ideal é utilizar o recurso “Conferência de Fórmulas”, que é possível somente utilizando o filtro de um único funcionário´. Vamos realizar validações no Worditor campo Conferência de Fórmula, no que diz respeito a abertura do documento word após finalização do processamento das fórmulas. 

  

 

Funcionalidade da Tela : O Worditor é uma ferramenta no Globus que permite a impressão de relatórios no formato Word, utilizando informações extraídas do banco de dados. Ele precisa de exclusividade para poder ter um bom desempenho.

Pois trata-se de um  gerador de relatório que manipula arquivos do Word independentemente da versão do pacote utilizado.

 

 

 

 

 

 

2.    Parametrizações necessárias 

 

Foram implementados dois novos campos na tela, para melhorar o desempenho de impressão de um determinado documento do word tendo uma ou várias páginas.

 

  • opção confirmar impressão por documento
  • o campo Segundos (mínimo de 5 e máximo de 99 segundos)
  • opção conferência de fórmula

 Confirmar impressão por documento

Quando esta opção estiver marcada, será demonstrada a mensagem solicitando confirmação da impressão do documento (seja para impressora ou para o modo .pdf)

Deverá clicar no botão Ok somente após a impressão total do documento, ou seja, primeiro seleciona a impressora ou até mesmo o local a ser salvo, e após isso clique em OK.  E essa ação irá garantir que todas as fórmulas sejam substituídas pelas informações do banco de dados e todas as páginas impressas corretamente.

 

Campo Segundos 

 

Quando essa opção for selecionada com 5 mínimo e 99 máximos, possibilitará ao sistema ter a informação de quanto em quanto tempo ele irá ler e substituir as fórmulas que constam no documento a ser impresso.

 

O tempo a ser informado pode variar de acordo com o pacote office, o tamanho do documento, a quantidade de fórmulas a serem substituídas ou até mesmo o desempenho da máquina.

 

Dessa forma, para determinar o tempo que irá colocar em tela deverá levar em consideração esses itens, alterando-o conforme necessidade.

 

Para melhor entendimento, vamos demonstrar alguns cenários com os campos implementados.

 

 

CENÁRIO: Implementação Segundos (mínimos de 5 máximo de 99)

 

 

Caminho: Relatórios   à Worditor


Primeira pagina:


Ultima Pagina:

CENÁRIO: Implementação Opção Confirmar impressão por documento.

 

Caminho: Relatórios   à Worditor

** IMPORTANTE**

 

Deve ser observado que quando for utilizar somente essa opção “Confirmar impressão por documento” sem a conferência de fórmula, não poderá ter nenhum documento do word aberto, visto que para o sistema exercer sua funcionalidade dentro do pacote office se faz necessário exclusividade. Caso tenha porventura algum documento do word aberto o sistema emite a seguinte mensagem:


Ao clicar em NÃO o sistema volta para a tela inicial, para que o usuário salve o documento do word aberto e feche-o.


Porém ao clicar em SIM o sistema fecha todos os documentos do word sem salvar, pois conforme mencionado, se faz necessário para que os documentos sejam impressos corretamente.

 

 

Tela de Classificação:

 


 

Importante: Deve clicar no Ok  para gerar o próximo documento somente após impressão total ou salvar arquivo no caminho escolhido do TESTE SIM 1. 

 

 

 

 

Após salvar ou imprimir por completo o TESTE SIM 1, deve dar OK para que o sistema chame o próximo funcionário da subclassificação para dar andamento no processo e gerar uma nova janela para salvar ou selecionar a impressora do TESTE SIM 2

 


Após salvar ou imprimir por completo o TESTE SIM 2, deve dar OK para que o sistema chame o próximo funcionário da subclassificação para andamento no processo e gerar uma nova janela para salvar ou selecionar a impressora do TESTE SIM 3 e ou finalização do processo).

 

 

 

Apresentação dos 3 documentos

 

 

 1º FUNCIONÁRIO

 

 

2º FUNCIONÁRIO

 

3º FUNCIONÁRIO



 

 

3.    Considerações Importantes

 

É importante observar que o ambiente de onde o módulo está sendo acessado impacta diretamente no tempo de impressão, que dependerá de alguns fatores, como por exemplo:


  • Impressora instalada em máquina local
  • Impressora acessada através da rede

 

Para identificar o tempo médio para preenchimento das fórmulas de todas as páginas do relatório, o ideal é utilizar o recurso “Conferência de Fórmulas”, que é possível somente utilizando o filtro de um único funcionário´.  

Desta maneira, será possível, para cada modelo de relatório criado, identificar o tempo necessário para preenchimento das fórmulas e impressão de todas as páginas, que será utilizado no novo campo criado – “Segundos”.                              

 

 

***IMPORTANTE***

 

A não impressão de todas as páginas de um determinado documento no geral documentos com muitas páginas, dava-se em virtude do tempo entre a substituição das fórmulas pelas informações do banco de dados e a geração efetiva do documento para impressão, bem como a geração do próximo documento (casos em que eram impressos o mesmo relatório para mais de um funcionário).

 

Por esta razão, foi implementado a opção de “Segundos”, com a definição mínima de 5 segundos, e que será alterado de acordo com cada documento/ambiente.

 

Este tempo é avaliado, levando-se em consideração o tamanho do documento (quantidade de páginas e fórmulas a serem substituídas)