Você sabe por que o funcionário tem perda de avos de 13.º?


Temos alguns motivos para isso, pode ser por:


  • Faltas
    A contagem das faltas para a perda do avo de 13º deve ser analisada mês a mês, para verificar se o funcionário trabalhou pelo menos 15 dias dentro do mês. São  São consideradas as faltas acumuladas até a competência anterior ao processamento do Recibo de 13º Salário 


Esta configuração ocorre diretamente no cadastro de ocorrências onde é marcado a opção abaixo, porem para ter o efeito esperado esta ocorrência precisa ser lançada na ficha de conduta.





  • Afastamentos
    Caso o afastamento seja por período igual ou inferior a 15 dias, a empresa será a responsável pelo pagamento do 13º salário, contudo, caso o afastamento seja por período superior a 15 dias, a empresa pagará os primeiros 15 dias e o INSS se responsabilizará com o pagamento restante, enquanto o trabalhador está afastado. 


Ao criar uma condição de afastamento é importante avaliar se haverá perda de avos de 13º Salário, chegando a conclusão que SIM será necessário a configuração abaixo

 

O campo a ser marcado “Computar para abater do 13º Salário”, observando sempre que o preenchimento do parâmetro desta tela precisa ter respaldo do jurídico da empresa, pois impacta na perda de avos de 13º Salário do trabalhador.

 


Uma forma de saber qual o motivo da perda de avos do 13º é através do relatório.





Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link https://portaldocliente.praxio.com.br para que possamos esclarecê-la.