1. Informações Gerais

 

Objetivo:

 

Efetuar pagamento de serviços de documentos (á vista) via SITef 

Detalhes:

 

  • SIM: 79240

 

  • Módulo: Cargas (CGS)

 

Acesso: (CGS) à Administrativo à Pagamentos à Parâmetros TEF    

 

    (CGS) à Cadastros à Parâmetros à Locais à aba Geral

               

               (CGS) à Administrativo à Pagamentos à Pagamento de Serviços

              

               (CGS) à Administrativo à Pagamentos à Transações gerenciais

 

 

 

 

 

Informações Adicionais:

 

Referente as opções nas  transações de cartão apresentadas e disponíveis na TEF(Transferência eletrônica de Fundos) são conforme o tipo de contrato estabelecido entre SITef e o cliente. 

 

A instalação do sistema SITef, bem como o manual técnico para a instalação são de responsabilidade da SITef.

 

 

 

 

2. Parametrização

 

 

2.1 - Parametrização SITef

 

Em Administrativo à Pagamentos à Parâmetros TEF, foi criado os parâmetros’, para informar os dados para o envio do pagamento via SITef. 




*dados obrigatórios serão adquiridos conforme manual de instalação SITef.



2.2 – Parâmetros Pagamento SITef

 

Foi criado o parâmetro ‘Utiliza pagamento cartão via SITef’’, acesse a sequência de menus Cadastros à Parâmetros à Locais à aba Geral.




Quando parâmetro estiver marcado, o processo de pagamento de serviços (documentos á vista) acessando a sequência de menus Administrativo à Pagamentos à Pagamento de Serviços, na opção Forma de pagto do tipo ‘cartão’ será enviado via SITef (Sistema de Transferência Eletrônica de Fundos).   

 

Quando o parâmetro estiver desmarcado, o processo de pagamento de serviços (documentos á vista) acessando a sequência de menus Administrativo à Pagamentos à Pagamento de Serviços, na opção Forma de pagto do tipo ‘cartão’ seguirá conforme rotina já existente. 

 

Além disso, é necessário plugar a máquina de pagamento na estação, a qual o usuário esteja utilizando. 



3. Pagamento de serviços

 

Após a parametrização necessária citada anteriormente, acesse a sequência de menus Administrativo à Pagamentos à Pagamento de Serviços. Posteriormente, a emissão dos documentos (á vista), poderá efetuar a baixa e pagamento via TEF.



Depois de digitado/pesquisa o documento desejado no grid, basta clicar no ícone (+) e em seguida no botão ‘Gravar’. 



Desta forma, inicia-se a conexão com o sistema SITef, demonstrando em tela os próximos passos a seguir. No exemplo, o usuário deverá selecionar a opção da forma de pagamento escolhida e clicar no ‘Ok’ da mensagem.



Em seguida, deverá selecionar o tipo do Cartão de débito ou crédito e clicar no ‘Ok’ da mensagem.

 


Conforme a visualização da sequência em tela, o usuário deverá inserir o cartão na máquina de pagamento e em seguida selecionar a forma de pagamento desejada e clicar no ‘Ok’ da mensagem. 




No próximo passo, o usuário informará a senha do cartão na máquina de pagamento.



Ocorrendo a validação da senha, a transação será aprovada e o sistema solicitará que o usuário retire o cartão maquina de pagamento. 



Ao retirá-lo, usuário deverá clicar no ‘Ok’ da mensagem apresentada ‘ CGS- TEF’ e aguardar o sistema trazer a configuração da impressão para imprimir o comprovante.




Após configurar a impressão, o sistema trará a mensagem de confirmação da impressão é obrigatório que o usuário clique no ‘Sim’, pois caso contrário à operação será abortada.



Impressão do comprovante, exemplo em ambiente de homologação.



Em Operacional > Serviços > Manutenção de serviços, poderá visualizar a informação no documento, pois o mesmo foi pago.




Em Administrativo à Pagamentos à Pagamento de Serviços, poderá visualizar a confirmação de pagamento ao digitar/pesquisar o documento.



Em Administrativo à Pagamentos à Transações gerenciais, foi criada a tela, a qual poderá pesquisar/visualizar conforme os filtros utilizados, os dados e informações do documento enviados e com retorno da SITef pelo TEF. 



Poderá efetuar as transações diretamente na TEF, clicando no botão ‘Transações gerenciais’ e seguindo os passos em tela.




4. Estorno de pagamento

 

O usuário poderá efetuar o estorno do pagamento no Globus e na TEF na própria tela de pagamento de serviços, acesse a sequência de menus em Administrativo à Pagamentos à Pagamento de Serviços. 

 

Em tela, basta digitar/pesquisar o documento desejado, o qual será estornado e clicar no botão ‘Estornar’. 



Selecionado o documento no grid, clique no botão ‘Confirmar’.




Após confirmar, basta clicar no ‘Sim’ da mensagem para efetivar o estorno.



Conforme parametrização efetuada, será necessário informar um usuário e senha para autorizar o estorno, e em seguida clicando no botão ‘Confirmar’.



Na etapa seguinte, o usuário deverá clicar no ‘Sim’ na mensagem apresentada.



Nesta etapa, o usuário deverá selecionar o tipo de cancelamento. 




Em seguida, selecionará o tipo do Cartão conforme escolhido anteriormente e clicará na opção desejada e depois no ‘Ok’ da mensagem.



Neste momento, o usuário deverá inserir o cartão na máquina de pagamento, para validar a transação.



Após a autorização da transação, o usuário deverá retirar o cartão e clicar no botão ‘Ok’ da mensagem apresentada para seguir o processo.



Após configurar a impressão, o sistema trará a mensagem de confirmação da impressão é obrigatório que o usuário clique no ‘Sim’, pois caso contrário à operação será abortado.



Após a confirmação da impressão dos comprovantes, a transação será aprovada e basta clicar no ‘Ok’ da mensagem concluindo a operação com sucesso. 



Impressão do comprovante de estorno (ambiente de homologação)



Após a conclusão do estorno, o documento ficará disponível para um novo pagamento.



Outra forma de estorno disponível é pela tela ‘Transações gerenciais’, acesse a sequência de menus ‘Administrativo à Pagamentos à Transações gerenciais’ e ou pela opção na tela ‘Administrativo à Pagamentos à Pagamento de Serviços’. Ao clicar no botão ‘Transações gerenciais’ segue o processo de estorno.



Selecionará a opção desejada e em seguida clicará no ‘Ok’ da mensagem.



Deverá selecionar o tipo de cancelamento e clicar no botão ‘Ok’ da mensagem.



Deverá selecionar o tipo do Cartão (Débito ou Crédito conforme informado no tipo de cancelamento na imagem anterior), clicar no botão ‘Ok’ da mensagem.


  


Neste momento, o usuário deverá inserir o cartão na máquina de pagamento, para validar a transação.



Deverá informar o valor do documento no campo solicitado e clicar no ‘Ok’ da mensagem.



Nesta etapa, o usuário deve inserir a data de transação (pagamento) no campo solicitado e clicar no ‘Ok’ da mensagem.




Nesta etapa, o usuário deve inserir o número do documento (campo Cupom NSU HOST, localizado no grid da tela) e clicar no ‘Ok’ da mensagem.




Após o usuário inserir o cartão na máquina de pagamento, para validar a transação.


 


A partir da transação aprovada (visualizada em tela), o usuário deverá retirar o cartão e depois clicar no botão ‘Ok’ da mensagem apresentada finalizar a operação.





Por esta rotina de estorno, o documento ainda estará com status ‘Pago’ no Globus, pois somente foi efetuado o estorno de pagamento na TEF. 

 

  



Neste caso, para estornar o pagamento do documento, o usuário deverá ainda efetuar o estorno pela rotina da tela de Pagamento de serviços. Somente após este estorno (Globus) o documento estará disponível para um novo pagamento, caso seja necessário.