Informações gerais

 

Objetivo: 

 

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a funcionalidade da integração de uma admissão ou alteração de um funcionário cadastrado no Globus para o software do ponto certificado, de acordo com a unidade administrativa cadastrada para a filial desejada.


Detalhes: 


Ao cadastrar uma Unidade Administrativa para uma determinada filial na tela de “Cadastro de Parâmetro Ponto Certificado” quando integrar a admissão ou alteração de funcionários dessa filial para o Ponto Certificado, os mesmos serão alocados diretamente na Unidade Administrativa cadastrada.

 

  • Módulo: Frequência 
  • Caminho de acesso: Praxio Ponto Virtual --> Cadastro --> Parâmetros API


Informações adicionais:

 

Atualmente para fazer a importação do Ponto Virtual para a frequência ou até mesmo levar informações da frequência (cadastro de funcionários) para o Ponto Virtual, necessitamos ter uma comunicação via web service, para tanto temos a parametrização da API.

 

Oque seria uma API? Nada mais é que um interface de comunicação que permite a integração e troca de informações entre a plataforma baseado na web ( Ponto Certificado com o Globus).

 


A fim de facilitar esse processo de integração das informações do funcionário cadastrado no Globus para o software do ponto certificado, alteramos o sistema para que seja permitido ser cadastrada a Unidade Administrativa dentro do cadastro da API por filial de acordo com a necessidade do cliente.

 

 

Vamos entender como o sistema irá se comportar com essa alteração:

 

 

PARAMETRIZAÇÕES:

 

1º PASSO:  Site do Ponto Certificado

 

Primeiro devemos acessar o site do ponto certificado com o usuário cadastrado na filial bem como senha, e cadastrar a nova unidade administrativa que irá usar:

 

Ao clicar em ACESSAR somos direcionados para tela onde definimos se iremos acessar como trabalhador ou empregador, nesse caso somos EMPREGADOR:

 

 

Ao clicar em ENTRAR na parte do Empregador, devemos colocar o mesmo usuário e senha que está cadastrado na tela no cadastro de parametro ponto certificado do Globus.

 


Após isso, somos direcionados para a tela inicial do Ponto Certificado, com isso devemos clicar em: Cadastro de usuários à Unidades Administrativas à clicar no + da unidade padrão, cadastrar a nova unidade desejada e gravar.

 

 

Bem como pode ser cadastrada mais de uma unidade conforme a necessidade do usuário.

 

 

 

2º PASSO:  Sistema Globus

 

Agora que já cadastramos as unidades que iremos trabalhar, devemos acessar o cadastro de parâmetro do ponto certificado no Globus e cadastrar as mesmas unidades administrativas cadastradas no site do ponto certificado.


 

INTEGRAÇÃO


1º PASSO:  Alteração de dados no Globus


Vamos pegar dois funcionários já existentes e alterar algum dado como cargo, departamento ou até mesmo o nome.

 

Após a alteração vamos acessar no modulo da Frequência no menu Integração Funcionários – ponto virtual e selecionar a empresa e filial, bem como o período que deseja pesquisar (lembrando que a data do período deve estar contida com a data de hoje), visto que qualquer alteração grava com a data atual da gravação.

 

Nota-se que temos dois funcionários com data de alteração em 13/12/2023 e um funcionário com data inferior (29/11/2023).

 

Vamos marcar somente os dois com data 13/12/2023 e clicar em enviar:

Após o envio o sistema apresenta a mensagem de “processo finalizado”.



2º PASSO:  Consulta no Ponto Virtual


Ao acessar novamente o Ponto Certificado, com o usuário e senha que está cadastrado na tela no cadastro de parâmetro ponto certificado do Globus. Vamos fazer uma consulta clicando em “Funcionários”.

 

 


Nota-se que consta os dois funcionários corretamente (00839 e 1220) com data de alteração 13/12/2023 (a mesma informada na tela de integração do Globus)

 

Se clicarmos em um deles para analisar os dados, consta corretamente a Unidade Administrativa “TESTE QA PVI”.

 

 

 

Alterando a Unidade Administrativa:

 

Agora simplesmente dentro do Globus, vamos usar a outra unidade cadastrada “TESTE QA PVI 2”, fazer uma nova alteração no funcionário 000839 e importar o mesmo novamente.


 

Ao acessar novamente o Ponto Certificado, com o usuário e senha que está cadastrado na tela no cadastro de parametro ponto certificado do Globus. Vamos fazer uma nova consulta clicando em “Funcionários”, e nota-se que agora temos a data da última alteração (14/12/2023).

 

 

E se clicarmos no funcionário a Unidade Administrativa agora é TESTE QA PVI 2:

 

Nova Admissão:


Para funcionários novos, serão encaminhados diretamente para a Unidade Administrativa cadastrada para sua filial.

 

O funcionário abaixo foi admitido com a data de hoje na filial 02 que está cadastrada com a Unidade Administrativa “TESTE QA PVI 2”.

 

  

Ao fazer o envio da Admissão da matrícula 001523 para o ponto Certificado, marcando o check  box e clicando em enviar, podemos consultar o novo funcionário ao fazer a consulta.

 



Bem como se acessarmos os dados importados do funcionário, nota-se que consta a unidade administrativa de acordo com a parametrização.

 

 

 

3º PASSO:  Fazendo a importação do ponto

 

Nesse momento vamos fazer a importação do ponto eletrônico, pelo PVI onde nada deve mudar, mesmo tendo 03 unidades administrativas cadastradas: Unidade Padrão, Teste QA PVI e Teste QA PVI 2, onde temos funcionários que estão associados as diferentes unidades: 

 

TESTE QA PVI:

 

Nota-se que o funcionário 1220 ainda continua na unidade administrativa TESTE QA PVI, e o ponto dele foi importado corretamente sem erros:

 



TESTE UNIDADE PADRÃO:

 

Bem como o funcionário 1220 está associado a unidade administrativa PADRÃO, e o ponto dele também foi importado corretamente sem erros, mesmo antes da alteração.

 

 


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:


A alteração da Unidade Administrativa é feita por filial, dessa forma, como a alteração ocorreu somente para  filial 02, a FILIAL 01 que não teve alteração continua da mesma forma de antes.


Com isso ao acessar o cadastro de parâmetros ponto certificado da filial 01, continua com a UNIDADE ADMINISTRATIVA "PADRÃO"


Bem como se tivermos alguma admissão ou alteração nessa filial, a integração será feita para a UNIDADE PADRÃO de acordo com a parametrização, mudando somente se houver alteração tanto no modulo da Frequência quanto no Ponto Certificado onde teria que ser criada a nova Unidade Administrativa.







Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento. 


Telefone: (11) 5018-2525.

Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/


#PodeContar