Informações gerais
Objetivo: |
LGPD - Padronização |
Detalhes: |
|
Informações adicionais: |
Todas as telas que cotiam dados SIMPLES, PESSOAL e SENSÍVEL tiveram a inclusão do componente do LGPD, para tratar os dados apresentados por essas telas. Abaixo as Telas e campos que passam a ter o componente de LGPD Ativo anonimizando os dados. 1. Ativação do LGPD. Para Ativar o LGPD o usuário inicialmente deverá Acessar o Módulo de CTR - Controle e no caminho LGPD > Aba Ativar LGPD e marcar as opções Ativar LGPD, Aplicar validação para Usuário/Tela Classificados e Data de Inicio, e seguir os passos abaixo apresentados.Figura 1.
Figura 1. Tela de Parametrização do LGPD. Após preencher a Aba de Ativação do LGPD o usuário deverá acessar a Aba Telas Classificadas e marcar a Flag das Tela que deveram ter o LGPD Ativo, realizado a marcação basta clicar no Botão Gravar para ativar o LGPD, Figura 2. Figura 2. Tela de Parametrização do LGPD. Uma vez Gravada o usuário deverá seguir com a Ativação do LGPD na Tela Informada acessando o LGPD pelo botão do componente na Tela. Neste caso a Tala de cadastro de Acidentes o componente foi posicionado na parte superior da Tela ao lado do botão de pesquisas. Figura 3. Figura 3. Tela de Cadastro de Acidentes componente de LGPD. 2. Classificação e Visualização dos Dados. Ao acessar o componente o sistema irá apresentar a Tela de Gerenciador de LGPD - Dados, nessa tela o usuário tera a possibilidade de definir a Classificação dos Dados e a Visualização ou Não dos campos que poderão ou não ser vistos pelo usuário, Figura 4. Figura 4. Tela de Gerenciador de LGPD - Dados 2. 1. Classificação dos Dados. Na Tela de Gerenciador de LGPD - Dados o usuário poderá e deverá classificar todos os campos apresentados como SIMPLES, PESSOAL e SENSÍVEL. Para realizar a classificação o usuário deverá clicar sobra a Linha na Coluna Classificação que deseja alterar, será aberto uma Tela de Pesquisa com as opções de classificação clicando sobre a opção o campo será preenchido, ao final para validar as informações deve-se clicar no Botão Gravar para finalizar o processo de classificação. Figura 5. Tela de Gerenciador de LGPD - Dados 3. Telas que Tiveram a Inclusão do Componente do LGPD. Na Tela de Cadastro de Acidente tivemos algumas Abas que foram contempladas com a inserção do componente de LGPD uma vez o componente ativo na tela, seguindo os passos anteriores, as abas a seguir apresentaram os campos anonimizados. 3.1. Aba Informações Gerais:
Neste campo NÃO foi acionado o componente de LGPD devido não haver um consenso sobre a utilização, uma definição concreta sobre o que se deve anonimizado nos campos de Carro e Placa: - Sendo anonimizado ambos os campo este ficaria sem utilização uma vez que com o LGPD ativo não é permitido a manipulação do campo, impossibilitando a apresentação da Tela de Pesquisa de Veículos, que também aguarda uma definição para Ativar ou Não o componente na tela, no momento o campo de Carro e Placa assim como os mesmo campos na Tela de Pesquisa de Veículos estão sem o componente, Figura 1. Figura 1. Tela de Cadastro de Acidentes Aba de Informações Gerais.
No campo de Principal Funcionário Envolvido o componente de LGPD está Ativo anonimizando os dados de Nome e Apelido do funcionário. Uma vez o funcionário selecionado na Tela de Pesquisa de Funcionários o sistema preenche os campos apresentando somente os dados de Chapa/ Código/ Registro do funcionário SEM anonimização, anonimizando os dados de Nome e Apelido já mencionados. Na Tela de Pesquisa de Funcionários deste campo o LGPD também está Ativo apresentando os dados de Nome e Apelido anonimizados, Figura 2. Figura 2. Tela de Cadastro de Acidentes Aba de Informações Gerais. 3.2. Aba Outros:
No campo de Funcionário que atendeu o acidente com o componente de LGPD Ativo está anonimizando os dados de Nome e Apelido do funcionário. Uma vez o funcionário selecionado na Tela de Pesquisa de Funcionários o sistema preenche os campos apresentando somente os dados de Chapa/ Código/ Registro do funcionário SEM anonimização, anonimizando os dados de Nome e Apelido já mencionados. Na Tela de Pesquisa de Funcionários deste campo o LGPD também está Ativo apresentando os dados de Nome e Apelido anonimizados, Figura 3. Figura 3. Tela de Cadastro de Acidentes Aba Outros.
Para Habilitar o campo de Nome Executor/ CPF deve ser preenchido o campo de Ocorrência com uma ocorrência que habilite o campo, o sistema permite a digitação no campo com o LGPD Desativado, após a Ativação do LGPD o campo fica Anonimizado. Mais também impossibilita a Digitação no mesmo. Com o Componente do LGPD Ativo o sistema está Anonimizando o campo de Nome executor/CPF, impossibilitando que o usuário tenha acesso as informação, desta forma também impedindo a digitação no campo, havendo a necessidade de que outro usuário mesmo com o LGPD Ativo tenha a possibilidade de manipular o campo deverá ser liberado a Visualização somente do campo na Tela de Gerenciador do LGPD, apresentada anteriormente, onde deverá ser informado o usuário e quais os campos ele poderá visualizar, Figura 4. Figura 4. Tela de Cadastro de Acidentes Aba Outros. 3.3. Aba Envolvidos:
Uma vez o funcionário selecionado na Tela de Pesquisa de Funcionários o sistema preenche os campos apresentando somente os dados de Chapa/ Código/ Registro do funcionário SEM anonimização, anonimizando os dados de Nome e Apelido já mencionados. Na Tela de Pesquisa de Funcionários deste campo o LGPD também está Ativo apresentando os dados de Nome e Apelido anonimizados, Figura 5. Figura 5. Tela de Cadastro de Acidentes Aba Outros.
No campo de Terceiro com o componente de LGPD Ativo o sistema está mantendo o campo de Código sem anonimização, mas está anonimizando o campo de Nome do terceiro, a Tela de Pesquisa e Identificador, também está apresentando os dados do campo de Nome anonimizado, Figura 7. Figura 7. Tela de Cadastro de Acidentes Aba Envolvidos.
Neste campo NÃO foi acionado o componente de LGPD devido não haver um consenso sobre a utilização, uma definição concreta sobre o que se deve anonimizado nos campos de Carro e Placa: - Como já mencionado neste documento, sendo anonimizado ambos os campo este ficaria sem utilização uma vez que com o LGPD ativo não é permitido a manipulação do campo, impossibilitando a apresentação da Tela de Pesquisa de Veículos, que também aguarda uma definição para Ativar ou Não o componente na tela, no momento o campo de Carro e Placa assim como os mesmo campos na Tela de Pesquisa de Veículos estão sem o componente, Figura 8. Figura 8. Tela de Cadastro de Acidentes Aba Envolvidos.
No campo de Danos no Veículo com o LGPD ativo o sistema irá apresentar o campo de Nome com anodinização. Figura 9. Tela de Cadastro de Acidentes Aba Envolvidos. 3.4. Aba Vítimas:
Também foi incluído no Campo Nome da Vítima o componente do LGPD, uma vez selecionado o código na Tela de Pesquisa de Identificador que também está com o campo de Nome anonimizado, o sistema está preenchendo os campos com dados anonimizados, ao preenche o campo de Observação e clicar com o Enter os dados são replicados no campo inferior também com os dados anonimizados, Figura 10. Figura 10. Tela de Cadastro de Acidentes Aba Vitimas. 3.5. Aba Testemunhas:
Foi incluído no Campo Nome da Testemunha o componente do LGPD, uma vez selecionado o código na Tela de Pesquisa de Identificador que também está com o campo de Nome anonimizado, o sistema está preenchendo os campos com dados anonimizados, ao preenche o campo de Declarações e clicar com o Enter os dados são replicados no campo inferior também com os dados anonimizados, Figura 11. Figura 11. Tela de Cadastro de Acidentes Aba Testemunhas.
Na tela de Despesas no campo de Despesas Pessoais da Vítima o sistema está replicando a informação da Aba de Vítimas já com os dados de Nome da Vítima anonimizados, quando o componente de LGPD estiver Ativo, Figura 12. Figura 12. Tela de Cadastro de Acidentes Aba Despesas. 4. Bloquei de Campos para usuários sem permissão. Devido não haver componentes de LGPD para a inibição dos dados referentes as Abas de Vídeos, Imgens e Anexos, os usuário poderam e/ou deveram controlar o acesso a essas informações usando a Tela de Autoriza usuário às abas do cadastro de acidentes, que pode ser acessada atravéz do caminho Procedimentos auxiliares> Autorização de usuarios às abas do cadastro de acidentes. Nessa tela o usuário poderá definir quem são as pessoas que tem acesso as abas controlando assim o acesso a essas informações, Figura 13. Figura 12. Tela de Cadastro de Acidentes Aba Despesas. |
Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento.
Telefone: (11) 5018-2525.
Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/
#PodeContar
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo