1. Informações gerais

 

Objetivo: 

 

Garantir a busca de NFe dos clientes mesmo que a transportadora não esteja vinculada no arquivo, agilizando a emissão de CT-e's.


Detalhes:

 

  • Módulo: CGS.

    Caminho de acesso: 

    Cadastros > Parâmetros > Integrações de Softwares > nsDocs
    Operacional > Serviços > Manutenção de Serviço
    Operacional > Serviços > Serviço de Frete
    Operacional > Serviços > Emissão de CTe
    Operacional > Baixas > Coleta
    Operacional > Baixas > ACT
    Operacional > Baixas > Coleta



Informações adicionais:

  • Este serviço é independente do DFe, não é possível trabalhar com ambos em execução pois se não haverá uma rejeição da SEFAZ indicando a paralização de consulta durante um período de 1hora.
  • Para utilizar o recurso abaixo, é necessário contratar o módulo "B52 - Integração nsDocs", caso não tenha habilitado ao acessar o menu de configuração apresentará a seguinte mensagem:


 

2. Parametrização


Para que o recurso funcione corretamente, é necessário configurar os dados de integração com o fornecedor.

Navegue até Cadastros -> Parâmetros -> Integrações de Softwares -> nsDocs e insira as informações fornecidas pela nsDocs:



URL: https://api.nsdocs.com.br/v2/

Secret: Token interno fornecido pela nsDocs 
IdBsoft: Código interno fornecido pela nsDocs
Intervalo (minutos): Temporizador para o serviço de consultas do módulo de EST.



Há duas opções de autenticação disponíveis:

  • Utilizando chave: Para essa opção, a chave deve estar cadastrada diretamente no portal da nsDocs. Certifique-se de que o parâmetro esteja desativado para destacar o método "Utilizar Chave". Veja exemplo abaixo:


  • Utilizando a Criptografia do Secret: Se não houver uma API cadastrada no portal, ative o parâmetro para destacar o método "Criptografar Secret". Nesse caso, você precisará informar campos como "Secret", que é um token, e o "Id nsDocs".


3. Funcionamento


Após configurar a autenticação escolhida, ao emitir um CTe nas telas Manutenção de Serviço / Serviço de Frete / Emissão de CTe, clique no ícone de bipagem a partir do código de barras:

.


Um pop-up será exibido para informar a chave de acesso da NFe. Se o documento não estiver registrado em nossas tabelas, adquiridas previamente através da consulta à SEFAZ intermediada pela nsDocs, a seguinte mensagem será apresentada:

.


Se o usuário clicar em "Não", o sistema não tomará nenhuma ação. Se optar por "Sim", o sistema realizará a consulta contratada com a nsDocs e retornará os dados da Nota Fiscal Eletrônica:

.


Nesta tela, é possível adicionar mais NF-es através do botão "Adicionar Notas Fiscais" ao bipar ou preencher o código de acesso do documento. Além de associar os dados à emissão do CTe clicando no botão "Finalizar Consulta". 

Ao clicar neste botão, os dados serão preenchidos automaticamente, conforme exemplo abaixo:


Como as consultas são interligadas entre os sistemas, a partir do momento que consultado pelo Globus já é apresentado no portal da NsDocs:


4. Informações Complementares


É importante destacar que o recurso disponível nas telas de emissão do Conhecimento Eletrônico também está disponível nas telas de baixas, como:


  • Baixa de Coleta:


  • Baixa de ACT:


  • Baixa de Minuta:


Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento. 


Telefone: (11) 5018-2525.

Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/


#PodeContar