Elemento filho ‘dtNascto’ no espaço para nome


Crítica:


'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtPgtos/v_S_01_02_00' apresenta elemento filho 'dtNascto' no espaço para nome 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtPgtos/v_S_01_02_00' inválido. Lista de possíveis elementos esperados: 'cpfDep' no espaço para nome 'http://www.esocial.gov.br/schema/evt/evtPgtos/v_S_01_02_00'.   


Solução:


Para corrigir esta crítica é necessário que todos os dependentes dedutíveis de IR, Salário Família, Assistência Médica, Odontológica e Agregados tenham o CPF preenchido no Cadastro de Dependentes menu:


Cadastros > Funcionários > Dependentes.


Depois de gravar a tela do cadastro de dependentes, será gerada a tabela S2205 no gerenciador.


É esperado também que a Pensionista (caso o funcionário tenha) possua o CPF cadastrado.


Menu: Cadastros > Funcionários > Pensionistas.


Se o funcionário não paga mais a pensão, a aba Suspensão deverá ser preenchida menu: Cadastros > Funcionários > Pensionistas > Aba Suspensão.


Caso ele já tenha todos esses dados no sistema, e a crítica persista, o ideal é acessar o Gerenciador do esocial menu:


Rotinas Auxiliares > eSocial > Gerenciador eSocial, e retifique a última S2205 enviada com sucesso para o funcionário.


Ao retificar o sistema lhe perguntará qual data deseja inserir, o ideal é colocar uma data anterior ao fechamento que está enviando e a partir de 01/01/2024. Por exemplo: A S-1210 com crítica é de 02/2024, ao retificar a minha S2205 eu colocarei a data de alteração 01/01/2024. Você tem a opção de acessar o site do eSocial, e conferir por lá se todos os dependentes estão cadastrados corretamente e com o número do CPF.