Informações gerais
Objetivo: |
Auxiliar na parametrização das restrições de visualização configuradas no Gerenciador LGPD. |
Detalhes: |
|
Informações adicionais: |
O menu gerenciador é onde ficam centralizados os dados mapeados do sistema Globus com classificação pessoal ou sensível. Essas informações devem ser configuradas conforme o mapeamento realizado em cada organização. Além desta classificação de dados, nesta tela é possível restringir o acesso de visualização ao campo de cada tela.
O Gerenciador de LGPD pode ser acessado de duas maneiras:
- Pelo menu LGPD localizado dentro de cada tela que deseja parametrizar (disponível para usuários com perfil administrador ou MANAGER);
- Ou pelo módulo Controle, na aba LGPD > Gerenciador.
Somente após realizar a parametrização de cada tela, módulo por módulo, será possível gerenciar os acessos e a classificação dos campos por tela, de forma centralizada, no módulo de Controle.
O Gerenciador de LGPD tem 3 finalidades:
- Classificar o dado em simples, pessoal ou sensível;
- Gerenciar o acesso ao campo, restringindo ou não a visualização do dado por usuário ou grupo;
- Gerar relatório com todas as telas que já foram ativadas, usuários parametrizados e usuários não parametrizados.
A classificação de categoria do dado (simples, pessoal ou sensível) deve ser avaliada conforme adequação à LGPD de cada empresa, e ajustada conforme a realidade da organização.
Ao acessar o Gerenciador LGPD, você encontrará, no lado esquerdo da tela, três abas: Dados, Visualização e Relatórios. A seguir, explicaremos cada uma delas.
1 - Gerenciador LGPD – Aba: Dados
Nesta tela, a parametrização deve ser feita individualmente, ou seja, tela por tela, aba por aba e campo por campo. É fundamental prestar atenção ao local exato onde cada parametrização deve ocorrer.
Como sugestão, comece classificando os dados — validando ou ajustando suas categorias conforme necessário — e, em seguida, trabalhe na configuração de visualização.
Na classificação dos dados, temos três categorias: simples, pessoal e sensível.
- Ao classificar um campo como simples, o sistema marca automaticamente a opção de visualização, permitindo que todos os usuários com acesso à tela vejam as informações desse campo — afinal, dados simples não requerem restrição de acesso.
- Já os campos classificados como pessoal ou sensível só poderão ser visualizados por usuários que tenham permissão específica para aquele campo; caso contrário, aparecerão com vários asteriscos.
Após classificar todos os campos da tela, clique em gravar para aplicar as alterações.
Importante: Ao gravar a tela, caso a LGPD esteja ativa, o sistema entende que a configuração está em vigor e restringirá automaticamente o acesso a qualquer pessoa que tenha acesso à tela, mas não tenha liberação de visualização configurada na aba Visualização do Gerenciador LGPD.
Restauração Padrão
Se você realizar alguma alteração na classificação de dados de uma tela e quiser reverter ao padrão original definido pelo sistema, existem duas formas de restaurar a configuração anterior:
Ao clicar com o botão direito sobre os dados da tela, as seguintes opções estarão disponíveis:
- Restaurar padrão do item: se um campo foi alterado, ao selecionar esta opção, ele será redefinido para a classificação padrão do Globus.
- Restaurar padrão de todos: nesta opção, todas as alterações realizadas na tela são desfeitas, e todos os campos retornam para a classificação padrão do Globus.
2 - Gerenciador LGPD – Aba: Visualização
Nesta tela, é possível parametrizar a visualização dos campos por usuário ou grupo, definindo exatamente quem pode ver cada informação.
Se acessamos a aba Visualização do Gerenciador LGPD diretamente no módulo Controle, o campo Tela deixará selecionar qual tela desejamos de todas as telas já gravadas que possuem a aba Dados do Gerenciador LGPD configuradas.
E abaixo do campo tela, é possível selecionar o tipo de configuração que desejo fazer, seja por usuário ou grupo. Após selecionar, será habitado para eu pesquisar os campos “Usuário” ou “Grupo” dependendo do que foi selecionado anteriormente.
Por exemplo, se definirmos que a usuária Adriana poderá visualizar apenas os campos chave PIX, tipo de chave PIX, agência, conta e DV da agência marcando o quadrado da coluna “Visualizar”, os demais campos — como banco, tipo de conta, inscrição do favorecido e outros, classificados como pessoal ou sensível — serão exibidos com ***** e ficarão bloqueados para edição, conforme ilustrado na imagem a seguir:
Importante: Por isso, na hora de liberar os acessos, tenha bem definido quais são as tarefas que os usuários devem realizar.
Grid Usuários da Aba Visualização
Além das parametrizações já mencionadas, existem outras funcionalidades que podem auxiliar na configuração.
Na aba Visualização do Gerenciador LGPD, dentro do grid de usuários, logo abaixo do tipo e perfil que escolheu, clique com o botão direito do mouse para acessar as seguintes opções:
- Marcar todos – marca todos os usuários que já foram selecionados anteriormente e que estão sendo apresentados no grid de usuários.
- Desmarcar todos – desmarca todos os usuários do grid que estão sendo apresentados no grid de usuários.
- Excluir usuário – exclui as visualizações alteradas para o usuário marcado e este usuário volta à visualização padrão Globus.
- Excluir usuários selecionados – exclui todas as visualizações alteradas para os usuários selecionados e eles voltarão às visualizações padrão Globus.
Grid Visualização da Aba Visualização
No grid Visualização, logo abaixo do grid de usuários, as opções abaixo estarão disponíveis somente quando houver mais de um usuário listado no grid de usuários:
- Copiar acesso para todos os usuários - Será copiada a classificação e a visualização do campo no grid Visualização que estiver selecionado, isso será aplicado para todos os usuários que estiverem no grid "usuários".
- Copiar todos os acessos para todos os usuários - Será copiado todas as parametrizações do grid “Visualização” do usuário selecionado no grid "Usuários" para todos os usuários que estiverem no mesmo grid (Usuários).
- Copiar acesso para todos os usuários selecionados - Será copiada a classificação e a visualização do campo no grid Visualização que estiver selecionado. Ao clicar nessa opção, abrirá uma outra tela onde será possível selecionar para quais usuários você deseja copiar a classificação e visualização selecionada.
- Copiar todos os acessos para todos os usuários selecionados - Será copiado todos os acessos do usuário selecionado no grid "Usuários". Ao clicar nessa opção, abrirá uma outra tela onde será possível selecionar para quais usuários você deseja os acessos do Usuário selecionado.
- Exportar grid para Excel – Exporta as informações do grid para o Excel.
3 - Gerenciador LGPD – Aba: Relatórios
Na aba “Relatórios” do Gerenciador LGPD, é possível personalizar um relatório com todas as telas que já foram parametrizadas, quais usuários estão com alguma classificação na tela selecionada e quais usuários ainda não foram classificados.
Para gerar as informações desejadas, selecione uma das quatro opções em Visualizar Abaixo: “Telas já classificadas”, “Telas não classificadas”, “Usuários parametrizados” ou “Usuários não parametrizados”. Ao escolher uma dessas opções, o sistema exibirá no grid inferior os dados correspondentes à seleção feita.
Se você clicar com o botão direito do mouse no grid exibido, poderá selecionar a opção Exportar para Excel.
Se preferir ter uma visão mais ampla, utilize o campo Listagem de usuários, escolhendo entre as opções “Usuários parametrizados”, “Usuários não parametrizados” ou até mesmo trazendo os usuários inativos. Em seguida, clique no botão Relatório. Os dados serão apresentados de acordo com os campos que você incluir na Lista de Campos — lembre-se de que os gráficos e as métricas são gerados com base nesses campos, portanto, tenha atenção ao escolher as informações que deseja visualizar.
Após selecionar os campos desejados, você poderá acessar as opções de gráficos e personalizar a visualização. Se quiser adicionar mais gráficos, clique com o botão direito do mouse sobre o campo Métricas, selecione Add New Measure e escolha o campo e o tipo de cálculo que preferir.
Concluída essa etapa, basta navegar pelas abas na parte inferior para visualizar os dados. No exemplo da imagem abaixo, vamos exibir a quantidade de usuários já parametrizados e o nome das telas em que isso ocorreu.
Observação: Na parte superior da tela, é possível exportar esses gráficos para arquivos com extensão .mdc, planilhas no formato .cvs ou Excel.

Se algum auxílio ou esclarecimento for necessário, conte conosco através de nossos canais de atendimento.
Telefone: (11) 5018-2525.
Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/
#PodeContar
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo