Ao entrar na tela de gerenciamento, verifique se o evento R-1000 foi enviado com sucesso


Caso ainda não tenha enviado a R-1000, faça os processos para envio da mesma, antes de prosseguir.


R-2010 – serviços tomados


Nesta aba irão aparecer todas as notas fiscais de entrada lançadas no sistema que tenham retenção de INSS ou que no lançamento tenha sido utilizado um tipo de despesa, associada a um tipo de serviço obrigatório no EFD-Reinfnos livros de ISS ou ICMS:


As notas que estão destacadas em vermelho, são notas que estão com alguma divergência no lançamento e que impedirá a validação da mesma pelo EFD-Reinfpor exemplo a nota 103 do fornecedor 4486:


É uma nota que tem o tipo de serviço obrigatório para o EFD-Reinf,mas não tem informações de base de cálculo, alíquota e valor de INSS informada no documento.


Nestes casos deve-se analisar os documentos e corrigi-los caso seja necessário:


- No caso de alteração na base de calculo, alíquota e valor de retenção:

Deve-se corrigir o lançamento de origem, se for uma nota de origem ESF, entrar no lançamento da nota e alterá-la, se for uma nota de origem em outro módulo deve-se desfazer a integração acertar o lançamento e integrá-la novamente.


- No caso de não ter o tipo de serviço associado com o tipo de despesa:

Basta entrar no cadastro do tipo de despesa e gravar um tipo de serviço no campo (EFD-Reinf - Classificação de Serviços Prestados), consultar novamente a tela de conferencia e liberação que a nota já estará correta.


- No caso de não ter o tipo de despesa no lançamento:

Basta entrar no cadastro do material avulso utilizado e na aba dados para integração cadastrar um tipo de despesa, Feito isso, consultar a tela de conferencia e liberação novamente que a nota já estará correta.


Para as notas que estão em vermelho, o sistema não permite selecioná-la,enquanto não estiver com as informações básicas obrigatórias preenchidas. Mas também não o impedem de enviar as outras notas para o EFD-Reinf,portanto, caso a nota esteja correta e não existir realmente o INSS retido, deixe-a como está, pois ela não será enviada, mas permanecerá aparecendo na tela de conferencia dessa competência.


As notas que estão ok podem ser selecionadas, com o botão direito do mouse temos opções:


-marcar todos;

-desmarcar todos;

-marcar todos do mesmo fornecedor;

-desmarcar todos do mesmo fornecedor.


Após selecionar as notas que deseja, clique em processar:


Irá aparecer a mensagem abaixo e os documentos ficaram marcados como processados:












*Conforme informado anteriormente, o documento que está com crítica não habilita a seleção.


Os documentos que ficaram como processados, são os documentos que estão prontos para serem enviados posteriormente ao EFD-Reinf.


Importante– neste primeiro momento, deve-se fazer a conferencia dos documentos e processar os documentos conferidos e não enviá-los ainda, pois até o final do mês pode ser lançadas novas notas fiscais para estes fornecedores e o EFD-Reinf só aceita um envio de lote de notas por fornecedor, ou seja, as notas precisam ser agrupadas e enviadas um único evento R-2010 para cada fornecedor. 


Por exemplo: Caso envie um evento R-2010 para o fornecedor X, no dia 25/05 para o EFD-Reinf e no dia 26/05 seja lançado mais notas para o mesmo fornecedor, terá que ser feita uma retificação deste envio de 25/05, o que sabemos que retificação não é viável para a empresa. Por isso, nossa orientação é que espere o fechamento do mês, e só depois de ter a certeza que todas as notas estão no sistema é que deve ser feito o envio dos eventos efetivamente, até porque o prazo final para o envio é no dia 15 do mês subsequente à competência.


R-2020: Serviços Prestados


– O processo de forma de busca dos documentos são os mesmos que a R-2010, ou seja, irão aparecer na tela todas as notas fiscais de saída lançadas no sistema, que tenham retenção de INSS ou que no lançamento tenha sido utilizado um tipo de receita, associada a um tipo de serviço obrigatório no EFD-Reinf,nos livros de ISS ou ICMS.


A partir daí deve-se fazer a conferencia das notas, seguindo os mesmos procedimentos acima, as notas que estiverem com crítica devem ser corrigidas na origem, caso não seja necessário a correção podem permanecer como estão, que não serão enviadas e não impedirão o envio das outras notas para o EFD-Reinf.


Uma vez processada a nota na tela, ela permanece processada, portanto ao entrar novamente na tela em outro dia, todas as notas processadas anteriormente continuarão processadas, o que permite que essa conferencia seja feita diariamente até o fechamento mensal.