1. Informações Gerais
Objetivo: |
Demonstrar os procedimentos para apuração do ICMS no módulo de Escrituração Fiscal do Globus. |
Detalhes: |
Registro De Apuração ICMS > Manutenção do Cadastro |
Informações Adicionais: |
|
2. Cadastro de Históricos de Apuração
O cadastro de histórico de apuração do ICMS define o tipo de ajuste a ser realizado na apuração do imposto, como débitos ou créditos não originados em documentos fiscais, estornos e deduções. Selecione as opções necessárias se o ajuste for específico, como diferencial de alíquota ou crédito outorgado..
O cadastro do histórico é feito em Cadastros >Apuração do ICMS >Histórico de apuração Globus

2. Emissão Do Livro de Apuração do ICMS
Informar empresa, filial, período e marcar as opções necessárias. Ao clicar em "atualizar valores" o sistema busca automaticamente os valores de ICMS destacados nos documentos de entrada e saída e atualiza os valores fiscais direto para o livro de apuração do ICMS:
A emissão do Livro de Apuração do ICMS é feito em Registro De Apuração ICMS > Emissão

Na opção "Visualizar", o sistema gera o relatório de Apuração do ICMS com o valor já apurado, calculado a partir dos documentos de saída (débito) e entrada (crédito).

3. Informação de Ajustes, Estorno e Deduções na Apuração do ICMS
Após a atualização dos valores eles irão aparecer na manutenção de cadastro e se precisar lançar ajustes na apuração é através dos históricos na tela de Manutenção do Cadastro. Para inserir um ajuste ou estorno na apuração do ICMS, clique com o botão direito do mouse na linha dentro da aba correspondente para os valores de débito ou de credito e selecione "incluir". Neste exemplo, vou incluir um outro valor de débito.
O acesso a tela de manutenção do cadastro é feito em Registro De Apuração ICMS > Manutenção do Cadastro.

Irá habilitar uma tela para informar o histórico correspondente relacionado ao valor de ajuste débito que será inserido na apuração. Para confirmar, selecionar em "incluir"

Conforme for inserindo os valores de ajustes ou estornos de credito, o valor final do débito na apuração é atualizado, somando-se ao total do ICMS de origem por documentos fiscais de saída (campo "Somas").

Para inserir um estorno de crédito, o mesmo procedimento: clique com o botão direito no campo de estorno, selecione "incluir", e informe o histórico e o valor do estorno e irá compor o valor do débito final.

O mesmo procedimento também se aplica para inserir ajustes e estornos de débito nos créditos ou as deduções no cálculo final do ICMS na aba "Apuração do saldo". Ao final, será apresentado o imposto a recolher (se o débito final for maior que o crédito final) ou o saldo credor a ser transferido para o mês seguinte (se o crédito final for maior que o débito final). Para confirmar os dados da apuração do ICMS, selecionar a opção "Gravar"

Caso queira inserir mais de um ajuste, estorno ou dedução, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção "Incluir". É possível também alterar o valor ou exclui-los.

Ao atualizar os valores, o livro de apuração do ICMS exibirá a apuração com os dados completos.

Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo
