1. Informações Gerais

 

Objetivo:

 

Cadastro e manutenção de um agendamento para geração automática de EDI's.

 

Detalhes:


  • Módulo: CGS (Cargas)

 

  • Acessos Globus: 

  

Cargas (CGS) à EDI Proceda à Agendamento

 

 

Informações Adicionais:

 

 


 

2. Geração de EDI -  Agendamento

 

A geração do EDI pode ser realizada através de um agendamento, desta forma, no período determinado a geração de arquivos ocorrerá automaticamente.

Para cadastrar um agendamento, existem alguns tipos que serão descritos nos itens a seguir.

 

 

2.1. Geração de EDI - Passos

 

Serão descritos a seguir, passos necessários para a configuração de um agendamento.

 

 

Passo 1: No módulo Cargas, acesse a sequência de menus EDI Proceda à Agendamento.

 

 

 

 

Passo 2: Na tela apresentada, (1) acione o botão ‘+’ para começar o cadastro de um novo item, em seguida, preencha (2) o campo ‘Descrição com o título do agendamento.

 



Passo 3: Selecione o (3) layout referente ao EDI que será gerado. Em seguida, preencha o campo (4) Vigência, referente a data de início deste agendamento. O campo ‘Tipo EDI’ será preenchido automaticamente.

 


 


 

ABA Filtros


Passo 4: Na mesma tela, aba ‘Filtros’, selecione as informações dos seguintes campos.

 

 

 

  • (1) Empresa, (2) Filial, (3) Garagem;

 

  • (4) Usuário: A geração de arquivos definida no agendamento irá ser iniciada apenas se o usuário selecionado aqui, estiver logado no módulo Cargas.

 

  • (5) Filtrar por (Período): Selecionar o período que deve ser considerado no filtro dos documentos existente para geração do arquivo xml. 

 

  • Ex1. Quando seleciono ‘Semanal’ significa que na data agendada na aba ‘Agendamento’, será gerado EDI como todos os documentos da semana.

 

  • Caso tenha selecionado o período ‘Dia’, selecionar a quantidade de dias retroativos para busca do arquivo.


  • Ex2. Sendo hoje dia (10/07), caso informe ‘2 dias’, serão considerados no filtro dos documentos os gerados nos dias 09/07 e 10/07. 

No dia seguinte (11/07), serão considerados os documentos gerados em 10/07 e 

11/07.


  • Para a área ‘Opções’, considerar as definições abaixo:


 



 

Agendamento Ativo: Permite que o agendamento comece a ser executado, a partir das demais configurações definidas. Quando desmarcado, interrompe o agendamento, independente das demais configurações.

 

 

Não considerar histórico na geração: Ao selecionar esta opção, os documentos já gerados em outro EDI, serão incluídos novamente nos novos EDI’s.

 

Ex. Ao gerar um EDI em 01/01/2001 foi incluída a Nota 001. Se eu gerar o EDI novamente em 02/01/2001 a Nota 001 será incluída novamente.

 

Quando não selecionado, apenas novos documentos, que ainda não foram incluídos em outros EDI’s, serão considerados. 


Ex. Ao gerar um EDI em 01/01/2001 foi incluída a Nota 001. Se eu gerar o EDI novamente em 02/01/2001 a Nota 001 não será mais considerada porque já foi incluída em um EDI no dia anterior.

 

Considerar: [Documento = Nota Fiscal] [ Arquivo = EDI gerado pelo agendamento]

 

 

Exibir apenas novas ocorrências na geração do arquivo (Apenas layouts OCOREN): Quando este parâmetro estiver marcado, para cada geração, serão consideradas apenas novas ocorrências inseridas, não apresentado o histórico anterior.

Quando desmarcado, o arquivo será gerado quando inserida nova ocorrência, listando também as ocorrências anteriores para aquele documento.

 

 



ABA Clientes


Passo 5:  Na aba ‘Clientes’, será possível informar para quais clientes deverão ser gerados os arquivos EDI’s. 

Se a geração do arquivo for para todos os clientes, selecionar a opção (1) Enviar para todos os clientes (Correntistas/Esporádicos).

Se existirem clientes específicos, inserir essas informações através do filtro (2) Código | CNPJ/CPF/CEI


 




Importante: Será gerado um arquivo EDI para cada cliente relacionado no grid acima.



 

ABA Agendamento


Passo 6:  Na aba ‘Agendamento’, será possível selecionar filtros para (1) Frequência da geração.

 

  • Na aba ‘Filtros’ foi selecionado o período para filtro dos documentos. Na frequência, determinaremos com que frequência aqueles documentos filtrados serão gerados.

 

  • Caso seja necessário gerar EDI’s para outros layouts, além do principal informado na aba ‘Filtros’, informar em (2) Layout. 

 

 



ABA Arquivos


Passo 7: A definição do local para onde os arquivos serão enviados, após geração via agendamento, poderá ser realizado das maneiras abaixo. As opções abaixo podem ser combinadas entre si.

 

Passo 7.1

Geração de arquivo local

Passo 7.2

Geração de arquivo webservice

Passo 7.3

Geração de arquivo - FTP

Passo 7.4

Geração de arquivo - SFTP

Passo 7.5

Enviar cópia – E-mail

 

 




 




Passo 7.1: Para geração de arquivo local, selecione a opção (1)Gerar Arquivos’ e informe no campo (2) Caminho o local onde os EDI’s gerados deverão ser gravados. Em seguida, acione o botão ‘+’.

 

 

 

 

Passo 7.2: Para geração de arquivo Webservice, selecione a opção (1) ‘Web Service’ e informe no campo (2) Endereço, o web service onde os EDI’s gerados deverão ser gravados. Em seguida, acione o botão ‘+’.

 


 

 

Passo 7.3: Para geração de arquivo via FTP, selecione a opção (1) ‘Salvar em FTP’ e preencha as informações de (2) Endereço, (3) Porta, (4) Usuário, (5)Tipo, (6) Senha, (7) Diretório onde os EDI’s gerados deverão ser gravados. Em seguida, acione o botão ‘+’.

 

 

 

 

Passo 7.4: Para geração de arquivo via SFTP, selecione a opção (1) ‘Salvar em SFTP’ e preencha as informações de (2) Endereço, (3) Porta, (4) Usuário, (5) Senha, (6) Diretório onde os EDI’s gerados deverão ser gravados. Em seguida, acione o botão ‘+’.

 


Passo 7.5: Para envio de EDI’s via e-mail, selecione (1) Enviar por e-mail, informe os (2) Destinatários e em (3) Assunto, preencha o assunto que será apresentado nos e-mail enviados.

O envio de EDI’s via e-mail será detalhado no tópico ‘2.2.Geração de EDI – E-mail’ via e-mail’.


 


Importante: Para envio via e-mail, além das configurações acima, devem ser observadas as configurações adicionais descritas em '2.2 Geração de EDI – E-mail – Configurações Adicionais’.


  

 

2.2 Geração de EDI – E-mail – Configurações Adicionais

 

Para que os EDI’s gerados sejam enviados por e-mail, caso essa opção seja escolhida no agendamento, deve-se observar se as configurações adicionais estão corretamente selecionadas.

Os e-mails poderão ser enviados utilizando o ‘E-mail Geral Globus’ ou o ‘E-mail de Usuário’.

 

 

2.2.1  E-mail Geral Globus

 

Para essa opção, o envio do e-mail utilizará endereço geral do Globus como remetente. Para isso deve-se configurar o e-mail cadastrado, além do parâmetro relacionado.

 

  • A configuração deste endereço pode ser realizado em ‘Módulo Controle à Parâmetros à Configurações à Aba ‘Configuração e-mail Globus’:

 

 


 

 

  • O parâmetro abaixo deve estar marcado. Pode ser acessado em ‘Módulo Cargas à Cadastros à Parâmetros à Sistemas:


 



2.2.2 E-mail Usuário

 

Para essa opção, o envio do e-mail utilizará o endereço de um usuário específico como remetente. Para isso, deve-se configurar o e-mail deste usuário, de acordo com a imagem abaixo, além do parâmetro relacionado.

 

  • A configuração deste endereço pode ser realizado em ‘Módulo Controle à Acessos à Usuários à Cadastros, Aba E-mail’:

 

 

 

 

  • O parâmetro abaixo deve estar desmarcado. Pode ser acessado em ‘Módulo Cargas à Cadastros à Parâmetros à Sistemas:

 

 

 

  • Importante: A configuração de e-mail indicada neste item, deve ser realizada para o mesmo usuário que foi relacionado no agendamento, de acordo com a imagem abaixo.