COMO GERAR OS ARQUIVOS DE RECEITA E VIAGEM PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS COM A EMTU*

Modificado em Qui, 22 Ago na (o) 10:13 AM

Toda empresa operadora do transporte coletivo intermunicipal atendida pela EMTU deve fazer a prestação de contas através do envio de arquivos contendo informações operacionais e financeiras, conforme abaixo:

Demonstrativo 01 - (Informações operacionais)

Registro tipo “V” – Viagens 

 

Demonstrativo 03 - (Informações sobre receita operacional)

Registro tipo “R” – Receita

 

 

 

Parametrização para gerar os arquivos de receita e viagem

 

Para que seja possível integrar os arquivos do tipo “R” receita e “V” viagem o usuário precisa informar o código do órgão concessor referente a EMTU no cadastro da linha, associar o código do tipo de passagem a seção da linha, criar os agrupamentos das modalidades de pagamento e o código de tipo de veículo de acordo com a tabela fornecida pela EMTU.


 

 

Cadastro de linhas

 

No cadastro de linhas o usuário deve informar o código da EMTU no campo “Órgão Concessor” e caso a linha seja circular deverá definir a classificação do sentido.

 

Menu: Cadastros\Tráfego\Linha

 


 

 

Tipo de passagem

 

Para o arquivo de receita (registro tipo R) o usuário precisa parametrizar os tipos de passagem conforme tabela definida pela EMTU.

 

Na tela de seções da linha o usuário deve colocar o código EMTU correspondente ao código de cada seção cadastrada no Globus.

Exemplo: Conforme imagem a seguir, no Globus a seção “1 – TARIFA INTEGRAL (SEÇÃO DIRETA)” deve ser relacionada ao código 100 da EMTU.

Observação: Caso a empresa utilize a importação de arquivo texto da Prodata com identificação da origem das integrações com trilho, então o usuário deverá informar também o campo “Integração EMTU”.

Menu do módulo de Tráfego: Linhas>Seções da linha


 

 

Modalidades de pagamentos

 

Para o arquivo de receita (registro tipo R) o usuário precisa parametrizar as modalidades de pagamento conforme tabela definida pela EMTU.

O usuário precisa criar um agrupamento para cada modalidade de pagamento. Esses agrupamentos devem ser criados no tipo de agrupamento “058 – Prestação de contas EMTU“.

Exemplo: Conforme imagem a seguir, no Globus o tipo de pagamento “1-Pagante” foi associado ao código “1 – Dinheiro” que utiliza a modalidade 1 da EMTU.

Observação: Além de criar um agrupamento para cada modalidade o usuário precisa também criar um agrupamento associando todos os tipos de pagamento para que o sistema calcule o total de passageiros. 

Menu: Cadastros>Agrupamentos>Tipo de pagamento

 

 

Na tela “EMTU Arrecadação” o usuário deve associar os códigos referentes ao órgão concessor, passageiros, transferência e comum, onde:

  • No campo EMTU deve informar o código do órgão concessor correspondente;
  • Nos campos Passageiros, Transferência e Comum deve informar os agrupamentos correspondentes.

 

Menu: Lançamentos>Geração de arquivos>EMTU Arrecadação

Menu: Lançamentos>Geração de arquivos>EMTU Arrecadação>clicar no botão invisível ao lado do botão Saída>aba Parâmetros 1

 

Tipo de veículo

 

Para o arquivo de viagens (registro tipo V) o usuário precisa parametrizar os tipos de veículos conforme tabela definida pela EMTU.

 

Na tela EMTU Arrecadação o usuário deve colocar o código EMTU correspondente ao código de cada tipo de veículo cadastrado no Globus.

Exemplo: Conforme imagem a seguir, no Globus o tipo de veículo “3 – Ônibus Urbano” deve ser relacionado ao código 001 da EMTU.

Menu: Lançamentos>Geração de arquivos>EMTU Arrecadação

 

Menu: Lançamentos>Geração de arquivos>EMTU Arrecadação>clicar no botão invisível ao lado do botão Saída>aba Tipo de veículo

 

 

 

 

Gerar o movimento

 

Na tela EMTU Arrecadação o usuário gera as informações referente aos arquivos de receita e viagem com base nas parametrizações mencionadas anteriormente e nas guias gravadas. 

Observação: Deixar o parâmetro “Ocorrências” marcado caso precise gerar as informações lançadas na tela de lançamento de ocorrência.

Menu: Lançamentos>Geração de arquivos>EMTU Arrecadação

 


 

 

Gerando os arquivos de remessa

 

Na tela EMTU Arquivo de remessa o usuário gera os arquivos a serem enviados a EMTU definindo o diretório onde serão salvos, além de informar o próximo sequencial a ser utilizado. Veja a explicação dos campos abaixo:

  • Empresa: Empresa em que as guias foram gravadas;
  • Código da empresa na EMTU: Código que identifica a empresa na EMTU;
  • Código da Região metropolitana: Código que identifica a região de acordo com a tabela a baixo:

Menu: Lançamentos>Geração de arquivos>EMTU Arquivo de remessa

#IA

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo