Informações gerais
Objetivo: |
Tomadores de Serviços - Cadastro / Importação NF/SEFIP Cód.150. |
Detalhes: |
|
Informações adicionais: |
Tomadores de Serviço - Gerar o arquivo SEFIP
O intuito deste material é facilitar o dia a dia do cliente no cadastro e alocação de Tomadores de Serviço.
Itens abordados:
Conceito Quem é o tomador do serviço? É a relação criada entre uma empresa que presta o serviço (prestadora) e outra que utiliza os serviços desta empresa (tomadora), sendo o empregado vinculado à empresa prestadora do serviço. Parâmetros e suas definições No cadastro de parâmetros precisamos definir qual a divisão a ser utilizada para o sistema reconhecer o tomador de serviço. No menu Cadastros > Cadastros Auxiliares > Parâmetros Gerais > Aba Outros, vamos informar esta situação e assim classificar como deve ser a parametrização.
Nesse menu temos que definir qual divisão iremos utilizar no cadastro de tomador que pode ser por Área, Depto, Setor ou Seção. De acordo com a definição temos que cadastrar uma divisão para tomador e associar para o funcionário através do histórico salarial. No menu Cadastros > Cadastros Gerais > Definição do Tomadores de Serviço, é necessário criar uma Vigência, definir o mesmo tomador da tela anterior e gravar para que seja criado um histórico.
Cadastro de Tomador Para cada novo tomador de serviço tem que ser cadastrado uma nova divisão e vinculado ao cadastro do tomador, não é permitido utilizar a mesma divisão para mais de um tomador. Mais um detalhe importante além dos tomadores é necessário ter pelo menos um tomador com o nome da sua empresa, se entender necessário deverá cadastrar um para cada filial. Através do menu Cadastros > Cadastros Gerais > Tomadores de Serviços, iremos cadastrar todos os tomadores em que a empresa presta serviço.
Lembrando que a divisão associada não ficará disponível para ser utilizada em outro tomador. Se você tem uma ou mais empresa na mesma base de dados dentro Globus e esta não tem Tomador de Serviço, é necessário associar esta(s) empresa(s) sem tomador no meu Cadastros > Cadastros Gerais > Empresas/Filiais que não possuem tomador. Após cadastrar o tomador de serviço é necessário vincular ele ao funcionário que irá trabalhar no tomador, este vinculo é através do histórico salarial, conforme exemplo abaixo estamos vinculado a mesma divisão associado no cadastro do tomador. Outra forma de associação porem esta é feito mensalmente de acordo com o período trabalhado no tomador de serviço, é através do menu “Alocação de funcionários por tomador”. Cadastro de Retenção de Notas Fiscais Após tudo parametrizado é necessário lançar as notas de retenção ou importa-las desde que gerada através dos módulos de fretamento ou contas a receber. Para importação é necessário vincular o código do fornecedor ao tomador de serviço na aba clientes. Após vincular o Fornecedor ao cadastro do tomador de serviço podemos realizar a importação das Notas Fiscais geradas no modulo de Fretamento ou Contas a Receber. Para isso vamos acessar o menu Rotinas Auxiliares > Importação Retenção NFs (FRE/CRC) / Tomadores. SEFIP – Código 150 Para a geração da SEFIP o código de recolhimento passa a ser 150, pois se trata de tomador de serviço/obra. |
Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento.
Telefone: (11) 5018-2525.
Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/
#PodeContar
#IA