Objetivo: |
Apresentar informações sobre como realizar a conferência do RAT e do RAT ajustado com e sem agente nocivo especial. |
Detalhes: |
|
Informações adicionais: |
RAT Diferenciado - Agentes Nocivos – Configurações no sistema A finalidade do RAT é custear os benefícios concedidos e o tratamento dos empregados que sofreram acidentes ou que são portadores de doenças adquiridas no trabalho, em que o percentual da alíquota é aumentado conforme o grau de riscos que podem afetar a saúde do trabalhador. Nesse caso, a porcentagem fica da seguinte forma: • companhias em que as atividades gerem risco mínimo deverão contribuir com a alíquota de 1%; • empresas cuja função apresente risco médio deverão arcar com a alíquota de 2%; • empresas cuja atividade leva ao risco grave deverão contribuir com a alíquota de 3%. Além disso, nos casos em que a exposição a agentes nocivos garanta o direito de aposentadoria especial, as alíquotas aumentam para 6%, 9% e 12%, de acordo com o tempo de contribuição que dá o direito a esse modelo de aposentadoria. Também pode ser reduzida se a organização implementar boas práticas para promover a Segurança e Saúde no Trabalho (SST), devido à aplicação do Fator Acidentário de Prevenção (FAP), que atua como agente de multiplicação para o RAT, variando de 0,5% a 2%, considerando os resultados da empresa sobre questões de SST. Para acessar as informações do cadastro do RAT no sistema é necessário ir ao menu: Passo 1: Cadastros>> Cadastros Auxiliares >> Parâmetros Gerais>> Aba: Códigos Oficiais: Acid. de Trab: 3,00 Acid. de Trab eSocial: 3,00 Observe que em destaque a empresa de exemplo está com RAT- Risco acidente de trabalho em 3%.
No sistema em outro menu temos o cadastro do FAP:
Passo 2: Cadastros>> Cadastros Auxiliares >> Parâmetros do FAP: Empresa: Selecionar o código da empresa. Tipo de Cadastro: Selecionar o cadastro se foi feito por empresas/filial Vigência: Consultar a vigência desejada que esta conferindo a Folha. Neste cenário de exemplo o RAT é 3% e FAP 1,6107 Logo o resultado= 3 * 1,6107 = 4,8321 Rat ajustado. Se na sua empresa houver agentes nocivos com categorias especiais este cálculo terá alteração. Porém, caso o trabalhador seja exposto a agentes nocivos que resultem em aposentadoria especial, as alíquotas aumentam em 6%, 9% ou 12%. A aplicação do acréscimo varia de acordo com o período contributivo que permite esse modelo de aposentadoria: Passo 03: Função com agente nocivo especial: Este cadastro pode ser feito no módulo: Folha de Pagamento e Recursos humanos: Folha: Menu: Cadastros>> Cadastro de Função: RH: Segurança>> Agente Nocivo>> Agente Nocivo por Filial/ Função Aba: Dados Principais: % Acidente: 3,00 (Empresa exemplo) Aba: Agente Nocivo: Início da Vigência: Selecionar a vigência desejada. Agente Nocivo (para Sefip): Neste exemplo o percentual na folha será 12% pois está na ocorrência 02 da Sefip: Passo 04:
Conferência do Resumo Gerencial de um trabalhador com este agente nocivo associado na Função: Exemplo: Menu: Relatórios>> Relatórios Legais>> Resumo Gerencial: Empresa: Gil Rat Ajustado: 3* 1,6107 = 4,8321 Salário Contribuição Empresa: 2.303,12 * 4,8321% = 111,28 - Acidente de trabalho Salário Contribuição Empresa: 2.303,12 * 12% = 276,37 - Acidente de trabalho Ag. Nocivo. Neste exemplo o total do acidente de trabalho deste colaborador será de 111,28 + 276,37= Total = 387,65. |
Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento.
Telefone: (11) 5018-2525.
Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/
#PodeContar
#IA