Tela de parâmetros para ativar LGPD no sistema

 

Acesso à tela – Acesse o módulo de controle: Menu Acesso > Usuários > aos Menus e localize o módulo controle. Este menu só será apresentado ao usuário MANAGER do sistema. Selecione o usuário que deseja que visualize o menu de parâmetros LGPD e dê a permissão nesta tela.

  

Por se tratar de um menu do módulo Controle, apenas usuários marcados como administradores que podem ter acesso ao módulo e consequentemente ao menu LGPD - Parâmetros

 


A tela de parâmetros será a responsável por ativar ou desativar a visualização da adequação à LGPD no sistema.


CTR > LGPD > Parâmetros

 

Passo 1: Clique em ativar LGPD e informe a data a partir da qual deseja visualizar a adequação no sistema (o sistema só aceita a data atual ou posterior, não aceita data retroativa).

 

Grave a informação.



O grid “Telas já Classificadas” será explicado mais adiante neste documento.


Tela de Cadastro de Fornecedores 

 

Todos os campos que foram identificados como pessoal ou sensível em relação à PF (Pessoa Física) são campos que a partir da data informada no parâmetro explicado no tópico anterior poderão ser visualizados ou não, de acordo com sua classificação.

 

Se, selecionado um cadastro de PF, não será possível visualizar nenhum dos campos classificados como pessoal ou sensível dessa tela, e também não será possível fazer nenhuma alteração nesses campos:

 

Aba –  Endereço:



Aba –  Contatos:



Aba Internet:



Aba – Documentação:



Aba – Conta Corrente:



Para os botões de pesquisa dependendo da informação apresentada no grid, o sistema também ocultará as informações de PF.



Todas as informações referentes à PJ (Pessoa Jurídica) serão visualizadas normalmente, porém as informações de PF estarão ocultas e não poderão ser alteradas.


Exemplo de cadastro de CNPJ:

 

Aba Endereço: Por se tratar de um cadastro de CNPJ será possível visualizar todas as informações dessa aba.


*dados fictícios                                                                                                                           


Aba Contato – sempre ficará oculta, mesmo o cadastro sendo de PJ, pois entendemos que os contatos cadastrados nessa tela sempre serão PF.



Aba – Internet: Sempre ficará visível.



Aba – Documentação: Sempre ficará visível.


 

Aba Conta Corrente - caso esteja cadastrado um CPF nesta aba, as informações ficarão ocultas.



Menu LGPD 

  

A tela de cadastro de fornecedor passa a ter um menu LGPD.
 


Este menu será visualizado apenas para o usuário que tiver este acesso liberado no módulo CTR (mesmo procedimento informado no início do documento para a tela de parâmetros, porém esse menu em como descrição o nome Gerenciador – o MANAGER libera o menu CTR > LGPD > Gerenciador para o usuário que será o responsável por permitir que outro usuário consiga ou não visualizar as informações dessa tela – neste caso pode ser qualquer usuário que tenha a tela de cadastro de parâmetros liberada).


Neste menu o usuário responsável poderá mudar a classificação e a visualização de cada campo da tela que tenha a adequação da LGPD.



Nessa tela vão aparecer todos os campos que têm a classificação e visualização da LGPD e o usuário consegue gerenciar todas essas classificações, alterando de acordo com o usuário.

 

Na classificação dos dados temos:

 

SIMPLES, PESSOAL e SENSÍVEL

 

Alterando a classificação do campo para simples, automaticamente a visualização fica marcada na opção visualização e TODOS os usuários que têm acesso a essa tela poderão visualizar o dado deste campo, pois um dado simples não é um dado que precise ser oculto.



 

Sempre que fizer uma nova classificação é necessário fechar a tela de cadastro de fornecedor e abri-la novamente.



Conforme imagem acima ao mudar a classificação do campo para SIMPLES, o usuário consegue ver a informação gravada neste campo, mesmo se tratando de um cadastro de PF.

 

Mas é possível não mudar a classificação, apenas a visualização e nesse caso será por usuário:



Usuário PRAXIO:



Habilitei o campo Razão Social para o usuário PRAXIO e agora este usuário ao acessar a tela consegue visualizar este campo, mesmo ele continuando com classificação de ser um dado pessoal.


Usuário MANAGER



Já o usuário MANAGER não consegue visualizar a informação do campo, pois eu só habilitei a visualização para o usuário PRAXIO.


Na tela de gerenciador, na opção dados, com o botão direito do mouse, temos as opções:

 

Restaurar padrão do item – se foi alterado, ao selecionar essa opção o campo volta à classificação padrão Globus.

 

Restaurar padrão de todos – nesta opção todas as alterações feitas nessa tela são desfeitas e voltam à classificação padrão Globus.



Na opção visualização, no grid usuários com botão direito do mouse temos as opções:



Marcar todos – marca todos os usuários do grid.

 

Desmarcar todos – desmarca todos os usuários do grid.

 

Excluir usuário – exclui as visualizações alteradas para o usuário marcado e este usuário volta à visualização padrão Globus.

 

Excluir usuários selecionados – exclui todas as visualizações alteradas para os usuários selecionados e eles voltarão às visualizações padrão Globus.


No grid Visualização, temos as opções abaixo apenas quando temos mais de um usuário no grid usuários:



- Copiar acesso para todos os usuários - Será copiada a classificação e a visualização do campo no grid Visualização que estiver selecionado, isso será aplicado para todos os usuários que estiverem no grid "usuários".

 

- Copiar todos os acessos para todos os usuários - Será copiado todos os acessos do usuário selecionado no grid "Usuários" para todos os usuários que estiverem no mesmo grid (Usuários).

 

- Copiar acesso para todos os usuários selecionados - Será copiada a classificação e a visualização do campo no grid Visualização que estiver selecionado. Ao clicar nessa opção, abrirá uma outra tela onde será possível selecionar para quais usuários você deseja copiar a classificação e visualização selecionada.

 

- Copiar todos os acessos para todos os usuários selecionados - Será copiado todos os acessos do usuário selecionado no grid "Usuários". Ao clicar nessa opção, abrirá uma outra tela onde será possível selecionar para quais usuários você deseja os acessos do Usuário selecionado.

 

- Exportar grid para excel.


Desativar LGPD

Caso não queira ver a adequação da LGPD, basta ir no menu:

LGPD > Parâmetros do módulo CTR e desabilitar LGPD (desmarcando a flag)



Após alterar as classificações e visualizações dos campos na tela de cadastro de fornecedor, caso queira voltar à configuração padrão do Globus, basta vir nessa tela de parâmetros do CTR e excluir essa classificação.


 

Ao clicar no botão gravar, vai aparecer a mensagem dizendo que as classificações feitas na tela selecionada serão excluídas permanentemente.


Clicando em SIM, a classificação e visualização da tela selecionada será excluída e voltará à classificação padrão Globus.

 

Por exemplo: a razão social que tínhamos colocado para o usuário PRAXIO visualizar, ao voltamos às classificações padrões Globus, não é mais possível visualizar a informação.



Qualquer dúvida relacionada a este processo e formas de uso podem ser esclarecidas através dos nossos canais de atendimento. 


Telefone: 11-5018-2525 

Portal:    https://portaldocliente.praxio.com.br/