1. Informações Gerais


Objetivo:

 

Adequação à LGPD na tela de Parâmetros clientes

 

Detalhes:

 

  • SIM: 81073 

 

  • Módulo: Turismo (TUR)

 

  • Acesso: 

 

TUR à Cadastros à Parâmetros clientes 

 

CTR à LGPD à Parâmetros

 


Informações Adicionais:

 

  • Classificação e visualização LGPD será acionada através do módulo CTR.

Será obedecida pela classificação e visualização padrão Praxio que pode ser alterada pelo usuário chave do sistema.

 



2. Tela de Parâmetros clientes


Todos os campos que foram identificados como pessoal ou sensível em relação à PF (Pessoa Física) são campos que a partir da data informada no parâmetro poderão ser visualizados ou não, de acordo com sua classificação.

 

Se, selecionado um cadastro de PF, não será possível visualizar nenhum dos campos classificados como pessoal ou sensível dessa tela, e também não será possível fazer nenhuma alteração nesses campos:



Para os botões de pesquisa dependendo da informação apresentada no grid, o sistema também ocultará as informações de PF.  




Todas as informações referentes à PJ (Pessoa Jurídica) serão visualizadas normalmente, porém as informações de PF estarão ocultas e não poderão ser alteradas.


3. Menu LGPD


A tela de Parâmetros clientes passa a ter um menu LGPD.



Este menu será visualizado apenas para o usuário que tiver este acesso liberado no módulo CTR (mesmo procedimento informado no início do documento para a tela de parâmetros, porém esse menu em como descrição o nome Gerenciador – o MANAGER libera o menu CTR > LGPD > Gerenciador para o usuário que será o responsável por permitir que outro usuário consiga ou não visualizar as informações dessa tela – neste caso pode ser qualquer usuário que tenha a tela de cadastro de parâmetros liberada).


Neste menu o usuário responsável poderá mudar a classificação e a visualização de cada campo da tela que tenha a adequação da LGPD.



Nessa tela vão aparecer todos os campos que têm a classificação e visualização da LGPD e o usuário consegue gerenciar todas essas classificações, alterando de acordo com o usuário.

 

Na classificação dos dados temos:

 

SIMPLES, PESSOAL e SENSÍVEL

 

Alterando a classificação do campo para simples, automaticamente a visualização fica marcada na opção visualização somente para o usuário selecionado.



Neste caso quando incluir um novo usuário na Aba Visualização, este já estará com o campo marcado para visualizar     



Sempre que fizer uma nova classificação é necessário fechar a tela de cadastro de fornecedor e abri-la novamente.


Na tela de gerenciador, na opção dados, com o botão direito do mouse, temos as opções:

 

Restaurar padrão do item – se foi alterado, ao selecionar essa opção o campo volta à classificação padrão Globus.

 

Restaurar padrão de todos – nesta opção todas as alterações feitas nessa tela são desfeitas e voltam à classificação padrão Globus.


Aplicar Classificação para todos – Copia a classificação do campo selecionado e replica para os demais campos.



Sempre que escolher aplicar SIMPLES para todos na opção Aplicar Classificação para todos, na Aba Dados, deverá clicar no botão Gravar:


Depois disso, verá que na Aba Visualização, todos os usuários escolhidos estarão com a visualização ativa para todos os campos que foram alterados para SIMPLES na Aba Dados. Caso queira, poderá incluir novos usuários, que estes também terão a opção de visualizar em todos os campos já marcada. Visto isso, é necessário clicar em Gravar para que essas opções possam persistir.  



Depois de Gravar, todos os campos relacionados a pessoa física ficarão com seus dados visíveis no campo Cliente.     



Na opção visualização, no grid usuários com botão direito do mouse temos as opções:


Marcar todos – marca todos os usuários do grid.

 

Desmarcar todos – desmarca todos os usuários do grid.

 

Excluir usuário – exclui as visualizações alteradas para o usuário marcado e este usuário volta à visualização padrão Globus.

 

Excluir usuários selecionados – exclui todas as visualizações alteradas para os usuários selecionados e eles voltarão às visualizações padrão Globus. 



No grid Visualização, quando temos apenas um usuário no grid de cima, temos as opções:


Marcar Todos – marca o botão visualizar de todos os campos do grid para o usuário.

 

Desmarcar Todos - desmarca marca o botão visualizar de todos os campos do grid para o usuário.

 

Exportar grid para excel – é possível exportar todas as informações do grid para o excel.



Também no grid Visualização, quando temos mais de um usuário no grid usuários, temos as opções abaixo:


- Copiar acesso para todos os usuários - Será copiada a classificação e a visualização do campo no grid Visualização que estiver selecionado, isso será aplicado para todos os usuários que estiverem no grid "usuários".

 

- Copiar todos os acessos para todos os usuários - Será copiado todos os acessos do usuário selecionado no grid "Usuários" para todos os usuários que estiverem no mesmo grid (Usuários).

 

- Copiar acesso para todos os usuários selecionados - Será copiada a classificação e a visualização do campo no grid Visualização que estiver selecionado. Ao clicar nessa opção, abrirá uma outra tela onde será possível selecionar para quais usuários você deseja copiar a classificação e visualização selecionada.

 

- Copiar todos os acessos para todos os usuários selecionados - Será copiado todos os acessos do usuário selecionado no grid "Usuários". Ao clicar nessa opção, abrirá uma outra tela onde será possível selecionar para quais usuários você deseja os acessos do Usuário selecionado.

 

- Exportar grid para excel - – é possível exportar todas as informações do grid para o excel.