À partir de 23/05/2022 termina o período de convivência das versões 2.5 (enviada atualmente pelo Globus) e a verão S-1.0. Com isso todos passam a enviar a versão simplificada à partir dessa data e algumas providências são fundamentais para que não haja interrupção nos envios.


  

PROVIDÊNCIAS PARA ENVIO


Para enviar normalmente o eSocial a partir do dia 23/05 na versão S-1.0, você precisará providenciar:

  • Atualização completa do Globus: o sistema precisará estar no mínimo com a versão de 04/05/2022. Porém liberaremos uma versão final no dia 20/05, que contemplará possíveis ajustes dos envios em produções que estamos realizamos. Será fundamental que todos atualizem após nesta data.

  • Atualização do Serviço eSocial: trata-se do serviço que faz a geração e os envios dos xml's, que também precisa estar atualizado e possui instalação especifica, sendo necessário instalar somente no servidor de webservice da empresa.


Já programe junto a sua TI a atualização completa do sistema, para não ficar sem enviar. O Serviço eSocial, também já pode ser atualizado agora mesmo, estando em qualquer versão do Globus e sem essa atualização não serão possíveis os envios na versão correta.


Segue em anexo arquivo do serviço eSocial para encaminhar a sua TI e o manual de como deve ser feito a correta desinstalação do atual e instalação do novo. Veja no link abaixo:

 

https://bconhecimento.freshdesk.com/a/solutions/articles/43000478709


-->> Cliente em ambiente Cloud: Agendem a atualização diretamente com a TI da Praxio.


 

MUDANÇAS EM REGRAS DE VALIDAÇÃO


Eventos / Rubricas eSocial

Houveram mudanças na tabela 03 do eSocial, onde algumas rubricas estão com data fim, não sendo mais possível enviá-las na versão simplificada.  Se faz necessário identificar uma outra rubrica sem data fim para ajustar no cadastro de eventos do GLobus, pois haverá impacto direto nos envios das eventos S-1200, S2299 e S1299.


Veja alguns exemplos:

1801 - Alimentação (provento) - data fim 30/06/2021

9220 - Alimentação (desconto) - data fim 30/06/2021 

2920 - Reembolsos Diversos (provento) - data fim 31/07/2021


Incidências de IRRF

As incidências de IRRF também sofreram mudanças e a mais significativa é que a incidência 00 não existe mais no layout simplificado do eSocial. Esta deve ser substituída  por uma outra incidência, conforme a tabela 21 do eSocial. (Menu: Cadastros> Eventos> Cadastros de Eventos> Aba Informações eSocial> Incidência Tributaria da Rubrica para o IRRF).  


Acesse o link abaixo para conferir na integra as tabelas do eSocial na versão simplificada.

https://www.gov.br/esocial/pt-br/documentacao-tecnica/leiautes-esocial-nt-02-2021-html/tabelas.html#21 





 



S2190 - Registro Preliminar de Trabalhador 

Esse evento foi o único que com a simplificação acabou tendo aumento de informações a serem enviadas ao eSocial. Com isso o processo de envio no GLobus mudou, visto que passou a exigir quase que cadastro inteiro do trabalhador.


Acesse  o link abaixo para conferir, como mandar uma S2190 à partir do dia 23/05.

https://bconhecimento.freshdesk.com/a/solutions/articles/43000495066


Treinamentos

Com a simplificação muitas tabelas e eventos não são mais obrigatórios, desse forma o evento S-2245 - Treinamentos, Capacitações, Exercícios Simulados e Outras Anotações,  não será mais enviado, porém informações básica de treinamentos serão enviados dentro da S-2200- cadastro de trabalhador ou da S-2206 de alteração contratual.


-->> O Manual de Orientação do eSocial simplificado, prevê que uma carga inicial deve ser dada na S2206, enviando todos os registros de treinamento de trabalhadores, porém fique atento, somente os treinamentos previstos na NR 37 é que são exigidos.


Na nova tabela 28 constam os treinamentos da NR-37, bem como a autorização para trabalhar em eletricidade, que é exigida na NR-10, e a intervenção em máquina, uma exigência da NR-12. Acesse o link para verificar como cadastrar os treinamentos necessários  no sistema e enviá-los ao eSocial.

https://bconhecimento.freshdesk.com/a/solutions/articles/43000643584


Caso tenha treinamentos a serem cadastrados e que devem ser enviados na carga da S2206. Aa carga deverá ser dada á partir do dia 23/05 do menu "Carga Inicial", sendo necessário já ter os treinamentos cadastrados.


 

Alterações no Cadastro de Funcionários

Tivemos algumas mudanças consideráveis como: 

 

  • Inclusão do campo “Tempo de residência” na aba documentos 3:
  • Inclusão do campo “jornada semanal possui horário noturno” na aba de Dados trabalhistas.
  • No campo de jornada eSocial, foi implementada mais opções para ficar igual a nova regra do e social
  • No campo Regime de Jornada, foi implementada mais opções para ficar igual a nova regra do e social
  • No campo “classificação de condição do trabalho estrangeiro no Brasil” foi necessário incluir a opção 13 “Outra Condição” 



Veja material completo acessando o link

https://bconhecimento.freshdesk.com/a/solutions/articles/43000669014



Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link http://portaldocliente.praxio.com.br para que possamos esclarecê-la. 


Praxio - Time eSocial