1. Informações Gerais

 

Objetivo:

 

Possibilitar a renovação de um Contrato Comercial, carregando as mesmas informações do contrato original, porém com alteração de valores, parcelas e vencimento.

 

Detalhes:

 

  • PSE: 42320

 

  • Módulo: GCC

 

  • Acesso: 

 

Módulo GCC à Contratos à Financiamento à Controle de Financiamento

 

 

Informações Adicionais:

 

  • A renovação está condicionada somente aos Contratos do tipo Comercial. Os demais tipos de contratos não terão essa opção; 
  • Após renovado o contrato, o e-mail com lembrete de vencimento cessará seu envio.

 



2. Renovação do Contrato

 

A renovação de contrato terá como base as informações encontradas no Contrato original, atualizando o contrato renovado de acordo com as informações digitadas em tela.

 

 

Passo 1: Renovando o Contrato:

 

Contratos/Financiamento/Controle de Financiamento

 

Após acessar o contrato que se deseja a renovação, no rodapé da tela, teremos o botão “Renovar”:



Ao acionar o botão, o sistema criará um contrato carregando previamente as informações do anterior. Também será exibida a tela de “Reajuste” para que sejam informados os ajustes da renovação:



O campo “Controle” sempre será acrescido em sua numeração + 1 para indicar a continuidade do contrato anterior (no caso do exemplo, o contrato renovado era “Renovação 23” e passou para “Renovação 24”). Para contratos que possuam apenas letras nesse campo, será informado o “número 1” no final:

 


Na tela de reajuste poderá ser escolhido o Tipo de Reajuste em Valor ou Percentual. Após informar o Reajuste o campo “Valor em R$” será automaticamente atualizado:


 

Alterando em Valor:



Alterando em Percentual:



 

Obs: é importante ressaltar que, se necessário alterar o valor do reajuste, é necessário “desfazer” a navegação campo a campo utilizando a tecla “ESC”. Dessa forma os valores computados no campo “Valor em R$” serão limpos e o valor original será novamente populado.


A data do novo contrato será a data final de vigência do contrato renovado acrescido de mais um dia:


Contrato anterior:

 

 

 

Contrato renovado:



Porém, os campos de data serão editáveis. Dessa forma, caso as datas sejam outras haverá a possibilidade de se alterar para a data desejada.

 

No campo “Observação” trará a informação do Contrato que foi renovado (anterior) para que possa ser consultado o vínculo entre eles e realizar a conferência se necessário:

 

 

 

Esse campo é editável, por isso será necessário cuidado ao inserir demais observações para que não se apague o vínculo entre os contratos.


Após o preenchimento da primeira tela, o restante do processo seguirá da forma habitual de sempre: realizaremos o cálculo das parcelas e gravaremos o contrato. 



 

Todo contrato comercial poderá ser renovado, mesmo aqueles que são resultado de contrato renovado.