Como emitir NF-e Complementar de ICMS de NF-e de Devolução

Modificado em Sex, 31 Mar, 2023 na (o) 7:33 AM



1. Informações Gerais

 

Objetivo:

 

Implementar a rotina de emissão de nf-e complementar de ICMS também para notas de devolução.

 

Detalhes:

 

  • SIM: 83817

 

  • Módulo: Escrita Fiscal (ESF)

 

  • Acesso: 

 

Módulo ESF à Documentos de Entrada e Documentos de Saída à Nota Fiscal

 

 

Informações Adicionais:

 

  • A nota complementar de ICMS agora também poderá ser emitida originada de uma nota de devolução de entrada ou de saída.





2. Como será a emissão da nota complementar de ICMS?



Após emitir a nota de devolução seja de entrada ou de saída, na tela de nota fiscal os filtros necessários para emissão da nota complementar são conforme abaixo:




       NF de Devolução de Saída nº 2143





Para emitir a nota complementar de ICMS basta preencher na tela de Nota Fiscal conforme abaixo, neste caso em tela estamos emitindo uma nota complementar de devolução de saída.



Observe que abriu uma tela sobreposta para associar a nota fiscal de devolução a ser complementada, esta tela abre logo após teclar o 'Enter' quando selecionar a Situação Especial 'Nota Fiscal complementar'.



Conforme a figura anterior demonstra vamos selecionar a NF nº 2143 que é uma devolução de saída que desejamos complementar o ICMS e teclar no botão 'OK'.






Vamos selecionar o item clicando no check box  e clicar no botão 'Alterar'  conforme abaixo, se a nota possuir mais de um item a ser complementado basta selecionar e alterar item a item conforme desejar.



E o inverso também é válido, caso a nota tenha vários itens e deseja complementar somente um item basta selecionar e alterar somente o item desejado.






Após, abrirá a tela abaixo para alterar conforme o desejado e deve informar se assim for necessário, base de ICMS, alíquota, ICMS, CST, quantidade e valor unitário, preenchendo basta clicar no 'OK'.





Observe que o item ficará conforme a alteração feita





Ao clicar no 'OK' vá até a aba Valores e navegue até gravar a nota, e a mesma será autorizada com sucesso.











Da mesma forma se dará para emissão de nota complementar de ICMS de devolução de entrada, a diferença é que será na tela de Nota Fiscal que se encontra no menu Documentos de Saída, mas o processo de emissão é o mesmo.



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo