Inclusão de Campo

 

1.    Informações Gerais

 

Objetivo:

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o processo de reimpressão de quitação sob processo trabalhista, onde muda as informações da data de desligamento e do motivo de desligamento.

 

Detalhes: Foi implementado uma nova opção na tela de Cadastro de Quitação para a reimpressão de TRCT quando houver Processo Trabalhista.

 

 

  • SIM: 86366

 

  • Módulo: Folha de Pagamento  

 

Informações Adicionais: 

A reimpressão da quitação processo trabalhista deverá ser igual a quitação original, mudando somente o campo de “Causa do afastamento” que deverá considerar o campo NOVOMOTIVODESLIG e da data do afastamento que deverá ser o campo NOVADTDESLIG ambos da tabela ESO_PROCESSO_TRABALHISTA.

 

Funcionalidades da tela:  

 

Para que essa nova opção seja habilitada, devemos ter alguns critérios:

  • Valido somente para os modelos de quitação 5,6 e 7
  • Deverá constar informações na tabela ESO_PROCESSO_TRABALHISTA 

 

 

 2.    Parametrizações necessárias 

 

A fim de atender essa nova demanda, foi implementado uma nova opção na tela de Cadastro de Quitação para a reimpressão de TRCT quando houver Processo Trabalhista.

 

Para que essa nova opção seja habilitada, devemos ter alguns critérios:

  • Valido somente para os modelos de quitação 5,6 e 7
  • Deverá constar informações na tabela ESO_PROCESSO_TRABALHISTA.

 

IMPORTANTE: A reimpressão da quitação processo trabalhista deverá ser igual a quitação original, mudando somente o campo de “Causa do afastamento” que deverá considerar o campo NOVOMOTIVODESLIG e da data do afastamento que deverá ser o campo NOVADTDESLIG ambos da tabela ESO_PROCESSO_TRABALHISTA.

 

Bem como TEREMOS gravação de LOG. 

 

Vamos demonstrar como o sistema se comporta com as devidas parametrizações. 

Segue passo a passo para parametrização:

1º Passo: Escolher o modelo de quitação

Devemos selecionar somente os modelos de quitação 5,6 e 7 nesse exemplo estamos usando o modelo 7.

 

Lembrando que modelos diferentes desses informados (5,6 e 7) não entra no critério para habilitar o campo.

2º Passo: Deve constar informação na tabela ESO_PROCESSO_TRABALHISTA

Para constar informações nessa tabela, devemos analisar o cadastro de processo trabalhista no modulo de SRH:

Na aba cadastro devemos ter um autor associado ao processo cadastrado, visto que iremos usá-lo como base para reimpressão da quitação. 

Bem como na aba S-2500 no campo tipo de contrato devemos selecionar a opção “3 – Inclusão ou alteração da data de desligamento”

 

Para que assim possamos preencher as devidas alterações na aba eSocial Retif para reimpressão da quitação 

Na aba eSocial Retif, deve ser preenchido os dois campos habilitados:

Caso os campos não sejam preenchidos visto que estamos com a opção 3 na Aba S-2500, o sistema entende que não existe alteração ou inclusão nos mostrando a seguinte mensagem:

Bem como não habilita o campo de impressão implementado, mesmo estando com a opção 03 no tipo de contrato.

 

Ao preencher um dos campos, como por exemplo o motivo de desligamento o sistema continua emitindo a mensagem, bem como ainda não habilita o campo para reimpressão.

E se por acaso preenchermos somente o campo da nova data de desligamento, nota-se que o sistema não dá a mensagem, porém também não habilita o campo de reimpressão da quitação.

 

Dessa forma, se faz necessário o preenchimento dos dois campos, portanto ao preencher os dois campos, de acordo com o tipo de contrato estabelecido na aba S-2500

O sistema habilita o campo implementado da reimpressão da quitação por processo trabalhista.

3º Passo: Impressão da Quitação pelo campo implementado

Com todos os requisitos OK, sendo os itens abaixo: 

  1. Modelo de quitação entre 5 a 7
  2. Processo com informações na tabela "eso_processos_trabalhistas”
    1. Com autor
    2. Tipo de contrato 3 na aba S-2500
    3. Preenchimento da nova data de desligamento e motivo da alteração na aba eSocial Retif


O campo implementado foi habilitado, com ao clicar em reimprimir a quitação relacionado ao processo trabalhista, o sistema nos emite a seguinte mensagem: 

 

“Ao reimprimir a quitação de processo trabalhista, será considerado o motivo de desligamento e a data de desligamento conforme informados no cadastro do processo.

Ressaltamos que os valores aqui demonstrados não sofrerão alteração e serão os mesmos da quitação.”


Ao clicar em OK, tendo ciência que os valores ficarão inalterados, sendo as mesmas informações da quitação original, temos a nova TRCT:

 

Alterando somente a causa do afastamento e a data do desligamento conforme preenchimento da nova data de desligamento e motivo da alteração na aba “eSocial Retif”

Podemos reimprimir a quitação original, onde consta o motivo do desligamento e a data do desligamento sem as alterações feitas para a quitação de processo trabalhista.

Nota-se que entre a quitação original e a quitação processo trabalhista o que de fato muda entre uma e outra é apenas a data do afastamento e o motivo:

 

 

4º Passo: LOG

Após o processo de reimpressão da quitação por processo trabalhista, o sistema gera LOG informando qual usuário fez a impressão desse tipo e quando.


3.    Considerações Importantes

 

Vamos lembrar os critérios para que o campo implementado seja habilitado para impressão:

  • Valido somente para os modelos de quitação 5,6 e 7
  • Deverá constar informações na tabela ESO_PROCESSO_TRABALHISTA


Modelo de quitação diferente:


Se por acaso mantermos as demais parametrizações, como por exemplo as informações na tabela ESO_PROCESSO_TRABALHISTA, mas conforme parametrização acima o modelo da quitação é 2 fora da faixa de 5 a 7:

 


Ao acessar o cadastro da quitação, nota-se que o campo implementado se encontra habilitado para impressão. Porém ao tentar reimprimir o sistema emite a mensagem que essa reimpressão está disponível somente para os modelos 5,6 e 7 da quitação.

 

Sem informações na tabela:

Nota-se abaixo, que o modelo da quitação é o 7, no cadastro de processos temos o autor, porém na tabela S-2500 consta o tipo de contrato 01 que não dá direito a nenhuma alteração na tabela eSocial Retif


Dessa forma, como não tem alteração não consta nenhuma informação na tabela ESO_PROCESSO_TRABALHISTA para esse processo.

Dessa forma, ao acessar o cadastro da quitação nota-se que o campo implementado não se encontra habilitado para reimpressão.