Informações gerais

 

Objetivo: 

 

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar o processo de reimpressão de quitação sob processo trabalhista, onde muda as informações da data de desligamento e do motivo de desligamento.


Detalhes: 


Foi implementado uma nova opção na tela de Cadastro de Quitação para a reimpressão de TRCT quando houver Processo Trabalhista.

Para que essa nova opção seja habilitada, devemos ter alguns critérios:

  • Valido somente para os modelos de quitação 5,6 e 7
  • Deverá constar informações na tela de Cadastro de Processos Aba  eSocial Refit.

 

  • Módulo: FLP
  • Caminho de acesso: Quitação -> Cadastro -> aba reimpressão


Informações adicionais:

 

A reimpressão da quitação processo trabalhista deverá ser igual a quitação original, mudando somente o campo de “Causa do afastamento” que deverá considerar o campo Motivo de Desligamento e da data do afastamento que deverá ser o campo Nova data de desligamento ambos da tela de Cadastro de Processos.



  1. Parametrizações necessárias 

 

A fim de atender essa nova demanda, foi implementado uma nova opção na tela de Cadastro de Quitação para a reimpressão de TRCT quando houver Processo Trabalhista.

 

Para que essa nova opção seja habilitada, devemos ter alguns critérios:

  • Valido somente para os modelos de quitação 5,6 e 7
  • Deverá constar informações na tela de Cadastro de Processos Aba  eSocial Refit.

 

IMPORTANTE: 

A reimpressão da quitação processo trabalhista deverá ser igual a quitação original, mudando somente o campo de “Causa do afastamento” que deverá considerar o campo Motivo de Desligamento e da data do afastamento que deverá ser o campo Nova data de desligamento ambos da tela de Cadastro de Processos.

 

Bem como TEREMOS gravação de LOG. 

Vamos demonstrar como o sistema se comporta com as devidas parametrizações. 

Segue passo a passo para parametrização:

1º Passo: Escolher o modelo de quitação

Devemos selecionar somente os modelos de quitação 5,6 e 7 nesse exemplo estamos usando o modelo 7.

 

Lembrando que modelos diferentes desses informados (5,6 e 7) não entra no critério para habilitar o campo.

2º Passo: Deve constar informação na Tela de Cadastro de Processos

Para constar informações nessa tela, devemos analisar o cadastro de processo trabalhista no modulo de SRH:

 

Na aba cadastro devemos ter um autor associado ao processo cadastrado, visto que iremos usá-lo como base para reimpressão da quitação. 

Bem como na aba S-2500 no campo tipo de contrato devemos selecionar a opção “3 – Inclusão ou alteração da data de desligamento”

 

Para que assim possamos preencher as devidas alterações na aba eSocial Retif para reimpressão da quitação.

Na aba eSocial Retif, com a opção 03, pode ser preenchido os dois campos habilitados

Caso os campos não sejam preenchidos visto que estamos com a opção 3 na Aba S-2500, o sistema entende que não existe alteração ou inclusão nos mostrando a seguinte mensagem:

 

Ao clicar em NÃO o sistema permite a gravação sem o preenchimento, porém não habilita o campo de impressão implementado, mesmo estando com a opção 03 no tipo de contrato.

 

Ao preencher um dos campos, como por exemplo o motivo de desligamento o sistema continua emitindo a mensagem, bem como se clicarmos em NÃO o sistema permite a gravação e habilita o campo para reimpressão.


E se por acaso preenchermos somente o campo da nova data de desligamento, nota-se que o sistema não dá a mensagem, bem como habilita o campo de reimpressão da quitação.

 

Se utilizarmos o tipo de contrato 02 por exemplo, onde habilita a alteração na data de admissão por exemplo:

Nota-se que como não habilita os campos nova data de desligamento, bem como motivo do desligamento não teremos informações, dessa forma, o campo implementado não é habilitado.


3º Passo: Impressão da Quitação pelo campo implementado

Com todos os requisitos OK, sendo os itens abaixo: 

  1. Modelo de quitação entre 5 a 7
  2. Processo com informações na tela de Cadastro de Processo aba eSocial Refit.
    1. Com autor
    2. Tipo de contrato 3 na aba S-2500
    3. Preenchimento da nova data de desligamento e motivo da alteração na aba eSocial Retif


O campo implementado foi habilitado, com ao clicar em reimprimir a quitação relacionado ao processo trabalhista, o sistema nos emite a seguinte mensagem: 

 

“Ao reimprimir a quitação de processo trabalhista, será considerado o motivo de desligamento e a data de desligamento conforme informados no cadastro do processo.

Ressaltamos que os valores aqui demonstrados não sofrerão alteração e serão os mesmos da quitação.”


Ao clicar em OK, tendo ciência que os valores ficarão inalterados, sendo as mesmas informações da quitação original, temos a nova TRCT:

 

Alterando somente a causa do afastamento e a data do desligamento conforme preenchimento da nova data de desligamento e motivo da alteração na aba “eSocial Retif”.

Podemos reimprimir a quitação original, onde consta o motivo do desligamento e a data do desligamento sem as alterações feitas para a quitação de processo trabalhista.

 

Nota-se que entre a quitação original e a quitação processo trabalhista o que de fato muda entre uma e outra é apenas a data do afastamento e o motivo:

 

4º Passo: LOG

Após o processo de reimpressão da quitação por processo trabalhista, o sistema gera LOG informando qual usuário fez a impressão desse tipo e quando.


5.    Considerações Importantes

 

Vamos lembrar os critérios para que o campo implementado seja habilitado para impressão:

  • Valido somente para os modelos de quitação 5,6 e 7
  • Deverá constar informações tela de Cadastro de Processo aba eSocial Refit.


Modelo de quitação diferente:

 

Se por acaso mantermos as demais parametrizações, como por exemplo as informações na tela de Cadastro de Processo aba eSocial Refit, mas conforme parametrização acima o modelo da quitação é 2 fora da faixa de 5 a 7:


Ao acessar o cadastro da quitação, nota-se que o campo implementado se encontra habilitado para impressão. Porém ao tentar reimprimir o sistema emite a mensagem que essa reimpressão está disponível somente para os modelos 5,6 e 7 da quitação.

 

Sem informações na tabela:

Nota-se abaixo, que o modelo da quitação é o 7, no cadastro de processos temos o autor, porém na tabela S-2500 consta o tipo de contrato 01 que não dá direito a nenhuma alteração na tabela eSocial Retif

 

Dessa forma, ao acessar o cadastro da quitação nota-se que o campo implementado não se encontra habilitado para reimpressão.

 


Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento. 


Telefone: (11) 5018-2525.

Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/


#PodeContar