Importação Automática de NFS-e de Entrada

Modificado em Seg, 19 Fev na (o) 1:45 PM


Informações gerais

 

Objetivo: 

 

A solicitação permitirá que o usuário importe nota fiscal de serviço de entrada e integre automaticamente para os módulos Escrituração Fiscal (ESF), Contas a Pagar (CPG) e Contabilidade (CTB).


Detalhes:

 

  • Módulo: Escrituração Fiscal (ESF) / Controle (CTR).
  • Caminho de acesso (CTR): Parâmetros > Configurações de API's Externas
  • Caminho de acesso (ESF): Cadastros > Parâmetros de Automatizações
  • Caminho de acesso (ESF): Documentos de Entrada > Livro de ISS > Integração Automática


Informações adicionais:

Esta implementação permite a importação de notas de serviço de entrada (Prefeitura) visando automatizar a escrituração destas notas no módulo ESF e integração para os módulos financeiro e contábil.




1. Como parametrizar a automatização




ATENÇÃO: Esta configuração no módulo CTR é feita pela equipe Praxio, onde se trata do modelo cadastrado que será informado na tela de Parâmetros de Automatizações no módulo ESF.



O primeiro parâmetro a ser configurado é este no módulo CTR.



Partner Key e Client Secret são códigos específicos gerados para cada Empresa/Filial que permitem realizar a consulta nos servidores das prefeituras para que as notas fiscais de serviço de entrada  fiquem disponíveis para importação. 





O modelo que é informado na tela abaixo de Parâmetros de Automatizações é cadastrado no módulo CTR conforme demonstrado acima.



A segunda configuração a ser feita é na tela abaixo de Parâmetros de Automatizações menu da tela Entrada > NFS-e onde deve informar:


  • O modelo previamente cadastrado no módulo CTR;
  • O tipo de documento a ser utilizado na importação e integração com os módulos;
  • Tipo de pagamento;
  • Série do documento;
  • No campo Vencimento com base pode ser selecionado com base na data de emissão ou com base na data de inclusão do documento ;
  • Campo Dias para vencimento é a quantidade de dias que o sistema considerará para a contagem da data de vencimento com base no preenchimento do campo anterior, no caso o Vencimento com base;
  • A flag Utilizar configurações na importação automática é opcional, uma vez marcada significa que o sistema utilizará os dados de tipo de despesa e conta contábil cadastrados nessa tela de parâmetros para trazer essas informações automaticamente na tela de Integração Automática, caso não marcada o usuário deverá digitar manualmente as informações na tela de Integração Automática;
  • Tipo de despesa será utilizada para escrituração na ESF quanto na integração com o módulo de Contas a Pagar;
  • Grupo de Valor Complementar caso o tipo de documento utilize valores complementares para integração dos impostos, descontos ou acréscimos, caso conste no XML, e se não utilizar valores complementares o documento importará e integrará normalmente;
  • A flag de Integrar para o Contas a Pagar e para a Contabilidade são necessárias caso deseje integrar com os módulos Contas a Pagar e Contabilidade;
  • O campo Conta contábil se refere a conta contábil de débito (conta contábil de crédito será utilizada pela conta associada ao cadastro do fornecedor), caso deseje integrar todos os documentos para a mesma conta contábil ou se preferir ainda tem a opção de passar com setinha pra baixo e informar as contas direto na tela de Integração Automática.
  • Os campos  centro de custo financeiro e contábil deverão ser informados, caso necessário.


    *Mesmo colocando todas as informações nos parâmetros ref. a tipo de despesa, conta contábil e centro de custo contábil, será possível alterar essas informações na tela de Integração Automática antes de integrar os documentos.



OBS.: Tanto o campo Vencimento com base quanto o campo a seguir Dias para Vencimento são imprescindíveis para a integração com o módulo financeiro.




Uma vez feita esta configuração a rotina está apta para iniciar a importação e integração automática que será demonstrado a seguir.





2. Iniciando a importação




O primeiro passo a fazer na tela de Integração Automática é informar a Empresa, Filial, período a ser importado, selecionar o status dos documentos ( Autorizados ou Cancelados) e clicar em Pesquisar Documentos, isto fará com que o Globus busque no servidor das prefeituras os documentos emitidos para o CNPJ da empresa e filial selecionada na tela.



* Neste momento o filtro de Integrado Sim ou Não com os módulos não será utilizado, este será quando os documentos já tiverem importados na tela de Integração e possuírem movimento de documentos integrados e não integrados e desejar filtrá-los.








Uma vez pesquisado os documentos no servidor das prefeituras, caso tiver marcado a flag "Utilizar configurações na importação automática" da tela de Parâmetros de automatizações conforme falado anteriormente, o sistema já populará a coluna Tipo de Despesa e Conta contábil com as informações preenchidas previamente na tela de parâmetros, caso não tiver marcada deverá ser informado manualmente na tela acima bastando clicar com o botão direito sobre a coluna que habilitará o botão de Pesquisar Tipo de Despesa e Pesquisar conta contábil para informar na coluna e ainda poderá replicar a despesa ou conta contábil selecionada na opção conforme abaixo de Replicar.



OBS.: Mesmo que opte por marcar a flag de Utilizar configurações na importação caso o usuário desejar poderá pontualmente alterar algum documento na tela de Integração Automática clicando com o botão direito do mouse e pesquisando uma nova despesa ou conta contábil e associando ao documento.






A tela de Integração Automática foi criada de forma intuitiva e dinâmica contendo código e nome do fornecedor, data de emissão, nº do documento, entre outras informações, as colunas são arrastáveis, onde o usuário poderá personalizar a sequência de colunas que melhor lhe convier, uma vez organizada conforme desejar ficará gravado no seu usuário para uma próxima vez que acessar a tela.


Ainda sobre o processo de integração, o botão Carregar Documentos tem a funcionalidade de carregar os documentos sem a necessidade de fazer nova busca no servidor das prefeituras otimizando a pesquisa na tela com mais performance, com isso se desejar carregar documentos que anteriormente já havia pesquisado basta clicar neste botão.



Uma vez pesquisado / carregado os documentos e preenchidos o tipo de despesa e conta contábil, e se necessário centro de custo financeiro e contábil dos documentos a serem importados, basta selecioná-los e clicar no botão Importar para efetuar a integração com a ESF / CPG e CTB.







Ainda sobre a tela, pode ser observado que cada linha do documento poderá ficar pintado de uma cor, esta legenda de cores é para facilitar caso encontre alguma inconsistência a ajustar, se está vermelho significa que o fornecedor ainda não está cadastrado no sistema Globus, portanto para seguir com a importação deverá cadastrá-lo, se a linha ficar da cor azul não existe conta contábil associada ao cadastro do fornecedor para ocorrer a integração contábil, portanto deve efetuar o devido ajuste no cadastro. E se ficar da cor preto o documento está apto para importação e integração com os módulos.







2. Consulta de Log


Temos a aba de Consulta de Log que é uma ferramenta para auxiliar na execução da rotina caso o usuário desejar consultar algum documento específico ou a movimentação de um período específico.



Logo, na aba teremos além do filtro por data que pode ser utilizado, temos também o filtro para buscar um documento pelo número, conforme demonstrado abaixo, e além de também ter um filtro por tipo de log, seja ele log de Informação ou até mesmo log de erro.





3. Exemplo de documento importado e integrado com os módulos



Veja que o documento que foi selecionado para importação mostra na coluna de Integrado como Não.









E após a integração mostrará como Integrado Sim.





* Caso o documento que foi carregado da prefeitura já esteja lançado na ESF, com o mesmo fornecedor, mesmo número de Nota, mesmo tipo de documento e mesma série, o sistema irá identificar e mostrará o documento já integrado SIM.





NOTA DE SERVIÇO DE ENTRADA INTEGRADA NA ESF




NOTA INTEGRADA NO CPG

Lembrando que se o XML vier calculado o ISS integrará nos campos devidamente da ESF , do CPG e da CTB, tanto no tipo de documento sem quanto com valor complementar.











___________________________________________________________________________________________________


Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento. 


Telefone: (11) 5018-2525.

Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/


#PodeContar



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo