Informações gerais
Objetivo: |
A solicitação possibilita ao usuário importar XMLs de notas de entrada de emissão própria do Exterior (notas de importação) e escriturá-las nos módulos Escrituração Fiscal (ESF) e demais módulos que tiverem integração. |
Detalhes: |
|
Informações adicionais: A alteração efetuada foi para importação de documentos de entrada de emissão própria (notas de importação). Se por ventura a nota de entrada do exterior (importação) for de terceiros não será importada. |
1. O que devo fazer para conseguir importar uma nota de entrada de emissão própria do Exterior?
Primeiramente deve abrir a tela de Importação de Danfe no menu informado anteriormente, selecionar a pasta onde se encontra o arquivo a ser importado e imprescindivelmente para este tipo de importação de XML deve marcar a flag nova criada Nota de Importação que tem na tela para que a importação ocorra corretamente.
Preencher o grid de informações fiscais clicando com o botão direito do mouse, cujas informações são necessárias para que o arquivo se torne válido para seguir com a importação, tanto este do grid superior da tela conforme demonstra no print abaixo quanto do grid inferior, onde tem que fazer associação dos itens da nota fiscal com os itens cadastrados no Globus (material avulso).
Após todas as informações preenchidas basta selecionar o documento no check box de seleção e clicar no botão Conferir.
Em seguida abrirá a tela de Nota Fiscal para a devida conferência dos dados importados de acordo com o XML e após deve navegar e gravar a nota.
Lembrando que as informações da DI (Declaração de Importação) é possível ser conferida indo na aba Itens e clicando com o botão direito sobre cada item e clicando no Alterar, dentro da sub - aba conforme demonstra abaixo consta as informações, além de também ter outras abas que se referem a impostos.
OBS.: Um ponto bastante importante frisar é que conforme imagem acima na aba Itens temos duas abas específicas para os impostos PIS e COFINS.
A regra para cada uma das abas é, se for a aba Apuração PIS/COFINS - Crédito a mesma será populada com os impostos PIS e COFINS somente se o material avulso associado ao item do XML estiver configurado com a operação de PIS e COFINS conforme a seguir.
Portanto, virão preenchidas a operação fiscal de PIS e COFINS e a base de cálculo de crédito que estiver associada ao CFOP nesta aba de Apuração.
Além de também este valor compor a apuração na tela de Cálculo de Apuração do PIS/COFINS, mostrará o documento calculado por item.
Caso o usuário opte por não ter este documento calculado na apuração do PIS/COFINS e estes impostos sejam apenas destacados no documento, basta que não associe operação do PIS e da COFINS no material avulso usado.
Com isso, no momento da importação da nota o sistema importará os valores conforme constam no XML e populará a aba PIS/COFINS - Importação e não comporá a apuração dos impostos como demonstrado acima e ficará desta forma, com valores somente na aba de PIS/COFINS - Importação.
A nota foi escriturada no Livro de ICMS com sucesso.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento.
Telefone: (11) 5018-2525.
Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/
#PodeContar
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo