CGS - REPOM - Vínculo do IDVPO ao emitir MDFe

Modificado em Qui, 26 Jun na (o) 7:36 AM


Informações gerais

 

Objetivo: 

 

Facilitar o vínculo automático do Vale-Pedágio Obrigatório (IDVPO) na emissão do Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDFe), integrado ao CIOT gerado via REPOM. 


Detalhes:

 

  • Módulo: Cargas (CGS).

  • Caminho de acesso: 
    Cadastros > Parâmetros > Integrações de Software > REPOM

    Operacional > CIOT

    Operacional > Manifestos > Geração


Informações adicionais:

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) determinou que o processo de emissão do Vale-Pedágio Obrigatório (VPO) passa a ser exclusivamente eletrônico, por meio da utilização de TAGs. A principal mudança é que, a partir da nova regulamentação, todas as fornecedoras de Vale-Pedágio deverão obrigatoriamente validar o status do RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) antes de emitir o vale.

Além disso, essa adequação reflete diretamente na emissão do MDFe, tornando obrigatório o preenchimento da tag "nCompra" com o "idVpo" retornado pela IPEF (Instituição de Pagamento Eletrônico de Frete) na transmissão do documento.

Atualmente, o sistema já disponibiliza um recurso manual para este controle, onde o usuário deve informar o número do VPO manualmente durante a emissão do MDFe, conforme o exemplo abaixo:

Para otimizar e automatizar esse processo, foi implementada uma melhoria na rotina integrada à REPOM, permitindo que, no momento do vínculo do CIOT à emissão do MDFe, o sistema identifique automaticamente a existência de um Vale-Pedágio válido associado e realize o vínculo automático do idVpo no manifesto, garantindo maior agilidade, conformidade legal e segurança operacional.

deve

 

Funcionamento

Implementada funcionalidade que permite, ao relacionar o CIOT ao MDFe, vincular também o Vale-Pedágio gerado via integração REPOM, otimizando o processo e reduzindo etapas manuais na emissão do MDFe. 


Se já estiver configurado a integração com a REPOM na base, normalmente o código CIOT é gerado automaticamente a partir da gravação do Contrato de Transporte.

Após autorizado o CIOT, durante a emissão do MDFe, ao clicar no ícone para relacionar o CIOT, o sistema exibirá um pop-up questionando se deseja vincular também o Vale-Pedágio:

Caso o usuário clique em "Sim", o sistema vinculará automaticamente tanto o CIOT quanto o IDVPO ao MDFe:

Se a integração REPOM não tiver retornado informações de pedágio, ou a viagem não exigir Vale-Pedágio, será possível vincular apenas o CIOT, seguindo o processo normal.

Obs.: Na tela do CIOT também é possível visualizar o CIOT com o Vale Pedágio:



Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento. 


Telefone: (11) 5018-2525.

Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/


#PodeContar


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo