Informações gerais
Objetivo: |
Automatizar a importação de CT-es de terceiros no Globus via GSE, garantindo o processamento correto dos XMLs a partir de um diretório definido, por meio de parametrizações que asseguram a validação fiscal e evitam falhas no processo. |
Detalhes: |
|
Informações adicionais: |
Necessário entrar em contato com o Suporte para liberar os módulos GSE, A3 e A34.
Realizar o Preenchimento de Parâmetro, para este processo deve ser preenchido um questionário devolvido para a parametrização das informações na tela Cadastros>Parâmetros> Importação CT-e Terceiros.
Obs.: Importante que a série parametrizada seja a mesma emitida no XML, pois se não haverá problemas na importação.
CNPJ Emitente,
Código da Empresa
Código da Filial
Código da Garagem
Série
Espécie
Natureza da Espécie
Tipo de Serviço
Operação Fiscal
Operação Fiscal Estadual
Operação Fiscal Interestadual
Preencher apenas ‘Operação Fiscal’ OU ‘Operação Fiscal Estadual’ e ‘Operação Fiscal Interestadual’.
Usuário
Escolher um usuário cadastrado no GlobusTipo Veículo
CNPJ
Preencher este campo (11) com o CNPJ do certificado que autoriza o CTe (Emitente do CTe)
Tipo de Veículo – É interessante que o tipo de veículo esteja definido como 9999 – Diversos em Cadastro>Parâmetros>Locais>Aba Serviços, caso o cliente deseje que o tipo de veículo seja associado com base na placa do veículo, pois se ele estiver cadastrado com alguma informação default neste campo, não respeitará o parâmetros informado inicialmente.
Classificação de Transporte – Este campo será buscado como default nos Parâmetros Locais definido por garagem, independente da informação apresentada no XML.
Natureza da Espécie – Caso tenha sido fornecido um valor padrão para todos os produtos importados, independente da natureza contida no XML, será considerado o valor definido no campo.
Caso não exista valor cadastrado no campo, será considerado o valor trazido pela tag <prodPred> do xml importado. Sendo necessário que este valor esteja cadastrado na tela Cadastros>Dados de Produtos>Produtos, se não apresentará críticas no momento da importação solicitando o cadastro.
CFOP - Outro ponto importante é em relação ao CFOP, caso não tenha um específico deve ser cadastrado como “0”, assim o sistema irá buscar os cadastrados internamente.
Importar NF – Assim como o GSE já realiza a importação de XML de Notas Fiscais pelo layout 543 de maneira automática, podemos atrelar esta rotina com a de CT-e, assim ao importar o CT-e se a NF que
compõe o documento não estiver no sistema
apresentará a crítica informando a necessidade
de ser importada.
Basta Somente colocar a informação ‘S’ no campo
“buscanfechecklist”
Estes dados são buscados da tabela
CGSCHECKLIST_NFCLIENTE
Configuração na base de dados:
Como o processo da importação é feito buscando os arquivos em uma determinada pasta, é necessário que informe ao sistema qual o diretório ele buscará. Caso não tenha nenhuma pasta já parametrizada na tabela CGS_CONTROLE_PROCESSOS, realize o seguinte insert:
INSERT INTO CGS_CONTROLE_PROCESSOS VALUES (9, 'CTE IMPORTACAO - DIRETORIO DOS XMLS', 'C:\XML_CTE');
Obs.: A pasta deve estar no WebService, pois é lá que o GSE será rodado.
Executar GSE
Após realizado todas as parametrizações necessárias iremos executar o GSE no servidor do webservice, assim ele funcionará continuamente até ser desligado.
O ícone do GSE normalmente está localizado no caminho abaixo:
[....]\Globus\Sistemas\GlobusMais\GSE
Executar GSE
Ao clicar no executável nenhuma tela será aberta, perceba que um ícone aparecerá no canto inferior direito de sua barra de tarefa. Clique com o botão direito e em seguida posicione o mouse sobre a opção “Carregar/Importar XML’s de CT-e”, ao posicionar aparecerá a opção “Iniciar”, quando clicar todos os arquivos disponíveis na pasta serão importados.
Importação
Durante a importação dos arquivos existentes na pasta, pode ocorrer de existirem junto aos arquivos CT- e, arquivos corrompidos, como por exemplo, arquivos que não são CT-es ou arquivos com informações incompletas. Após importação serão separados em pastas da seguinte forma:
CT-es importados
CT-es Não Importados
Essas pastas são criadas automaticamente, então caso o XML ainda esteja presente no diretório e não foi enviado para nenhuma das pastas confirme se o GSE está em funcionamento, pois é este serviço que gerencia os arquivos.
CT-es Não Importados: Todos os arquivos que apresentaram alguma restrição para importação como informações incorretas, tipo de arquivo diferente do esperado, arquivos corrompidos são movidos para esta pasta.
CT-es Importados: Se o XML já consta nesta pasta é necessário verificar se consta crítica cadastral ou se o mesmo já está no sistema.
Consulta de CT-e’s Importados
Para consultar os documentos já importados você poderá abrir a tela de Documentos de Serviços (Procedimentos auxiliares>Consultas>Documentos de serviços). Informe o filtro de acordo com sua necessidade, e ao final marque o campo “CT-e Importado”, ao listar você poderá visualizá-los normalmente na manutenção de serviço:
OBS.: Caso necessite visualizar no banco de dados a tabela de críticas e o XML que está tentando importar fica em BGM_CTE_IMPORTACAO e BGM_CTE_IMPORTACAO_LOG
Se algum auxílio ou esclarecimento for necessário, conte conosco através de nossos canais de atendimento.
Telefone: (11) 5018-2525.
Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/
#PodeContar
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo