
Informações gerais
Objetivo: |
Índice próprio é o percentual (alíquota) específico aplicado sobre a receita bruta para calcular o valor do PIS e da COFINS, conforme o regime tributário da empresa ou a natureza da receita. Esse índice varia conforme:
|
Detalhes: |
|
Informações adicionais: |
No momento do cálculo dos documentos, quando houver a opção de utilizar índice próprio, o cliente poderá optar por realizar o cálculo por conta e risco, aplicando o Índice Próprio. O sistema permite:
Essa funcionalidade é útil para empresas que utilizam alíquotas específicas de PIS/COFINS, conforme regime tributário, tipo de receita ou políticas internas. ⚠️ Atenção: O uso de índice próprio é de responsabilidade do cliente, sendo importante garantir que os valores aplicados estejam de acordo com a legislação vigente e o enquadramento fiscal correto.
|
1. Visão Geral da Funcionalidade
Acesso: Pis e Cofins > Cálculo/Apuração
No exemplo abaixo, os documentos foram calculados e o sistema aplicou automaticamente o índice sobre a base de cálculo.
Ou seja, após o cálculo, o sistema utiliza o índice configurado para determinar os valores de PIS e COFINS de acordo com as regras definidas.
Caso o cliente opte por realizar o cálculo utilizando um índice próprio (de sua responsabilidade), o sistema disponibiliza as seguintes opções:
Aplicação individual: Permite marcar documento por documento para aplicar o índice próprio de forma personalizada e controlada;
Aplicação em massa: Possibilita marcar todos os documentos de uma só vez, facilitando a aplicação do índice próprio de maneira global e automatizada.
⚠️ Atenção: A responsabilidade pela definição, atualização e correção do índice próprio é inteiramente do cliente.
A seguir, são apresentadas as duas formas disponíveis para aplicar o índice próprio no cálculo dos documentos:
1 - Aplicação individual: Permite marcar documento por documento para aplicar o índice próprio de forma personalizada e controlada;
Com os documentos já marcados para cálculo, siga os passos abaixo para aplicar o índice próprio manualmente a documentos específicos:
Acesse o campo "Índice Próprio".
Utilize o mouse para marcar manualmente os documentos desejados.
Apenas os documentos selecionados terão o índice próprio aplicado no momento do cálculo.
Neste exemplo, foram marcados apenas dois documentos para que o cálculo seja realizado utilizando o índice próprio.
No exemplo acima, caso seja necessário calcular o documento que não foi previamente calculado sem o índice próprio, basta:
Marcar o documento desejado;
Executar o cálculo normalmente, sem aplicar o índice próprio.
Nessa situação, o sistema irá apresentar um valor de base de cálculo inferior ao valor contábil, pois não houve atualização índice próprio.
.
2 - Aplicação em massa: Permite marcar todos os documentos da tela para aplicar o índice próprio de forma personalizada e controlada;
Para marcar Índice próprio em vários documentos, basta selecionar os documentos desejados ou usar o botão selecionar todos, depois disso no campo " Índice Próprio" com botão direito do mouse temos a opção "Marcar Todos (Índice Próprio") ou "Desmarcar Todos (Índice Próprio")
Após isso processar o cálculo, desta forma a base de cálculo será igual ao valor contábil de cada documento.
? Essa funcionalidade é útil quando se deseja aplicar o índice próprio em vários documentos simultaneamente, agilizando o processo e evitando a marcação individual de cada item.
Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento.
Telefone: (11) 5018-2525.
Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/
#PodeContar
Isso foi útil para você? Sim NãoEste artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo