Objetivo: |
Adequação do RMD, com a inclusão dos novos tributos exigidos a fim de atender a Reforma Tributária. |
Detalhes: |
|
Informações adicionais: |
Foi implementada uma nova aba (Tributos CBS/IBS) para a parametrização dos tributos na Configuração do RMD. Seguindo o mesmo padrão já observado nos demais módulos operacionais de Passageiros (Arrecadação, Turismo, Fretamento), iremos mostrar o campo "A partir de"; cuja data não pode ser editada pelo sistema, e se refere a partir de quando os tributos serão somados no valor final do documento. Uma classificação tributária correspondente à operação do cliente também precisa ser vinculada para a devida obtenção dos percentuais de redução de alíquota. A classificação ideal pode ser consultada em: Ao lado temos a quantidade de casas decimais que o usuário irá definir para composição dos percentuais de redução e alíquotas efetivas. É aceita somente uma precisão de 2 a 4 casas decimais, sendo o valor default 2 casas. O usuário poderá escolher o regime de tributação da empresa onde as alíquotas de PIS e COFINS serão deduzidas do valor do serviço a fim de compor a base de cálculo. O usuário terá duas opções de tributação: Regime cumulativo ou Regime não cumulativo, conforme mostrado na imagem abaixo:
Por fim, ainda é possível informar se os impostos de PIS e COFINS, de acordo com o regime de tributação, serão calculados a partir de uma base de cálculo com a dedução do ICMS. Esse parâmetro virá marcado como default para novos modelos criados, conforme destacado abaixo:
Menu Relatórios >> Gerador de relatórios - Configuração Novos campos do RMD
![]() Campos sendo destacados na aba da Seleção de campos (imagem 1). Campos sendo destacados na aba do Resumo (imagem 2). Todos os 19 campos implementados para associação (imagem 3). Campos obrigatórios Em virtude de como é estruturada a montagem do RMD e das funções internas, alguns campos passam a ser imprescindíveis para que os novos tributos sejam calculados. O campo Base de cálculo deve estar devidamente configurado nas abas "Seleção de campos" e "Resumo" e deve vir antes dos campos de tributos, caso contrário não será possível encontrar seus respectivos valores tendo em vista que estes são calculados em função da base. O campo ICMS também deverá ser configurado no caso de um possível abatimento do imposto para a base de PIS e COFINS. Para impressão do resumo, é necessário configurar os campos "Data", "Local de origem" e "UF origem", pelo mesmo motivo mencionado anteriormente. Abaixo, os campos obrigatórios destacados em azul.
Feita a configuração das colunas, o usuário poderá fazer a impressão do relatório através do menu Relatórios >> Financeiro >> Geração de RMD. Após preencher os filtros, basta clicar no botão "Visualizar". O sistema irá processar o período do movimento filtrado para gerar o relatório com base nos campos associados do modelo.
Exemplo da impressão do RMD destacando as colunas configuradas dos tributos O usuário poderá conferir os valores exibidos e imprimir o relatório se desejar. Ao fechar a tela de visualização, ele poderá efetuar a integração clicando em 'Integrar" logo após informar um tipo de documento e série.
Menu Relatórios >> Financeiro >> Geração de RMD
|
Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento.
Telefone: (11) 5018-2525.
Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/
#PodeContar
#IA
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo













