No Gerenciador eSocial é possível gerenciar os envios ao eSocial de tudo o que está para envio automático ou foi liberado no menu Liberação de Envios.



ABA MONITORAMENTO


Nesta aba é possível verificar o farol dos envios por tabela, visualizando a quantidade registros enviados, criticas o que ainda está gerando, enviando ou aguardando retorno do eSocial.


Apresentamos o farol do processamento dos registros por tabela, sendo pontos de atenção as cores amarela (em processamento ainda) e vermelha (onde indica criticas a serem analisadas).


Informações dos Serviços: onde é possível acompanhar a execução dos programas que fazem o serviço de geração e envio ao eSocial. Atenção: o serviço não pode estar "parado" e nem com datas e horários desatualizados, pois estará indicando que não está executando. Neste caso solicite ao seu TI para dar novo "start" no programa através do Gerenciador de Tarefas".


Monitora Serviços: Este menu apresenta as críticas relacionadas a execução do serviço ao gerar e enviar os registros ao eSocial e/ou problema de conexão com o eSocial. Caso tenha haja criticas,, verifique a data e horário atuais para analisar a critica e verificar o que está ocorrendo nos envios.


--> Caminho: Rotinas Auxiliares > Gerenciador eSocial 


  • Farol eSocial: link para acompanhar no site do eSocial como está a recepção deles no momento.
  • Certificados: verifique regularmente esse botão, pois indicará os certificados que estão para vencer e caso já possua algum certificado vencido, conforme abaixo:



ABA GERENCIADOR


Nesta aba é possível acompanhar os envios por empresa e filial de todas as tabelas da obrigatoriedade e quanto mais a pesquisa estiver refinada mais rápido será a consulta das informações. SEMPRE UTILIZE OS FILTROS para maior agilidade.


FILTROS: Nesta primeira tela aparecerá os filtros por:

  • Período: Inicial e final que deseja visualizar as informações. Lembre-se que só apresentará aqui as informações com as datas dentro do período informado.
  • Período Apuração: utilize sempre que desejar tratar somente de uma competência especificamente. Ex.: 07/2019
  • Status: pode ser selecionado os status que deseja verificar: sucesso, critica, gerado etc.
  • Tipo de Ambiente: deve ser selecionado o tipo de ambiente que você está utilizando.
  • Executar Automaticamente e Tempo (minutos): marque para que o gerenciador atualize os dados, conforme o tempo informado.
  • Exibir apenas tabelas válidas: para exibir apenas as tabelas das empresas/filiais que estão liberadas para o envio no menu "Liberação de Envio eSocial".
  • Exibir apenas tabelas com criticas: mostrará apenas as tabelas com criticas.




TABELAS: Aqui será possível associar as tabelas que deseja visualizar na próxima tela.  SEMPRE ASSOCIE somente as tabelas que há registros para verificar.




EMPRESAS/FILIAIS: Aqui será possível associar as empresas e filiais que deseja visualizar. SEMPRE ASSOCIE somente as empresas em que há registros a serem verificados para maior agilidade no processo.



LAYOUT/VISUALIZAÇÃO: Aqui será possível alterar a visualização das informações, conforme sua preferência.





Após realizar os filtros clique no botão "consultar" para apresentar a outra parte da tela do Gerenciador, onde será possível verificar as informações nas abas analitica, por criticas e o Gráfico. conforme segue:


ABA ANALÍTICO


No gride dos registros, marque o registro gerado que deseja fazer uma ação. Clicando com botão direito do mouse sobre o registro já gerado abrirá um menu com as opções: Marcar todos, Desmarcar todos, Reprocessar, Exibir XML, Copiar XML , Salvar XML, Copia Célula, Retificar, Gerar S3000. 



Marcar todos: a consulta trará todos os registros conforme os filtros que foram feitos no período solicitado. Será possível marcar tudo o que aparece na tela ou poderá optar marca apenas um período.

Desmarcar Todos: da mesma forma poderá desmarcar o que anteriormente havia sido marcado.


Reprocessar: reenviar ao eSocial os registros com critica.

Exibir XML: mostra as informações geradas que serão enviadas.


Copiar XML: Após clicar nessa funcionalidade será necessário abrir um bloco de notas para salvar as informações do XML.


Salvar XML: Copia e colar o XML no local indicado.


Copia Célula: Após clicar é possível copiar a informação da célula  para outro local. Exemplo: Dentro do xml copio o CPF para o site do eSocial.


Retificar: Será gerado novo registro como "alteração" retificando as informações anteriormente enviadas. Não deve ser utilizado para atualizar dados, esta funcionalidade é para retificar uma informação enviada errada. 


Excluir (S3000): Utilizado para registros com Status 5 - SUCESSO: Será gerada uma S3000 para excluir do eSocial o registro. O registo excluído não será apagado do Globus, porém ficará vermelho.


Consulta Recibo: Utilizado para registros com Status 4 - Critica: Para os casos de criticas de duplicidade, onde não há outro registro igual enviado com sucesso. Neste caso o sistema consulta e insere o número do recibo no sistema.


Excluir Registro: Utilizado para registros com Status 4 - Critica: Como o registro ainda não foi enviado ao eSocial, será apagado do Globus.


Obs.: Visualização padrão


Obs.: Visualização por CNPJ raiz



IMPORTANTE


Base do Conhecimento: clicando nesta funcionalidade você terá acesso aos materiais de apoio que desenvolvemos sobre o eSocial, sobre a utilização dos menus e regras/prazos de envio.


Detalhes: Ao clicar nos detalhes do registro aparecerá as informações conforme imagem abaixo:






 ABA CRITICAS


Onde é possível listar apenas os registros com criticas com vários campos importantes para análise.





Aba Gráfico: trará as informações do 1º. Filtro feito (a tela dos filtros iniciais – período/tabelas/Filais). Deve-se clicar no botão “Atualizar” sempre que houver uma alteração.




Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link http://portaldocliente.praxio.com.br para que possamos esclarecê-la.