Após a gravação de um contrato de viagem, as notas fiscais já podem ser emitidas normalmente. Na tela abaixo, deverão ser informados a Empresa, Filial, Agência, Cliente, Período (data do contrato) e o número do contato. 

 

Menu: Procedimentos auxiliares>Nota fiscal>Impressão

 

Ao clicar no botão Consultar, caso haja contratos que atendam os filtros informados, os mesmos serão exibidos no lado direito da tela para serem associados. Vale ressaltar, que caso o parâmetro destacado abaixo estiver desmarcado, o sistema irá apenas permitir associar os contratos que estiverem com veículos escalados.

Menu: Cadastros>Parâmetros>aba Características

 


Na aba Divisão NF é possível dividir o valor total da nota para clientes diferentes. Essa divisão pode ser definida por valor ou percentual.

 

Menu: Procedimentos auxiliares>Nota fiscal>Impressão>aba Divisão NF


Enquanto houver um valor disponível para distribuição entre as notas, o usuário poderá repetir o processo de impressão, mesmo já tendo feito alguma anteriormente. Os documentos serão exibidos na aba Notas Impressas, caso a divisão tenha sido de fato efetuada.

 

Se a divisão da nota for necessária, mas sem o vínculo de outro cliente, o operador pode acessar a aba Emissão parcelada, inserir um valor parcial e fazer a impressão. Os documentos já emitidos também serão exibidos na aba Notas Impressas.

 

Menu: Procedimentos auxiliares>Nota fiscal>Impressão>aba Emissão parcelada

 

Na aba Gravação e Impressão da nota fiscal serão informados os dados específicos da nota, como a série, a data de vencimento, o documento usado pelo sistema para integrar, etc.

É possível ainda marcar a flag Imprime nota fiscal por itens se o contrato foi emitido com mais de um item (veículo). No entanto, a opção ficará desabilitada para contratos que tiveram um único item ou se a nota já teve valores divididos, conforme exemplificado nas abas anteriores.

 

 

Menu: Procedimentos auxiliares>Nota fiscal>Impressão>aba Gravação e impressão da nota fiscal

 

Após essa etapa, o usuário será direcionado a aba Dados da nota fiscal onde poderá revisar as informações mais relevantes da nota antes de efetuar a impressão. Clicando no botão Gerar, o sistema exibirá uma previsão do documento com mais detalhes da viagem e dos impostos associados. Por fim, a numeração será gerada e a nota impressa ao clicar no botão Imprimir.

 

Menu: Procedimentos auxiliares>Nota fiscal>Impressão>aba Dados da nota fiscal