O módulo de Turismo permite vincular quais usuários do sistema poderão movimentar as agências que fazem os lançamentos das cotações e contratos de viagem. Este recurso é habilitado ao marcar a flag de controle de operadores, conforme destacado abaixo:

 

 

Menu: Cadastros>Parâmetros>aba Características

 

Assim que a opção for marcada, o sistema imediatamente irá habilitar a aba de Operadores, onde iremos designar os usuários que poderão movimentar a agência e quais concessões o mesmo irá ter.

 

Menu: Cadastros>Parâmetros>aba Operadores

 

Clicando com o botão direito do mouse no grid à esquerda, teremos as opções para associar os usuários:

 

                       Menu: Cadastros>Parâmetros>aba Operadores

 

Clicando com o botão direito do mouse no grid à direita, teremos as opções para revogar os operadores e aplicar concessões específicas:

 

    

                      Menu: Cadastros>Parâmetros>aba Operadores

Para fins de esclarecimento, a opção “Digitar motivo” corresponde ao motivo de alteração de qualquer contrato de viagem. Quando a opção estiver definida em “Sim”, o operador deverá obrigatoriamente informar um motivo assim que abrir um contrato já gravado previamente, conforme exemplificado a seguir:

 

                             Menu: Movimentos>Contratos de viagem

 

O código da ocorrência, por sua vez, é cadastrado na tela de Codificações, selecionando “Motivo alteração contrato” como sendo o tipo.

 

                     Menu: Cadastros>Codificações