Fizemos a implementação de um novo menu para auxiliar os clientes na conferência da Folha de Pagamento. O menu "Conferência de Bases" permite verificar os valores de todos os funcionários, autônomos, pró-labores e estagiários com diferenças por período de apuração.



Caminho: Rotinas Auxiliares> eSocial > Conferência de Bases




Ao entrar nesta tela, as informações poderão ser filtradas por o tipo de tabela (no atual momento, apenas dará para verificar a tabela de retorno do INSS- S-5001), empresa, filial, tipo de ambiente, a competência e se deseja somente com diferença ou todos os funcionários, conforme mostra a imagem abaixo.




INFORMAÇÕES IMPORTANTE:

  • O campo "Anual" foi criado para que seja possível realizar a conferência no caso da folha de 13°. 


  • Ao marcar o fleg do campo "Somente c/ Diferença", apresentará uma mensagem de que esse processo poderá levar alguns segundos, pois desta forma o sistema irá apresentar somente as informações que estão com diferença entre o sistema de Folha de Pagamento (Globus) e o que foi informado ao eSocial.


Ao finalizar a seleção dos Filtros, poderá clicar em Consultar para que o sistema colete as informações desejadas e traga na Tela da seguinte maneira:


 

Ao selecionar os filtros e realizar a consulta clicando em "Consultar", apresentará no grid de pesquisa os status: 



Em detalhes poderá ver as filiais que identificadas com funcionários que possivelmente podem estar apresentando divergência, se clicar na seta ao lado da Filial, o sistema trará essas informações uma a uma, para que seja possa realizar a conferência. 




Ao clicar em cima de uma funcionário, em Descrição Folha será apresentado os eventos de Base e retenção de INSS utilizados na Ficha financeira, além dos valores apurados do Globus e dos que retornaram do eSocial. Caso haja diferença, no campo diferença será apresentado a diferença dos valores entre o Globus e o eSocial, além do status em amarelo (o qual mostra que há divergências entre os valores) ou vermelho (mostrando que o registro não foi enviado ao eSocial).


Na parte inferior vera os campos Código da Receita, Valor da Contribuição do Segurado, Valor Descontado do Trabalhador, os quais são:


  • Código da Receita – Trata do código relativo aos percentuais de desconto junto a

Previdência Social INSS.

  • Valor da Contribuição do Segurado – Se refere aos valores apurados pelo eSocial.
  •  Valor Descontado do Trabalhador - Se refere aos valores informados pelo Globus.


Desta forma poderá comparar a retenção calculada pelo eSocial e a que o Globus enviou.


Além disso, há a possibilidade de realizar a inserções de algumas colunas que podem ser disponibilizadas na tela. No menu Detalhes se clicar com o botão direito em um dos campos Código do Colaborador, Nome Completo, CPF e Categoria, será disponibilizada uma lista. 



E ao selecionar a opção Mostra Seletor de Colunas, serão demonstradas quatro opções que podem ser disponibilizadas na tela, que poderão ser incluídas em sua coluna.



Os registros também podem ser colocados em ordem crescente ou decrescente independente da coluna que selecionar, poderá limpar as ordenações que fizer e poderá colocar as colunas por grupos.


IMPORTANTE:

Caso nunca tenha utilizado esse Conferência de Bases e ao usar aparecer vermelho para todos os funcionários, será necessário realizar a instalação do Serviço eSocial, após o procedimento, o serviço demorará algumas hora para realizar a leitura de todos os XML para poder trazer na tela os funcionários com diferença.


Algumas dicas para identificação das diferenças:


  • Pegue um trabalhador com diferença e compare o valor da diferença com os valores do histórico financeiro, o valor poderá corresponder exatamente há um evento enviado com a rubrica ou incidência errada.


  • Verifique todas as incidências/rubricas dos eventos que constam no histórico financeiro desse trabalhador e faça as alterações necessárias. Todos os eventos alterados devem ser enviados com sucesso na S1010 - verifique no Gerenciador as alterações realizadas.


  • Após verificar os eventos retifique a respectiva S1200 (Folha Pgto) ou S2299 (quitação funcionário) e verifique novamente os valores de INSS no eSocial.


Sugerimos ainda verificar os valores do Resumo Gerencial com o eSocial, conforme segue:


Gere o resumo Gerencial para verificar junto ao site do eSocial os valores, inclua todas as Categorias que são enviadas ao eSocial e  marque: Ativos, Afastados e Desligados.






---> A 1ª página do Resumo apresenta os valores por Rubricas


---> A 2ª página do Resumo apresenta as contribuições


 


Nesta pagina do Resumo Gerencial são apresentados os valores com os totais de Base de Salário de Contribuição para verificação junto ao eSocial





Compare os valores acima com os valores do eSocial, conforme abaixo:


--> Conferência do Resumo Gerencial x Totalizador por Empregados do eSocial

--->  O mesmo deve ser feito por Categoria


  • 11 - É o total da base de INSS do CPNJ
  • Contribuições do Segurado: São os valores descontados (retenção de INSS)




  • Após bater as bases de INSS entre Globus e eSocial, verifique os valores dos terceiros, pois enquanto as bases de INSS estiverem divergentes estes valores também apresentaram divergência.


obs.: Após bases de INSS batidas, se os valores de terceiros ainda estiverem divergentes, verifique as informações de FAP, Terceiros e Aliquota RAT que constam no eSocial e Globus.


Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente através do link http://portaldocliente.praxio.com.br para que possamos esclarecê-la.

#IA