Informações Gerais

 

Objetivo

 

Gerar o Sped ECD com as informações do bloco K – Conglomerados Econômicos apresentando as demonstrações consolidadas.  


Detalhes


  • Acesso 


CTBàProcedimentos anuaisàConsolidação de demonstrações à Relação de empresas por vigência 

 

CTBàProcedimentos anuaisàConsolidação de demonstrações à  

Eliminações 

 

CTBàRotinas auxiliaresà Arquivos digitais à Sped – ECD  




Deverão preencher este bloco as empresas controladoras obrigadas a apresentar demonstrações consolidadas de acordo com a legislação societária (Lei no 6.404/76 e/ou Pronunciamento Técnico CPC 36 – Demonstrações Consolidadas).  




  1. Relação de empresas por vigência 

CTB à Procedimentos anuais à Consolidação de demonstrações à Relação de empresas por vigência   

Neste menu devem ser cadastradas as empresas que irão compor a consolidação das demonstrações. 

Não é necessário fazer este cadastro todos os anos, apenas quando ocorrer alteração contratual ou evento societário. 

 

Acessar o cadastro em: Procedimentos anuais / Consolidação das demonstrações / Relação de empresas por vigência. 

Selecionar a Empresa consolidadora, ou seja, a empresa controladora que enviará a consolidação das demonstrações na ECD. 

No campo vigência, informar o ano inicial em que as informações que serão cadastradas deverão ser geradas. Conforme mencionado, será necessário cadastrar uma nova vigência quando estas informações forem alteradas. 

 

 

 

Ao informar a vigência, automaticamente será aberta a tela de inclusão das empresas consolidadas, onde obrigatoriamente, a primeira empresa será a consolidadora. 

Informar o % Participação e % Consolidação. 

 

 

 

Logo abaixo, temos o grid para preenchimento das informações geradas no registro K110 – Relação dos eventos societários. Neste grid, clicar com o botão direito do mouse e K110 - Incluir. 


Selecionar o evento societário ocorrido no período, a data e “Incluir”. 

 

 

 

Caso seja necessário alterar o cadastro efetuado, usar as opções K110 – Alterar e K110 – Excluir 

 

 

 

Para este evento societário cadastrado, será necessário informar as empresas participantes, informações geradas no registro K115. Para isso, utilize a opção K115 – Incluir. 

 

Selecionar a empresa participante, condição, percentual envolvido e “Incluir”. 

 

 

 

Caso seja necessário alterar ou excluir, utilize as opções K115 – Alterar e K115 – Excluir. 

 

Podem ser cadastrados quantos eventos societários e empresas participantes forem necessários. 

Eliminações 

 

Segundo CPC 36 (R3) as Demonstrações Consolidadas devem: 

 

"(a) combinar itens similares de ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa da controladora com os de suas controladas;  

 

(b) compensar (eliminar) o valor contábil do investimento da controladora em cada controlada e a parcela da controladora no patrimônio líquido de cada controlada (o Pronunciamento Técnico CPC 15 explica como contabilizar qualquer ágio correspondente);  

 

(c) eliminar integralmente ativos e passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa intragrupo relacionados a transações entre entidades do grupo (resultados decorrentes de transações intragrupo que sejam reconhecidos em ativos, tais como estoques e ativos fixos, são eliminados integralmente). Os prejuízos intragrupo podem indicar uma redução no valor recuperável de ativos, que exige o seu reconhecimento nas demonstrações consolidadas. O Pronunciamento Técnico CPC 32 – Tributos sobre o Lucro se aplica a diferenças temporárias, que surgem da eliminação de lucros e prejuízos resultantes de transações intragrupo." 

 

Para iniciar esse trabalho, é importante que se tenha em mãos as demonstrações das empresas envolvidas. 

 

Caso as empresas utilizem o mesmo plano de contas do Globus, pode-se emitir o Balancete por plano de contas (Procedimentos mensais / Balancete / Por plano de contas) selecionando as empresas/filiais da consolidação. 

 

Se as empresas utilizarem plano de contas diferentes, deve-se cadastrar previamente uma estrutura do Visão Gerencial (Cadastros / Visão gerencial) devidamente associado ao plano de contas que cada empresa utiliza e emitir o Balancete visão gerencial (Procedimentos mensais / Balancete visão gerencial). 

 

Para lançar as eliminações, acesse o menu Procedimentos anuais / Consolidação de demonstrações / Eliminações. 

 

Novamente, informar a empresa consolidadora, a Vigência e o Exercício que corresponde às eliminações que serão cadastradas. 

 

Importante: Conforme informado no item anterior, não se faz necessário cadastrar uma vigência para cada ano. Sendo assim, aqui deverá ser informada a vigência que corresponde ao exercício que as eliminações serão cadastradas. 


Ex: Cadastradas as vigências de 2016 e 2018. Durante os exercícios de 2016 e 2017 serão cadastradas as eliminações na vigência 2016 e as eliminações a partir de 2018 serão cadastradas na vigência de 2018 até que seja necessário o cadastro de uma nova vigência. 

 

 

 

No campo Tipo de plano deverá ser selecionada qual estrutura de plano de contas será utilizada para consolidação das demonstrações: 


  • Plano de contas: quando todas as empresas consolidadas utilizam o mesmo plano de contas no Globus, a consolidações podem ser efetuadas com base neste mesmo plano de contas.Selecionando esta opção, o sistema exibe o plano de contas das empresas, sem possibilidade de alteração. 
     

 

 

 

  • Visão gerencial: quando as empresas consolidadas utilizam planos de contas diferentes no Globus e por este motivo precisam de uma outra estrutura, um outro plano de contas que será o consolidador, ou seja, uma estrutura do Visão gerencial previamente cadastrada e associada aos respectivos planos de contas que cada empresa utiliza. 

  • Quando as empresas não utilizam o mesmo plano de contas, o sistema bloqueia a opção Plano de contas e seleciona automaticamente a opção Visão gerencial. Ao lado, deve ser informado o plano de contas do Visão que será utilizado. 

 

 

 

Após informar qual estrutura será utilizada, as eliminações serão cadastradas no grid Detalhe. Utilizar a opção “Incluir” com o botão direito do mouse. 

 

A tela de inclusão será aberta, onde devem ser informados a empresa detentora da eliminação, a conta (contábil se utilizado o plano de contas e conta do Visão se estiver usando o Visão gerencial) e valor da eliminação e o tipo (Débito ou crédito). 

 

 

 

 

Importante: Se o saldo da conta for “Devedor”, a eliminação também será devedora. Logo, se o saldo da conta for “Credor”, a eliminação também será credora. 

 

No grid Contrapartes, utilizar a opção “Incluir” com o botão direito do mouse. Aqui, serão informados a empresa, conta e valor. 

 

 

 

Se a eliminação for “Devedora”, o tipo da contrapartes é preenchido automaticamente como “Credito” e vice-versa. 

 

Contrapartes: É a contrapartida, a empresa controlada e a conta contábil que refletem o valor da controladora e justificam a eliminação. 

 

As eliminações devem ser efetuadas tanto na controladora quanto na controlada.  

 

 

Ex:  Eliminação na conta de Investimentos da controladora, onde a contrapartes será uma conta do PL da controlada. 


Logo, também deverá ser efetuada a eliminação em conta do PL da controlada onde a contrapartes será a conta de Investimentos da controladora. 

 

Desta forma, conclui-se que cada valor a ser eliminado gerará dois lançamentos. 

 

 

 

Deve-se registrar todas as eliminações necessárias, conforme orientação do CPC 36 e Lei 6.404/76 Art. 250. 

 

Após registradas todas as eliminações, basta fazer a geração do Sped ECD. 

 

 

  1. Geração do Sped ECD 

 

 

Seguir os passos demonstrados no E-book Escrituração Contábil Digital - Sped ECD. 

 

Na aba Blocos, marcar a opção K – Conglomerado Econômico. 

 

 

 

 

Ao importar o arquivo no validador, as informações estarão disponíveis em Escrituração / Dados da escrituração / SPED – Escrituração Contábil Digital / 3 – Escrituração Contábil / Conglomerados Econômicos.