Caso exista documento de cobrança pendente de pagamento no Módulo Contas a Receber, é possível parametrizar o Módulo de Cargas para bloquear automaticamente a emissão dos documentos.


Existem duas formas de realizar a parametrização, por cliente e por filial. A prioridade será sempre por esta ordem, cadastro dos dados adicionais do cliente e parâmetros gerais.


Para realizar o cadastro por cliente, acessar o menu Cadastros > Dados de clientes > Dados adicionais clientes > Aba Diversos.


Marcar o parâmetro "Bloquear emissão de documentos quando cliente estiver com mais de XX dias de atraso no pagamento. Informar a quantidade de dias em atraso para que o sistema possa realizar a validação.


 


Para realizar a parametrização por filial, acesse o menu Cadastros > Parâmetros > Gerais > Aba Gerais.


Marcar o parâmetro "Bloquear emissão de documentos quando cliente estiver com mais de XX dias de atraso no pagamento. Informar a quantidade de dias para que o sistema possa fazer a validação.



O sistema ainda permite definir usuários chaves que podem mediante usuário e senha liberar o documento para emissão.

Para informar o(s) usuário (s) com permissão, acessar o menu Cadastros > Parâmetros > Gerais > Aba Gerais e informar o no campo "usuários com permissão para liberar emissão de documentos quando o cliente tiver pendência no contas à receber.


Ao gravar o documento, o sistema apresenta mensagem abaixo:



Se escolher a opção SIM, o sistema abrirá opção para informar usuário e senha para liberar o documento.



O sistema efetuará o desbloqueio do cliente automaticamente, quando não houver mais pendência no Contas a Receber.