Informações gerais
Objetivo: |
Redução salário MP1045 e criação novos eventos de rotina em ''dias'' |
Detalhes: |
|
Informações adicionais: |
A Medida Provisória 1045/21 institui o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, que autoriza os empregadores, temporariamente, a reduzir salários e jornadas (por até 90 dias) ou suspender contratos de trabalho (até 60 dias), com direito a estabilidade temporária do empregado e recebimento de benefício emergencial pago pelo governo.
A redução de jornada e salário poderá ser de 25%, 50% ou 70% por acordo individual ou coletivo, ou qualquer percentual, inclusive 100%, apenas por acordo coletivo.
Para atender as alterações da MP e também os envios necessários ao eSocial, fizemos este tutorial para a configuração dos processos necessários.
Implementados novos eventos para que os dias de salário respectivos a cada redução prevista na MP 1045 (25, 50 ou 70%) sejam demonstrados em eventos distintos, facilitando a visualização do cálculo.
Estes novos eventos deverão ser utilizados para o cálculo de mensalistas, quando o evento associado ao evento interno 550 estiver parametrizado com a rotina em dias.
Se você utiliza o evento interno 550, porém a rotina do seu evento está em "HORAS" não é necessário fazer a criação de novos eventos.
1- Criar um novo horário com a carga horária reduzida, de acordo com a jornada estabelecida no acordo. Acesso ao Menu:
Modulo Folha > Cadastros > Cadastros Gerais > Horários
Código: informar um código disponível ou clicar em (+) para que o sistema apresente o próximo código disponível.
• Descrição: do horário.
• 1ª jornada: Informar o horário de entrada e saída e observar o campo Total de Horas, que deverá conter o total de horas de acordo com a jornada reduzida.
• eSocial: parametrizar com as informações necessárias;
• Clicar em Gravar.
2- Criar ou ajustar a escala de trabalho reduzida Acesso ao Menu:
Modulo Folha >Cadastros > Cadastros Gerais > Escala
Neste caso, temos duas opções:
✓ Ajustar o código da escala de trabalho que já está associada ao funcionário, desta forma não será preciso associar novamente ao funcionário.
Para isso, basta alterar a ‘Data Início’ e apontar a escala para o novo horário criado.
Importante observar que está Escala de Trabalho deve estar associada no campo ‘Horário eSocial’, no cadastro de funcionários. Este campo leva as informações na tabela S2206.
-Se alterar o código de Escala já existente no cadastro, não precisa alterar nada no cadastro do funcionário.
- A segunda opção é criar um novo código de escala associando ao código de Horário criado e depois associar aos funcionários.
Qtde Semanas: Informar 1, para uma escala com a mesma folga semanal. • Data Início: Informar a data que a escala entra em vigor, essa data deve ser um domingo. • Horário de trabalho para cada dia da semana: Usando como exemplo uma escala com a folga no domingo, deixe a coluna Domingo em branco e preencha com o código do horário criado na tela anterior os dias trabalhados, no caso de Segunda a sexta e verifique o Total de horas da semana. • Clicar em Confirmar. Após deverá associar na aba “Dados Trabalhistas”, campo ‘Horário eSocial’. Apenas esse campo, os demais são para uso da frequência.
** Caso o número de funcionários da empresa for muito alto para realizar esta inclusão, existe uma opção na folha que inclui automaticamente para divisões especificas: Acesso ao Menu: Modulo Folha- Rotinas Auxiliares – Campo Fixo – Divisão
• Informar a Empresa e marcar as situações desejadas (ativos, afastados). • Seleciona campo: marcar a opção Horário eSocial. • Informar o código do Horário eSocial. • Clicar em Confirmar. Será exibida a tela de classificação:
Esta tela tem a função de gerar a rotina para uma divisão específica ou para uma matrícula especifica. Se desejar por matrícula, no campo de Sub-Classificacão (1), deve marcar ‘Código’ e nos campos Código início e Código término (2) deve incluir a matricula do funcionário que deseja avaliar. As opções marcadas no (3) podem ser utilizadas para separar os funcionários por filial, área, departamento, setor ou seção, devendo clicar no binoculo correspondente a pesquisa desejada. Clicar em Confirmar.
3- Criar uma nova função Acesso ao Menu: Modulo Folha- Cadastros – Função – Cadastro de Funções A função será igual a função anterior, alterado somente as horas semanais, conforme percentual de redução adotados.
Informar um novo Código e uma nova Descrição; • Observar a função original e incluir o CBO e os percentuais de Periculosidade, Insalubridade e % Acidente; • Definir os campos Tipo de salário e Horas por semana de acordo com o percentual da jornada reduzida; • Clicar em Confirmar.
5 - Alteração do histórico salarial na nova tela de Modificações Funcionais (Disponível no sistema a partir da entrega do SIM 76535 na versão da folha de 16/04). Acesso ao Menu: Modulo Folha- Rotinas Auxiliares – Modificações Funcionais Esta rotina criará um novo histórico financeiro e disparará uma tabela S2206 para eSocial por funcionário com alteração de jornada/salário.
Incluir a Data de Início de vigência e o Motivo da alteração; ▪ Marcar as opções de Imprimir uma simulação ou Processar/Imprimir; ▪ Opção de definir ‘De – Para’ das funções, para facilitar a inclusão do novo histórico aos funcionários. ▪ Selecionar a função de origem e clicar em Alterar e informar o código de função de destino que os funcionários serão levados; ▪ Autorizar os sindicatos; ▪ Informar o % Redução salarial (a partir desta informação, o sistema reduzirá o salário base dos funcionários no histórico salarial) e definir se deseja trabalhar com Arredondamento; ▪ Autorizar as informações de Divisões nas Abas: Área, Departamento, Setor e Seção; ▪ Na aba Funcionários, selecionar a opção Carrega Funcionários. Os funcionários correspondentes ao filtro serão exibidos no grid. Selecione e autorize os funcionários que participarão da redução de jornada. (Caso trabalhe com percentuais diferentes de redução de jornada, deve criar uma função para cada percentual de redução e realizar esse procedimento separado para cada percentual)
6 - Ajustar o parâmetro para utilizar salário base proporcional Acesso ao Menu: Modulo Folha - Cadastros – Cadastros Auxiliares – Parâmetros Gerais
Inserir o código da Empresa e clicar “CTRL + L” para localizar os campos;
• Digitar no campo Localizar: SALÁRIO BASE. Será localizado os dois caminhos do campo: ‘Utilizar salário base proporcional quando houver atualização salarial’, de um duplo clique no campo para ser levado para seu respectivo caminho.
• Indicamos incluir SIM para os dois campos, para cálculo proporcional, caso a redução de jornada seja no decorrer do mês.
7 - Cálculo de adiantamento e pagamento
Essa parametrização já atenderá a rotina de Adiantamento Salarial que também será gerada com a redução, conforme a parametrização efetuada.
A rotina de cálculo permanece sem alterações, a quantidade de dias permanece sem alterações, pois o salário base foi ajustado de acordo com a jornada reduzida.
Sugerimos observar com atenção aos eventos de descontos automáticos previamente cadastrados no sistema com fórmulas ou prestações e definir o que será calculado no sistema.
Importante: Só utilize esta parametrização para funcionários mensalistas, com evento interno do Salário 550 e a Rotina do evento for “dias”.
1- Realizar a criação de três eventos de Salário para que o cálculo de Folha de Pagamento seja demonstrado os dias em Salário Reduzido e Integral.
a) Criação de evento para a redução de 25% conforme imagem abaixo:
Menu: Cadastros>> Eventos>> Cadastro de eventos:
Rotina: Dias
Evento interno: 586
Aba: Configurações Legais: Marcar as incidências do evento para todos os eventos criados.
Aba: Informações do eSocial: Os eventos serão configurados como o evento de Salário Normal.
b) Criação de evento para a redução de 50% conforme imagem abaixo:
Menu: Cadastros>> Eventos>> Cadastro de eventos:
Rotina: Dias Evento interno: 587
c) Criação de evento para a redução de 70% conforme imagem abaixo:
Menu: Cadastros > Eventos > Cadastro de eventos:
Rotina: Dias Evento interno: 588
2- A seguir segue exemplo de cálculo utilizando a redução de 50%:
Veja o exemplo:
3- A seguir segue exemplo de cálculo utilizando a redução de 70%:
Veja o exemplo:
|
Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento.
Telefone: (11) 5018-2525.
Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/
#PodeContar
#IA
Isso foi útil para você? Sim Não
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo