SIM 77.927 - Parâmetro ESF - "Bloquear inclusão de documentos com o mesmo CNPJ de Fornecedor , Série, Nº de Documento e Tipo de Documento"

Modificado em Qui, 14 Abr, 2022 na (o) 11:43 AM



1. Informações Gerais

 

Objetivo:

 

Evitar duplicidade de lançamento para o mesmo fornecedor.

Detalhes:

 

  • SIM: 77.927  

 

  • Módulo: Escrituração Fiscal (ESF)

 

  • Acesso: Módulo ESF à Cadastro à Parâmetros

 

Informações Adicionais:

 

  • Semelhante à flag que já existe no módulo CPG, foi implementada também na ESF com a mesma função de bloquear inclusão de documentos de entrada tanto em ICMS quanto ISS, que tenham as mesmas informações de CNPJ de fornecedor, série, número do documento e tipo de documento, com o objetivo de evitar duplicidade de lançamento para o mesmo fornecedor.

 



2. Utilizando a Nova Flag







Ao marcar a flag "Bloquear inclusão de documentos com o mesmo CNPJ de Fornecedor, Série, Nº Docto e Tipo de Documento" o sistema bloqueará a inclusão de um novo documento na mesma empresa/filial com as mesmas informações-chave de acordo com a descrição da flag.



Este bloqueio funcionará tanto para notas de entrada de ICMS quanto para notas de serviços (ISS).




3. Incluindo um documento de ICMS/ISS


Tenho a nota de entrada de ICMS já gravada no módulo ESF com as informações de fornecedor, série, tipo de documento e nº de documento para a empresa 1 filial 1:






Uma vez marcada esta flag tanto no módulo ESF quanto no módulo CPG, o mesmo fará a validação da regra do parâmetro marcado.



Tento incluir novamente o documento na mesma empresa e filial com as mesmas informações-chave, porém no módulo CPG, onde o mesmo está parametrizado para integrar para a ESF, ele impedirá o lançamento e apresentará a mensagem "Já existe documento emitido para o mesmo CNPJ, NÚMERO, SÉRIE e TIPO DE DOCUMENTO. Deseja que o sistema gere o próximo número disponível?



Se clicar em 'Sim', o sistema gerará o próximo número de documento disponível de acordo com o que o foi preenchido na tela, se clicar em 'Não', o sistema abortará a inclusão do documento.





Observação: Neste caso é indiferente o módulo de origem onde foi incluída a nota de ICMS, a entrada do documento pode ser tanto pela ESF quanto pelo CPG, desde que os parâmetros de ambos estejam marcados, o sistema irá validar a regra de não permitir duplicidade de lançamento.




Tenho a nota de entrada de ISS já gravada no módulo ESF com as informações de fornecedor, série, tipo de documento e nº de documento para a empresa 1 filial 1:






No caso de documentos de ISS, a inclusão só poderá ser feita pela ESF, devido às regras de retenção de impostos federais para o REINF.




Ao tentar incluir a nota de entrada de serviço com as mesmas informações-chave na mesma empresa e filial apresentará que o documento já está cadastrado.





Observação: Caso a filial de integração que esteja informada no cadastro de parâmetros seja diferente da filial da tela, o sistema acatará as configurações da filial de integração tanto da ESF quanto do CPG, isso ocorre geralmente quando o processo de integração é consolidado.



Como podemos observar abaixo a filial 2 tem sua integração consolidada na matriz, no caso filial 1, com isso obedecerá as configurações de parâmetros que estão cadastradas na empresa 1/1.






Vale ressaltar que, no caso de inclusão de mesmo documento em filiais diferentes o sistema permitirá, uma vez que, os parâmetros são independentes, logo se tiver um documento lançado na filial 1 e tentar incluí-lo na filial 2 o sistema permitirá, exceto apenas no caso acima de integração consolidada, que ele deverá fazer a validação do parâmetro de bloqueio de inclusão.







Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo