1. Informações Gerais

 

Objetivo:

 

Possibilitar a inativação de contratos finalizados, permitindo a parametrização para automatização da rotina.

 

Detalhes:

 

  • PSE: 42318

 

  • Módulo: GCC

 

  • Acesso: 

 

Módulo GCC à Cadastros à Parâmetros 

Módulo GCC à Contratos à Financiamento à Controle de Financiamento

 

 

Informações Adicionais:

 

  • A inativação do contrato, após a definição dos parâmetros, ocorrerá na data seguinte ao seu vencimento (D+1), portanto, toda e qualquer alteração deverá ser feita antes dessa data; 
  • Após inativado o contrato poderá ser reativado novamente, basta acessá-lo e desmarcar a flag “Contrato Inativo”.

 



2. Inativação Automática de Contrato

 

A inativação automática de contrato terá como base a data de vencimento da última parcela quando tratar-se de contratos de financiamentos ou a data final da vigência para contratos comerciais. Se, por exemplo, a última parcela do contrato tenha o  vencimento em 24/06/2022, ao realizar o login no módulo GCC a partir de 25/06/2022, o sistema fará automaticamente a inativação desse contrato.

 

Passo 1: Cadastrando o parâmetro para inativação:

 

Cadastros/Parâmetros – Aba “Integração Financiamento”




A data informada no parâmetro indica o início da “varredura do sistema” para que ele considere a Inativação Automática de Contratos.

 

Dessa forma, todo e qualquer contrato cadastrado, cujo vencimento ou vigência final seja maior ou igual a data informada (nesse caso 01/05/2011) será inativado automaticamente.

 

Exemplo de contrato com vigência até 24/06/2022



Ao realizar o login no sistema a partir de 25/06/2022, será exibida a seguinte mensagem após a verificação de todos os contratos:



Quando consultado, o contrato se apresentará com a flag “Contrato Inativo” marcado e o log de inativação automática realizada pelo sistema:



No campo “Usuário”, sempre ficará anotado com o nome do primeiro usuário a realizar o login do dia e o que será “responsável” por iniciar a inativação automática. No caso acima, o “Manager” foi o primeiro a realizar o login no sistema.

 

Todos os campos do contrato ficarão desabilitados para alteração. Apenas o campo de “Observação” ficará livre para edição.



Uma vez inativado, esse contrato não mais realizará nenhum tipo de integração para nenhum outro módulo, seja ele financeiro ou contábil:

 



Caso exista a necessidade de alteração no contrato, a flag de “Contrato Inativo” poderá ser desmarcada a qualquer momento e, posteriormente, remarcada. Porém todas as edições realizadas no contrato ficarão salvas na aba “Informações do Contrato”:




Veja que o sistema gravou todas as alterações, desde a “Ativação” até a “Inativação”.

 

 

3. Inativação Automática de Contrato na Atualização

 

Criamos uma inativação automática que ocorrerá assim que o sistema for atualizado. Essa inativação será realizada para contratos cuja data fim seja até 03/2022.

 

Para que possa ser identificado, criamos um log com o usuário “Glóbus” para essa inativação:


 



4. Relatórios

 

Para realizar a conferência de todos os Contratos que sofreram inativação, seja ela automática ou manual, a informação poderá ser obtida através do seguinte Relatório:

 

Contratos/Financiamentos/Relatórios



Escolhendo qualquer uma das opções o sistema trará os Contratos de acordo com o período informado.



Além de demonstrar em tela, também teremos a consulta dinâmica:


A Consulta Dinâmica permitirá uma seleção mais específica de acordo com as informações que se deseja apresentar no relatório.