Informações gerais
Objetivo: |
Restringir a visualização nível a campo da tela de Notas Fiscais no menu LGPD. |
Detalhes: |
|
Informações adicionais: |
A classificação e restrição de visualização dos campos da tela deve ser realizada por meio do módulo CTR ou com usuário MANAGER diretamente na tela do módulo no menu LGPD. A visualização seguirá a classificação padrão estabelecida pela Praxio, a qual pode ser ajustada pelo usuário-chave do sistema, conforme necessidade.
Todos os campos identificados na tela de Notas Fiscais como contendo dados pessoais ou sensíveis de Pessoa Física (PF) estarão sujeitos às regras de visualização a partir da data definida no parâmetro 'Ativar a LGPD'. A exibição ou ocultação desses campos dependerá da classificação aplicada no Gerenciador LGPD.
Após ativado a LGPD nesta tela, ao selecionar um cadastro de Pessoa Física nesta tela, os campos classificados como pessoais ou sensíveis não estarão visíveis e não poderão ser editados, sendo exibidos com asteriscos, em conformidade com a restrição de acesso definida pela classificação aplicada.
Acesso ao menu Gerenciador LGPD Para configurar as restrições de visualização por campo na tela de Notas Fiscais, acesse o módulo de Cargas e siga o caminho: Operacional > SAC > Nota Fiscal. Em seguida, clique na aba 'LGPD', localizada no canto superior da tela, conforme a imagem abaixo mostra: Este menu estará disponível apenas para usuários que tiverem o acesso ao menu Gerenciador, dentro do módulo CTR, devidamente liberado. Caso o acesso não esteja habilitado, consulte as instruções no documento:
No menu Gerenciador, o responsável poderá configurar a classificação e a visibilidade de cada campo da tela. Serão exibidos todos os campos que possuem ser pessoais e/ou sensíveis, permitindo ao usuário autorizado gerenciar essas configurações conforme necessário, inclusive personalizando as permissões de visualização por usuário ou grupo. As classificações disponíveis são:
Ao classificar um campo como Simples, a opção de visualização será automaticamente definida como "Somente para o usuário selecionado", garantindo o controle individualizado de acesso à informação.
Neste caso, quando incluir um novo usuário na Aba Visualização, este já estará com o campo marcado para visualizar:
Importante: Sempre que fizer uma nova classificação é necessário fechar a tela e abri-la novamente.
Na tela de gerenciador, na opção dados, com o botão direito do mouse, temos as opções:
Sempre que escolher aplicar SIMPLES para todos na opção Aplicar Classificação para todos, na Aba Dados, deverá clicar no botão Gravar: Após essa configuração, na aba Visualização, será possível verificar que todos os usuários selecionados terão a visualização ativa para os campos classificados como SIMPLES na aba "Dados". Caso deseje, é possível incluir novos usuários — estes também terão automaticamente a visualização habilitada para todos os campos já marcados como SIMPLES. Para que as alterações sejam salvas e entrem em vigor, é necessário clicar em Gravar. Após Gravar, todos os campos relacionados a pessoa física ficarão com seus dados visíveis. Na opção Visualização, no grid usuários com botão direito do mouse, temos as opções:
No grid Visualização, quando temos apenas um usuário no grid de cima, temos as opções:
Também no grid Visualização, quando temos mais de um usuário no grid usuários, temos as opções abaixo:
A opção Relatórios é padrão para todas as telas e permite a geração de visualizações em formato de grid ou exportação para Excel. Ela exibe um resumo completo do que já está parametrizado e do que ainda falta configurar, tanto em relação às telas quanto aos usuários/grupos.
Caso queira saber mais sobre como gerar e utilizar os relatórios, acesse o conteúdo disponível no link abaixo: Se algum auxílio ou esclarecimento for necessário, conte conosco através de nossos canais de atendimento. Telefone: (11) 5018-2525. Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/ #PodeContar |
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo