Informações gerais
Objetivo: |
Parametrização de Fórmula de Cálculo. |
Detalhes: |
|
Informações adicionais: |
Formula de Cálculo:
Menu: Cadastros > Cadastros Gerais > Formula de Cálculo.
- Conceito Básico
Basicamente a fórmula de cálculo é composto por colunas e linhas como é feito em uma planilha de Excel, precisamos conhecer os campos pelo menos nas colunas principais, ou seja, as que são mais utilizadas, exemplo a coluna A, B, D, E, F, R, etc..
Para facilitar o entendimento de como deve-se aplicar a coluna e a linha em uma fórmula a regra deve estar muito clara, pois será necessário analisar o que cada coluna possui por linha para ir montando a fórmula desejada.
- Quando utilizar IF, AND, OR, etc.
As opções mais utilizadas/aplicadas em fórmulas de cálculos são IF, AND, OR, MIN, VALUE, DATE, etc., porem tudo depende das informações fornecidas pelo cliente e que serão utilizadas para criar a fórmula, podendo então utilizarmos todas as variáveis ou nenhuma. Vamos entender o que significa cada uma delas:
IF – É a função SE do Excel e permite que você faça comparações lógicas entre um valor e aquilo que você espera (resultado).
AND – Segue a tradução “E”, utilizamos quando queremos que o resultado seja valido entre duas ou mais condições, o AND nunca anda sozinho sempre esta acompanhado do IF.
OR – Segue a tradução “OU”, utilizamos quando queremos que o resultado seja uma OU outra condição. Da mesma maneira que o AND, o OR também não anda sozinho sempre acompanhado do IF.
MIN – Quando utilizamos esta opção, esperamos que o resultado seja sempre o menor valor.
MAX – Quando utilizamos esta opção, esperamos que o resultado seja sempre o maior valor.
ROUND – Quando utilizamos esta opção, esperamos que o resultado seja o arredondamento do valor, podendo ser para baixo ou para cima, conforme a configuração da fórmula.
VALUE – Quando utilizamos esta opção, estamos buscando o valor da célula indicada.
DATE – Quando utilizamos esta opção, esperamos o resultado de uma Data, normalmente utilizada quando queremos buscar a informação de data da Ficha Financeira, Ficha de conduta, Admissão, Nascimento, etc..
Outras opções que podemos utilizar são YEAR, MONTH e DAY quando queremos buscar a informação de Ano, Mês e/ou Dia de determinadas datas.
Quando na fórmula de cálculo precisarmos converter as horas ou minutos para horas centesimais e vice-versa, utilizaremos a opção INT que significa Inteiro.
Então para utilizarmos a opções mencionadas anteriormente, primeiro é importante conhecermos as células disponíveis no sistema.
- Conhecendo todas as colunas e células disponíveis no sistema:
A coluna A é a responsável pelas informações de diversas tabelas, grande parte das fórmulas é construída a partir dela, pois temos salário, divisões (área, depto, setor, seção e sindicato), função, competência, tempo de serviço, informação da tabela de DSR, etc.
Tornando-se assim uma das mais importantes colunas.
A coluna B é a responsável pelas informações cadastrais dos funcionários até a linha 99, da linha 100 em diante são informações do cadastro de Pró-Labores/Autônomos/Estagiários.
As colunas D e E são responsáveis pelas informações no momento do cálculo da folha, férias, quitações, etc., onde a coluna D buscamos a referência do Evento que pode ser dias ou horas e a Coluna E buscamos o valor calculado.
Então vamos para parte prática, no exemplo iremos utilizar os seguintes comandos:
IF = SE
AND = E
OR = Ou
É importante muita atenção ao escrever uma fórmula e com a utilização dos parênteses, pois quando colocado de forma errada o mesmo apresenta erros ou até mesmo, não executa o cálculo.
IF(AND(A22=1;B8=1;OR(A26=1;A26=10;A26=555));(A6*0,30);0)
Um outro exemplo de utilização do IF e do AND, onde neste caso estamos trabalhando com 3 colunas distintas para obter o resultado esperado, verificamos a empresa, sindicato e o código fixo.
IF(AND(B8=9;A27=1;F35="S");(A6/30);0)
No nosso dia a dia temos solicitações simples de fórmulas onde não é necessário a utilização de IF, AND, OR, etc., apenas o cálculo simples sobre os eventos.
Soma de Eventos com divisão de códigos fixos:
((E1+E2+E56+E57+E99+E126+E795+E796)*(F6/100))
Cálculo de DSR com subtração de faltas:
((E34+E39+E734)/(A19)*(A74-(D761/7,33333)))
Ou até uma pouco mais elaborada como no exemplo abaixo, onde estamos utilizando o IF, AND,OR, MONTH e o YEAR para identificar o mês e o ano aplicado na regra do cliente.
IF(OR(A26=1852);0;IF(AND(MONTH(B30)=MONTH(A42);YEAR(B30)=YEAR(A42));0;IF((D1+E9+D34+D87+D535)>0;(T50*0,2);0)))
Neste outro exemplo estamos utilizando o IF, AND, VALUE e o DATE:
IF(AND(R2=3;VALUE(R3)>=DATE(2016;05;01);VALUE(R3)<=DATE(2016;05;31);R4=681);R6)
Já neste outro exemplo estamos utilizando o MIN para terminar quem é o menor valor se é 20% do salário ou o valor de 304,97.
MIN((A6*0,20);304,97)
Neste outro exemplo estamos misturando o ROUND com o INT para determinar os minutos com até duas casas decimais, mais sem esquecer que tudo começa com o IF .
IF(ROUND(((D601/60)-INT(D601/60));2)<0,5;INT(D601/60);IF(ROUND((D601/60)-INT(D601/60);2)=0,5;D601/60;IF(ROUND((D601/60)-INT(D601/60);2)>0,5;INT(D601/60)+1;0)))
A mesma regra se aplica para a utilização sub-fórmula, a diferença é porque no caso da sub-fórmula podemos tratar separadamente caso a caso.
Quando utilizamos a sub-fórmula, identificamos a mesma na coluna Z e cada linha corresponde a uma sub-fórmula criada.
(Z3+Z4+Z5+Z6+Z7+Z8)
Para toda fórmula criada é necessário associar a um evento.
Menu: Cadastros > Eventos > Evento Automático
Outro ponto importante é a prioridade, pois se a formula que você esta associando tem impacto direto em outra então a prioridade tem que ser diferente.
________________________________________________________________________________
Se algum auxílio ou esclarecimento forem necessários, conte conosco através de nossos canais de atendimento.
Telefone: (11) 5018-2525.
Portal do Cliente: https://portaldocliente.praxio.com.br/
#PodeContar
#IA