Para as empresas ativas na Receita Federal, porém sem movimentação de funcionários deve ser enviado a S-1000 e S-1005 na data da obrigatoriedade em relação ao grupo em que a empresa está enquadrada e também uma S-1299 com a informação de "sem movimento" em substituição a RAIS no primeiro mês da obrigatoriedade do envio da  S-1200 e também no mês em que o INSS se  torna obrigatório na DCTFWeb. 


Para os envios através do Globus, deve ser utilizado certificado tipo A1, pois optamos por este tipo por ser um certificado digital que pode ser instalado no servidor e usado por várias máquinas. Fizemos essa escolha uma vez que o conceito do eSocial é que a informação seja disparada por setores diferentes e não centralizado apenas no DP.

Porém para quem utiliza o certificado A3 para as "empresas sem movimento", poderá fazer o cadastramento da S-1000,  S-1005 bem como da S-1299 diretamente pelo site do eSocial. Isto para que não seja necessário o custo com o certificado A1 (que tem validade anual) apenas para enviar a S-1299 anual (na competência de Janeiro enquanto perdurar a condição de sem movimento). 


Se a referida empresa vier a ter a movimentação em algum momento durante o ano, será necessário adquirir o certificado A1 para envio do restante da carga inicial e dos eventos periódicos. Neste caso será necessário entrar em contato com Atendimento eSocial para devidas instruções.


Veja abaixo os passos para cadastrar diretamente no site as tabelas necessárias:


  • Primeiramente acesse o site utilizando o certificado digital.


S-1000 - Informações do Empregador/Contribuinte/Órgão Público


Acesse: Empregador/Contribuinte > Dados do Empregador/Contribuinte e preencha as informações da empresa e clique em “Salvar” para assinar e transmitir o evento:





S-1005 - Tabela de Estabelecimentos, Obras ou Unidades de Órgãos Públicos



Acesse: Empregador/Contribuinte > Tabelas > Estabelecimento/Obras e informe o tipo de inscrição e o CNPJ da Filial






Para cadastrar nova filial, clique em "Cadastrar novo Estabelecimento"





Na próxima tela preencha as informações pertinentes a respectiva filial e clique em “Salvar” para assinar e transmitir o evento:





S-1299 - Fechamento dos Eventos Periódicos


Para fazer a informação de empresa sem movimento, deve ser cadastrada uma S-1299 de fechamento.


Acesse: Folha de Pagamento > Gestão da Folha



Na tela seguinte, informar os dados de contato, responder as perguntas e clicar em “Salvar” para assinar e transmitir o evento: 






Em caso de dúvidas, favor abrir um ticket no portal do cliente para que possamos esclarecê-la.